O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica : o que pensam as pessoas ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressan, Mariana Rodrigues, 1987-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621287
Resumo: Orientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz
id UNICAMP-30_f63bb3220868733a37d4ff8d924b7021
oai_identifier_str oai::914580
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica : o que pensam as pessoas ouvintesTeaching LIBRAS in a context of technical school : what people think listenersLíngua brasileira de sinaisSurdezBrazilian sign languageDeafnessSecond language teachingAquisição da segunda linguagem - Estudo e ensinoOrientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da PazDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é uma língua natural como qualquer outra composta de sintaxe, semântica e morfologia própria. O reconhecimento da LIBRAS foi legitimado pelo decreto de nº 5626 de dezembro de 2005 como uma língua oficial,propiciando a construção de conhecimento e a constituição da identidade surda. Daí importância desta língua na sociedade e não somente como uma prática exclusiva aos surdos, afinal os ouvintes também podem aprender LIBRAS como segunda língua.Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorre o processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS -por pessoas ouvintes em um contexto de escola técnica que conta com alunos surdos nos cursos, verificando a forma de aceitação e asimplicações do processo de aquisição da LIBRAS.Assim,observamos as aulas do curso de LIBRAS da escola técnica SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizada no interior do Estado de São Paulo e, posteriormente, foram entrevistados dez alunos ouvintes e a professora de LIBRAS participantes da pesquisa sob a perspectiva de entrevista semiestruturada. Vale lembrar que todos os dados coletados foram armazenados por meio de registros escritos (diário de campo), filmagens e fotos. Com base nas análises realizadas acerca dos dados coletados podemos afirmar que apesar de algumas dificuldades apontadas pelos alunos ouvintes, a aprendizagem da LIBRAS como segunda língua é possível e viável, visto que no decorrer das aulas a comunicação entre ouvintes e surdos melhorou de maneira significativa, sem a necessidade da mediação da intérpreteAbstract: Brazilian Sign Language - LIBRAS - is a natural language like any other, made up of its own system of syntax, semantics and morphology. LIBRAS was recognized as a legitimate official language by the national decree (Decree number 5626 of December 2005), which promotes the construction of knowledge and the constitution of deaf identity. This is why sign language is so important in society, and not merely a practice that pertains exclusively to the deaf - after all, hearing people can also learn LIBRAS as a second language.The aim of this study is to understand the process of teaching and learning Brazilian Sign Language (LIBRAS) by hearing people in the context of a technical school with deaf students enrolled in the courses, by investigating the process of acceptance of Sign Language and the implications for the process of LIBRAS acquisition. We observed classes of LIBRAS instruction in a technical school named SENAI (National Service for Industrial Learning), located in the interior of the State of São Paulo, and later research participants, including ten hearing students and one LIBRAS teacher, were interviewed using a semi-structured interview. All data that was collected was recorded using written notes (field journal), video recording and photographs. Based on the analysis of the data, we can state that despite some difficulties mentioned by the hearing students, learning LIBRAS as a second language is possible and viable. Over the period of classes, communication between hearing and deaf students improved significantly, without the need of mediation by the interpreterMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da, 1959-Sofiato, Cassia GeciauskasReily, Lucia HelenaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBressan, Mariana Rodrigues, 1987-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf76 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621287BRESSAN, Mariana Rodrigues. O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica: o que pensam as pessoas ouvintes. 2013. 76 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621287. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914580porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:07:54Zoai::914580Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:07:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica : o que pensam as pessoas ouvintes
Teaching LIBRAS in a context of technical school : what people think listeners
title O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica : o que pensam as pessoas ouvintes
spellingShingle O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica : o que pensam as pessoas ouvintes
Bressan, Mariana Rodrigues, 1987-
Língua brasileira de sinais
Surdez
Brazilian sign language
Deafness
Second language teaching
Aquisição da segunda linguagem - Estudo e ensino
title_short O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica : o que pensam as pessoas ouvintes
title_full O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica : o que pensam as pessoas ouvintes
title_fullStr O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica : o que pensam as pessoas ouvintes
title_full_unstemmed O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica : o que pensam as pessoas ouvintes
title_sort O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica : o que pensam as pessoas ouvintes
author Bressan, Mariana Rodrigues, 1987-
author_facet Bressan, Mariana Rodrigues, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da, 1959-
Sofiato, Cassia Geciauskas
Reily, Lucia Helena
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bressan, Mariana Rodrigues, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua brasileira de sinais
Surdez
Brazilian sign language
Deafness
Second language teaching
Aquisição da segunda linguagem - Estudo e ensino
topic Língua brasileira de sinais
Surdez
Brazilian sign language
Deafness
Second language teaching
Aquisição da segunda linguagem - Estudo e ensino
description Orientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621287
BRESSAN, Mariana Rodrigues. O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica: o que pensam as pessoas ouvintes. 2013. 76 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621287. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621287
identifier_str_mv BRESSAN, Mariana Rodrigues. O ensino de LIBRAS em um contexto de escola técnica: o que pensam as pessoas ouvintes. 2013. 76 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621287. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
76 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138514884886528