Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Mariana Coralina do, 1987-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632827
Resumo: Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
id UNICAMP-30_e5746547a9ea1b823ad579f4f50ef3ff
oai_identifier_str oai::991545
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitáriosEvaluation of an intervention program in writing summaries for university studentsEscrita - Ensino superiorAutoeficáciaEscritaFertilização humanaSínteseWriting - Higher EducationSelf-efficacySelf-regulationWritingConceptSynthesisOrientador: Soely Aparecida Jorge PolydoroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A experiência de aprendizagem no Ensino Superior é vista como um processo complexo e que envolve diversas demandas pessoais, acadêmicas, institucionais e relacionais. Dentre elas, destaca-se a função da leitura e da escrita como condição essencial para a aprendizagem, construção e transformação do conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o efeito de um programa de intervenção na produção escrita de síntese para estudantes universitários. Participaram deste estudo 31 estudantes regularmente matriculados em diversos cursos de graduação de uma instituição pública de Ensino Superior que espontaneamente aceitaram participar da pesquisa. O programa de intervenção foi oferecido por meio de uma oficina com seis encontros presenciais de duas horas, com foco na escrita argumentativa de sínteses. Foram desenvolvidos dois estudos: uma pesquisa quase-experimental com delineamento de série temporal e um estudo qualitativo sobre o impacto da disciplina na percepção de estudantes participantes. Para avaliar a eficácia do programa foram comparados os resultados obtidos a partir das variáveis de autoeficácia para a escrita, concepção de escrita, autoeficácia para autorregulação da escrita e desempenho na escrita, avaliadas antes e após a intervenção, por meio da aplicação presencial e coletiva de questionários e escalas que visam aferir essas medidas. Para a verificação do impacto do programa na percepção dos participantes, foi aplicado um questionário avaliativo da oficina no último encontro. Ao se comparar as médias obtidas antes e após a intervenção, constatouse aumento significativo entre as médias de todas as variáveis estudadas (P<0.001), indicando que foram incrementadas durante o processo de intervenção, incluindo o aumento no desempenho da escrita de sínteses. No segundo estudo, a partir das respostas dos estudantes participantes foram identificadas diferentes mudanças na percepção da escrita e contribuições para o enfrentamento de atividades relacionadas à tarefa, reafirmando a contribuição da intervenção para os estudantes. Os resultados apresentados demonstram o efeito da utilização do programa no processo de promoção da escrita e oferece uma proposta de intervenção eficaz a ser utilizada no contexto de Ensino Superior, no sentido de possibilitar ao estudante maior condição de enfrentamento e de sucesso no seu processo de formação durante a graduação. Para finalizar, limitações e implicações metodológicas e práticas foram trazidas, de forma a contribuir para futuros estudosAbstract: The learning experience in Higher Education is seen as a complex process involving diverse personal, academic, institutional and relational demands. Among them, the function of reading and writing is an essential condition for learning, constructing and transforming knowledge. The present work had a general objective to analyze the effect of an intervention program in the written production of synthesis for university students. Thirty-one students regularly enrolled in several undergraduate courses of a public institution of higher education who spontaneously accepted to participate in the study participated in this study. The intervention program was offered through a workshop with six face-to-face meetings of two hours, focusing on the argumentative writing of syntheses. Two studies were developed: a quasi-experimental study with a time series design and a qualitative study about the impact of the discipline on the perception of participating students. To evaluate the efficacy of the program, the results obtained from the self-efficacy variables for writing, writing design, selfefficacy for writing self-regulation and writing performance, evaluated before and after the intervention, were compared using classroom and collective Questionnaires and scales aimed at measuring these measures. In order to verify the impact of the program on the perception of the participants, an evaluation questionnaire was applied to the workshop at the last meeting. When comparing the means obtained before and after the intervention, a significant increase was observed between the averages of all the variables studied (P <0.001), indicating that they were increased during the intervention process, including the increase in the performance of writing of syntheses. In the second study, from the answers of the participating students, different changes in the perception of writing and contributions to the confrontation of activities related to the task were identified, reaffirming the contribution of the intervention to the students. The results presented demonstrate the effect of the use of the program in the process of writing promotion and offers a proposal of effective intervention to be used in the context of Higher Education, in order to enable the student greater condition of coping and success in their training process during graduation. To conclude, limitations and methodological and practical implications were brought in order to contribute to future studiesDoutoradoPsicologia EducacionalDoutora em Educação[s.n.]Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-Frison, Lourdes Maria BragagnoloMartinelli, Selma de CássiaBariani, Isabel Cristina DibAltmann, HelenaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarmo, Mariana Coralina do, 1987-20172017-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (214 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632827CARMO, Mariana Coralina do. Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários. 2017. 1 recurso online (214 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632827. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991545Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-07T11:24:54Zoai::991545Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-07T11:24:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários
Evaluation of an intervention program in writing summaries for university students
title Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários
spellingShingle Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários
Carmo, Mariana Coralina do, 1987-
Escrita - Ensino superior
Autoeficácia
Escrita
Fertilização humana
Síntese
Writing - Higher Education
Self-efficacy
Self-regulation
Writing
Concept
Synthesis
title_short Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários
title_full Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários
title_fullStr Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários
title_sort Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários
author Carmo, Mariana Coralina do, 1987-
author_facet Carmo, Mariana Coralina do, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Martinelli, Selma de Cássia
Bariani, Isabel Cristina Dib
Altmann, Helena
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Mariana Coralina do, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita - Ensino superior
Autoeficácia
Escrita
Fertilização humana
Síntese
Writing - Higher Education
Self-efficacy
Self-regulation
Writing
Concept
Synthesis
topic Escrita - Ensino superior
Autoeficácia
Escrita
Fertilização humana
Síntese
Writing - Higher Education
Self-efficacy
Self-regulation
Writing
Concept
Synthesis
description Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-08-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632827
CARMO, Mariana Coralina do. Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários. 2017. 1 recurso online (214 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632827. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632827
identifier_str_mv CARMO, Mariana Coralina do. Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários. 2017. 1 recurso online (214 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632827. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991545
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (214 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138522425196544