As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259 |
Resumo: | Orientador: Maria Viviane do Amaral Veras |
id |
UNICAMP-30_e7ed9bc2c649c577b577288d10687f34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::794144 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo críticoRepresentatios of english in the discourse of social vulnerable youngsters : a critical studyLíngua inglesaAnálise crítica do discursoGlobalizaçãoIdentidade culturalEnglis languageCritical discourse analysisGlobalizationCulture identityOrientador: Maria Viviane do Amaral VerasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente dissertação de mestrado trata das representações acerca da língua inglesa feitas por jovens em situação de vulnerabilidade social participantes de um curso de inglês como língua estrangeira oferecido por uma ONG internacional na cidade de São Paulo. Para este estudo crítico, discorremos, primeiramente, a respeito dos programas de educação de ONGs para jovens carentes e como tais programas estão ligados à formação de mão-de-obra. Refletimos, então, sobre as identidades do jovem pós-moderno e como suas identidades lingüísticas são afetadas pela língua inglesa e pela globalização. Como base teórica, utilizamos a Análise de Discurso Crítica, como concebida por Fairclough (2001, 2003), e os Estudos Culturais, que nos guiaram na análise dos dados coletados através de um questionário de ingresso no curso, uma redação sobre o futuro do jovem, e um grupo focal com os jovens participantes do curso de inglês. Através da seleção e transcrição desses dados e sua posterior análise, que se focou nos Significados Acional, Representacional e Identificacional, concluímos que o discurso do inglês como língua essencial para o mercado de trabalho e como representante do neocolonialismo estadunidense é latente na fala dos jovens, que ora confirmam e sustentam esse caráter hegemônico da língua inglesa, e ora advogam uma valorização da língua e da cultural nacionais como uma forma de resistênciaAbstract: This dissertation deals with representations of the English language made by at-risk young people who take part of a course of English as a foreign language offered by an international NGO in Sao Paulo. For this critical study, we firstly discuss about the educational programs of NGOs for disadvantaged youth and how these programs are linked to the training of skilled manpower. We then reflect about the identities of the post-modern youngsters and how their language identities are affected by the English language and globalization. As a theoretical basis, we use the Critical Discourse Analysis, as conceived by Fairclough (2001, 2003), and Cultural Studies, which led us to analyze the data collected through an entry questionnaire to the course, an essay on the future of the youngsters and a focus group with the young people who participate in the English classes. Through selection and transcription of data and its subsequent analysis, which focused on the Actional, Representational and Identificational Meaning, we conclude that the discourse of English as an essential language to the job market and as a representative of North American neocolonialism is latent in the discourse of the youngsters, who sometimes confirm and support this hegemonic character of the English language, and other times advocate an appreciation of language and national culture as a form of resistanceMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Veras, Maria Viviane do Amaral, 1950-Veras, Maria Viviane do Amaral, 1950-Rajagopalan, KanavillilAlencar, Claudiana Nogueira deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Pedro Lazaro dos2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf169 p : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259SANTOS, Pedro Lazaro dos. As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes: um estudo crítico. 2011. 169 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794144porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:15:14Zoai::794144Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:15:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico Representatios of english in the discourse of social vulnerable youngsters : a critical study |
title |
As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico |
spellingShingle |
As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico Santos, Pedro Lazaro dos Língua inglesa Análise crítica do discurso Globalização Identidade cultural Englis language Critical discourse analysis Globalization Culture identity |
title_short |
As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico |
title_full |
As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico |
title_fullStr |
As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico |
title_full_unstemmed |
As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico |
title_sort |
As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico |
author |
Santos, Pedro Lazaro dos |
author_facet |
Santos, Pedro Lazaro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veras, Maria Viviane do Amaral, 1950- Veras, Maria Viviane do Amaral, 1950- Rajagopalan, Kanavillil Alencar, Claudiana Nogueira de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pedro Lazaro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Análise crítica do discurso Globalização Identidade cultural Englis language Critical discourse analysis Globalization Culture identity |
topic |
Língua inglesa Análise crítica do discurso Globalização Identidade cultural Englis language Critical discourse analysis Globalization Culture identity |
description |
Orientador: Maria Viviane do Amaral Veras |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259 SANTOS, Pedro Lazaro dos. As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes: um estudo crítico. 2011. 169 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Pedro Lazaro dos. As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes: um estudo crítico. 2011. 169 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 169 p : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189053059301376 |