Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio : estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julio Sergio dos, 1979-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608188
Resumo: Orientador: Angelo Luiz Cortelazzo
id UNICAMP-30_e51df9fdb89ac4cfd21f8429332fc8b4
oai_identifier_str oai::434250
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio : estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superiorAssessment the understanding of the cell biology contents in High School : case study about the planning of assessments used by teachers and relation with the exams : ENEM and entrance exam of UNICAMP UniversityAvaliaçãoCitologiaEnsino médioAprendizagemAssessmentCell biologyHigh schoolLearningOrientador: Angelo Luiz CortelazzoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as avaliações, que foram empregadas pelos professores de ensino médio na disciplina de biologia, quando é abordado o tópico sobre biologia celular, traçando um paralelo entre as avaliações realizadas e os conteúdos de outras avaliações de âmbito mais geral, com destaque para o Concurso Vestibular da UNICAMP e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Nas escolas pesquisadas foram analisados os conteúdos dos livros, os seus exercícios, e os planos de ensino dos professores. Além disso, foram propostos questionários, os quais abordaram um conjunto de questões que visou mostrar a forma como o professor encara o processo ensino/aprendizagem e como a avaliação se insere nesse contexto. Este conjunto de questões correspondeu a dois instrumentos, sendo que o primeiro entrevistou, de modo semi-estruturado, 15 professores de biologia das escolas selecionadas e o segundo instrumento entrevistou, num questionário tipo escala Likert, 59 professores de várias disciplinas. Estas entrevistas ocorreram em escolas localizadas no centro e na periferia de duas cidades da região de Campinas. Verificamos que as escolas localizadas no centro das cidades apresentaram diferenças em relação às escolas da periferia, quanto ao processo de avaliação e ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de biologia celular. A localização das escolas pareceu influenciar os planos de ensino e os processos de avaliação, possivelmente em decorrência das características dos públicos docentes, discentes e a disponibilidade para possuir tecnologias de ensino, as quais incluem o uso de laboratório. Além disso, demonstrou-se que existe uma estreita relação de influência entre os exames vestibulares (UNICAMP) e ENEM com os exercícios dos livros didáticos e com a forma de estabelecer os conteúdos das provas escolares. A prática avaliativa escolar é normalmente marcada pela ação passiva de aprendizagem, resumindo-se à classificação dos alunos e à extensão de conteúdos, os quais em certas escolas, foram mais aprofundados que em outras.Abstract: This study aimed to analyse the assessments that were used by biology teachers in high school, in relation to the subject of cell biology. We draw a parallel between the teacher's assessments and the contents of other asssessments - ENEM and entrance exam of UNICAMP University. In schools surveyed were analysed the textbook content, exercises and the class planning for cell biology teaching. Also, were proposed several questions to analyze the teacher's view of teaching, learning and how the assessment is inserted in this process. We used two questioning methods. In the first case, we employed a partly structured interview with fifteen biology teachers. The second consisted in a questionnaire using the Likert scale, wich was answered by fifty-nine teachers that administred several different subjects. These interviews were applied in two central and two suburban schools, in region of Campinas. In the central schools, we noticed that the contents were more profound than in suburban schools. Also, the location of the schools seemed to influence the planning of teaching and assessment, because of the presence or lack of laboratory in teaching of cell biology and, also, of the teacher's characteristics and student's characteristics. Also, we found that the textbook contents and exercises interfere strongly in the planning of assessments. This influence leads to the teacher's questioning the exact textbook content, which is fragmented. We noticed that the assessment of the understanding in the cell biology was based on fragmented contents and there is a lack of dynamic learning, in which cellular functions and structures would be integrated. In this study we noticed a narrow influence relationship between the contents of assessments (ENEM and UNICAMP) and the planning for teacher's assessment in relation to the subject of cell biology. This influence we found in textbooks excercises and contents of tests. The teacher's assessments are usually marked by passive action of learning. Also, this action promotes the student's classification and the verification of the contents.MestradoBiologia CelularMestre em Biologia Celular e Estrutural[s.n.]Cortelazzo, Angelo Luiz, 1954-Galembeck, EduardoGenari, Selma CandelariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Celular e EstruturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Julio Sergio dos, 1979-2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf144 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608188SANTOS, Julio Sergio dos. Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio: estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior. 2008. 144 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608188. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434250porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-02T09:45:48Zoai::434250Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-02T09:45:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio : estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior
Assessment the understanding of the cell biology contents in High School : case study about the planning of assessments used by teachers and relation with the exams : ENEM and entrance exam of UNICAMP University
title Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio : estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior
spellingShingle Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio : estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior
Santos, Julio Sergio dos, 1979-
Avaliação
Citologia
Ensino médio
Aprendizagem
Assessment
Cell biology
High school
Learning
title_short Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio : estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior
title_full Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio : estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior
title_fullStr Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio : estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior
title_full_unstemmed Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio : estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior
title_sort Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio : estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior
author Santos, Julio Sergio dos, 1979-
author_facet Santos, Julio Sergio dos, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cortelazzo, Angelo Luiz, 1954-
Galembeck, Eduardo
Genari, Selma Candelaria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Julio Sergio dos, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Citologia
Ensino médio
Aprendizagem
Assessment
Cell biology
High school
Learning
topic Avaliação
Citologia
Ensino médio
Aprendizagem
Assessment
Cell biology
High school
Learning
description Orientador: Angelo Luiz Cortelazzo
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608188
SANTOS, Julio Sergio dos. Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio: estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior. 2008. 144 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608188. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608188
identifier_str_mv SANTOS, Julio Sergio dos. Avaliação dos conteudos de biologia celular no ensino medio: estudo de caso sobre a pratica docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior. 2008. 144 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608188. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
144 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188996622843904