Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nader, Júlia Maria Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614760
Resumo: Orientador: Rosana do Carmo Novaes Pinto
id UNICAMP-30_e48cbcd60aa88b7c628a31b00d741fd4
oai_identifier_str oai::787823
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdosLate acquisition of a language and its effects on the cognitive development of deafAquisição de linguagemSurdezDesenvolvimento cognitivoLíngua de sinaisLanguage acquisitionDeafnessCognitive developmentSign languageOrientador: Rosana do Carmo Novaes PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho visa refletir sobre a relação entre surdez, linguagem e cognição, tema que interessa a educadores, psicólogos, psicopedagogos e pesquisadores das neurociências. Embora tenha aumentado o número de trabalhos que se dedicam aos aspectos neurológicos e lingüísticos da surdez, estes geralmente limitam-se a comprovar o papel de certas áreas do córtex cerebral no funcionamento da linguagem, como, por exemplo, a especialização motora da área de Broca. Uma discussão importante para a neurolingüística, na qual esta pesquisa se insere, é a dos efeitos da aquisição tardia de uma língua - focando neste trabalho mais especificamente a aquisição da língua de sinais - para o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos surdos. O diagnóstico tardio e, principalmente, a intervenção tardia nos casos de surdez são muito freqüentes, especialmente quando se tratam de famílias ouvintes (SIGOLO 2007). Após o diagnóstico, é comum que ainda haja resistência por parte da família não só para aceitar a condição de surdo da criança, mas também para aceitar a língua de sinais. Assim, o contato tardio com uma língua geralmente se constitui como uma experiência malsucedida. Considerando-se a impossibilidade de um desenvolvimento cognitivo pleno de qualquer ser humano como conseqüência da ausência de uma língua (VYGOTSKY, 1984), questões relacionadas à aquisição tardia merecem especial atenção dos estudos neurolingüísticos e neuropsicológicos. Este trabalho tematiza, portanto, a aquisição tardia da língua de sinais e suas conseqüências para o desenvolvimento cognitivo dos surdos e para sua inserção social. Embora, desde a primeira infância, os surdos estejam inserido no mundo simbólico da linguagem (constituída pela língua falada pela mãe, pelos gestos e sinais usados), o que possibilita o início do desenvolvimento cognitivo, os efeitos da aquisição tardia de uma língua (oral ou de sinais) tornam restritas não só as possibilidades comunicativas da criança em alguns círculos sociais, mas também as possibilidades de aprendizagem de conteúdos (dentre os quais os escolares) veiculados pela língua formal (oral ou de sinais), fundamentais para o desenvolvimento cognitivo. Portanto, a necessidade de políticas lingüísticas que possibilitem aos surdos o contato e a aquisição de uma língua o mais cedo possível se torna imprescindívelAbstract: The present work aims to reflect on the relationship between deafness, language and cognition, which is a concerning topic for educators, psychologists, educational psychologists and researches in the neurosciences. Although the number of researches interested in the neurological and linguistic aspects of deafness has increased, the investigations are limited to proving the role of certain areas of the cerebral cortex in language functioning, such as the motor specialization of Broca's area. An important issue for neurolinguistics is the discussion of the effects of late language acquisition - more specifically of the sign language - to the cognitive development of deaf subjects. Late diagnosis and mainly the late intervention in cases of deafness are very common, especially in hearing families (SIGOLO, 2007). It is common to encounter after the diagnosis a resistance within families not only on accepting the condition of the deaf child, but also the sign language. Therefore, the late contact with a language is generally established as an unsatisfactory experiment. Given the impossibility of a full cognitive development of any human being without a language (VYGOTSKY, 1984), issues related to late acquisition deserve special attention of neurolinguistic and neuropsychological studies. This paper deals, therefore, with the late acquisition of sign language and its consequences for the cognitive development of deaf subjects and their social integration. Although they are embedded in the symbolic world of language from their early childhood (which enables the initiation of the cognitive development), the effects of late acquisition of a language (oral or sign) restrict not only the communicative possibilities of the child in some social contexts, but also the possibilities of learning in educational contexts, which are conveyed by formal language (oral or sign), which is essential for cognitive development. Therefore, the necessity for language policies that enable deaf subjects the contact with language and its early acquisition is criticalMestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-Lacerda, Cristina B. F. deScarpa, Ester MirianUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNader, Júlia Maria Vieira2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf148 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614760NADER, Júlia Maria Vieira. Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos. 2011. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614760. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/787823porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:11:50Zoai::787823Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:11:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos
Late acquisition of a language and its effects on the cognitive development of deaf
title Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos
spellingShingle Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos
Nader, Júlia Maria Vieira
Aquisição de linguagem
Surdez
Desenvolvimento cognitivo
Língua de sinais
Language acquisition
Deafness
Cognitive development
Sign language
title_short Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos
title_full Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos
title_fullStr Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos
title_full_unstemmed Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos
title_sort Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos
author Nader, Júlia Maria Vieira
author_facet Nader, Júlia Maria Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-
Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-
Lacerda, Cristina B. F. de
Scarpa, Ester Mirian
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nader, Júlia Maria Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de linguagem
Surdez
Desenvolvimento cognitivo
Língua de sinais
Language acquisition
Deafness
Cognitive development
Sign language
topic Aquisição de linguagem
Surdez
Desenvolvimento cognitivo
Língua de sinais
Language acquisition
Deafness
Cognitive development
Sign language
description Orientador: Rosana do Carmo Novaes Pinto
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614760
NADER, Júlia Maria Vieira. Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos. 2011. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614760. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614760
identifier_str_mv NADER, Júlia Maria Vieira. Aquisição tardia de uma língua e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos surdos. 2011. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614760. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/787823
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
148 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138480167583744