As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Lazaro dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259
Resumo: Orientador: Maria Viviane do Amaral Veras
id UNICAMP-30_e7ed9bc2c649c577b577288d10687f34
oai_identifier_str oai::794144
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo críticoRepresentatios of english in the discourse of social vulnerable youngsters : a critical studyLíngua inglesaAnálise crítica do discursoGlobalizaçãoIdentidade culturalEnglis languageCritical discourse analysisGlobalizationCulture identityOrientador: Maria Viviane do Amaral VerasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente dissertação de mestrado trata das representações acerca da língua inglesa feitas por jovens em situação de vulnerabilidade social participantes de um curso de inglês como língua estrangeira oferecido por uma ONG internacional na cidade de São Paulo. Para este estudo crítico, discorremos, primeiramente, a respeito dos programas de educação de ONGs para jovens carentes e como tais programas estão ligados à formação de mão-de-obra. Refletimos, então, sobre as identidades do jovem pós-moderno e como suas identidades lingüísticas são afetadas pela língua inglesa e pela globalização. Como base teórica, utilizamos a Análise de Discurso Crítica, como concebida por Fairclough (2001, 2003), e os Estudos Culturais, que nos guiaram na análise dos dados coletados através de um questionário de ingresso no curso, uma redação sobre o futuro do jovem, e um grupo focal com os jovens participantes do curso de inglês. Através da seleção e transcrição desses dados e sua posterior análise, que se focou nos Significados Acional, Representacional e Identificacional, concluímos que o discurso do inglês como língua essencial para o mercado de trabalho e como representante do neocolonialismo estadunidense é latente na fala dos jovens, que ora confirmam e sustentam esse caráter hegemônico da língua inglesa, e ora advogam uma valorização da língua e da cultural nacionais como uma forma de resistênciaAbstract: This dissertation deals with representations of the English language made by at-risk young people who take part of a course of English as a foreign language offered by an international NGO in Sao Paulo. For this critical study, we firstly discuss about the educational programs of NGOs for disadvantaged youth and how these programs are linked to the training of skilled manpower. We then reflect about the identities of the post-modern youngsters and how their language identities are affected by the English language and globalization. As a theoretical basis, we use the Critical Discourse Analysis, as conceived by Fairclough (2001, 2003), and Cultural Studies, which led us to analyze the data collected through an entry questionnaire to the course, an essay on the future of the youngsters and a focus group with the young people who participate in the English classes. Through selection and transcription of data and its subsequent analysis, which focused on the Actional, Representational and Identificational Meaning, we conclude that the discourse of English as an essential language to the job market and as a representative of North American neocolonialism is latent in the discourse of the youngsters, who sometimes confirm and support this hegemonic character of the English language, and other times advocate an appreciation of language and national culture as a form of resistanceMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Veras, Maria Viviane do Amaral, 1950-Veras, Maria Viviane do Amaral, 1950-Rajagopalan, KanavillilAlencar, Claudiana Nogueira deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Pedro Lazaro dos2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf169 p : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259SANTOS, Pedro Lazaro dos. As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes: um estudo crítico. 2011. 169 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794144porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:15:14Zoai::794144Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:15:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico
Representatios of english in the discourse of social vulnerable youngsters : a critical study
title As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico
spellingShingle As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico
Santos, Pedro Lazaro dos
Língua inglesa
Análise crítica do discurso
Globalização
Identidade cultural
Englis language
Critical discourse analysis
Globalization
Culture identity
title_short As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico
title_full As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico
title_fullStr As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico
title_full_unstemmed As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico
title_sort As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes : um estudo crítico
author Santos, Pedro Lazaro dos
author_facet Santos, Pedro Lazaro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veras, Maria Viviane do Amaral, 1950-
Veras, Maria Viviane do Amaral, 1950-
Rajagopalan, Kanavillil
Alencar, Claudiana Nogueira de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Lazaro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Análise crítica do discurso
Globalização
Identidade cultural
Englis language
Critical discourse analysis
Globalization
Culture identity
topic Língua inglesa
Análise crítica do discurso
Globalização
Identidade cultural
Englis language
Critical discourse analysis
Globalization
Culture identity
description Orientador: Maria Viviane do Amaral Veras
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259
SANTOS, Pedro Lazaro dos. As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes: um estudo crítico. 2011. 169 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259
identifier_str_mv SANTOS, Pedro Lazaro dos. As representações da Língua Inglesa no discurso de jovens carentes: um estudo crítico. 2011. 169 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615259. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
169 p : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189053059301376