Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comério, Marta Santana, 1963-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619250
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
id UNICAMP-30_fdb344490fe69fee479abcbc571cd4f7
oai_identifier_str oai::898050
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticosSocial interaction and arithmetic problem solving in the primary schoolMatemáticaSolução de problemasCompreensão na leituraAvaliação educacionalMathematicsProblem solvingReading comprehensionEducational assessmentOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve como principal objetivo investigar a relação entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos, nos moldes da avaliação em larga escala denominada Prova Brasil de Matemática. Participaram da pesquisa 136 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Campinas, estado de São Paulo. Na primeira etapa do investigação foram aplicados quatro instrumentos: (1) teste de Cloze, (2) prova de Língua Portuguesa, com a finalidade de avaliar a compreensão em leitura dos participantes e (3) prova de Matemática, (4) prova de Compreensão em Leitura de Problemas Aritméticos, para avaliar a capacidade de solução de problemas aritméticos. Na segunda etapa da pesquisa, de acordo com a pontuação na prova de Matemática, 10 estudantes participaram de uma entrevista semiestruturada. A entrevista buscou colher dados que pudessem justificar a maior ou menor dificuldade dos sujeitos quanto à compreensão dos enunciados dos problemas frente à linguagem natural e à linguagem matemática empregada nos enunciados e a solução dos problemas matemáticos propostos. A fim de investigar a tendência de associação entre a variável compreensão em leitura (pontuações na prova de Língua Portuguesa e no teste de Cloze pela correção literal e sinônimo) e o desempenho na solução de problemas (pontuação na prova de Matemática) foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. Embora limitados, os resultados desse estudo evidenciaram a existência de uma relação positiva entre a compreensão em leitura e o desempenho na solução de problemas aritméticos. No que se refere à relação entre a pontuação na prova de Matemática e a pontuação em Língua Portuguesa foi observada uma correlação forte positiva e significativamente diferente de zero. Entretanto, entre a pontuação média na prova de Matemática e a compreensão em leitura medida pelo teste de Cloze, não foram encontradas correlações significativamente diferente de zero em nenhum dos dois sistemas de correção. O estudo destacou que as avaliações são essenciais para o acompanhamento da aprendizagem e do desempenho escolar dos alunos e em particular a Prova Brasil, um instrumento que pode fornecer contribuições importantes à escola e à avaliação dos estudantes realizada pelo professor, assim como, prover subsídios à formulação e acompanhamento das políticas públicas educacionais.Abstract: This study aimed to investigate the relationship between reading comprehension and solving arithmetic problems, it is similar to the large-scale evaluation called Prova Brasil de Matemática (Brasilian Math Evaluation System). The participants were 136 students from 5th grade of a public elementary school located in the city of Campinas, state of São Paulo. In the first stage of the study were applied four instruments: (1) Cloze test, (2) proof of Portuguese, in order to assess the participants' reading comprehension and (3) proof of Mathematics, (4) proof of Understanding and Reading Arithmetic problems , with the objective of assessing the ability of solving arithmetic problems. In the second stage of the research, according to scores on the math test, 10 students participated in a semistructured interview. The main objective of this interview was to collect data that could justify the greater or lesser difficulty of subjects concerning statements of understanding problems, considering the natural language and the mathematical language, used in the problem statement and the solution of mathematical problems presented. In order to investigate the association between the variable reading comprehension (in Portuguese language scores and Cloze by literal and synonym) and performance in problem solving (math score) it was used the Pearson's correlation coefficient. Although limited, the results of this study showed that there is a positive relationship between reading comprehension and performance in solving arithmetic problems. When it is analyzed the score between the math and the Portuguese Language, it was possible to note a strong positive correlation and significantly different from zero. However, between the average score in math and reading comprehension as measure by Cloze test, were not significantly different from zero found in none of the two systems. The study highlighted that assessments are important to monitor the learning and academic performance of student, in special the large scale evaluation "Prova Brasil", a tool that can provide important contributions to the school and student's evaluation performed by the teacher, as well as, providing subsidies for the formulation and monitoring of public policies in education.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutora em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Moro, Maria Lucia FariaPirola, Nelson AntonioVendramini, Claudette Maria MedeirosFini, Lucila Diehl TolaineUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASComério, Marta Santana, 1963-20122012-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf283 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619250COMÉRIO, Marta Santana. Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos. 2012. 283 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619250. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/898050porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:51:09Zoai::898050Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:51:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos
Social interaction and arithmetic problem solving in the primary school
title Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos
spellingShingle Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos
Comério, Marta Santana, 1963-
Matemática
Solução de problemas
Compreensão na leitura
Avaliação educacional
Mathematics
Problem solving
Reading comprehension
Educational assessment
title_short Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos
title_full Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos
title_fullStr Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos
title_full_unstemmed Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos
title_sort Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos
author Comério, Marta Santana, 1963-
author_facet Comério, Marta Santana, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Moro, Maria Lucia Faria
Pirola, Nelson Antonio
Vendramini, Claudette Maria Medeiros
Fini, Lucila Diehl Tolaine
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Comério, Marta Santana, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Solução de problemas
Compreensão na leitura
Avaliação educacional
Mathematics
Problem solving
Reading comprehension
Educational assessment
topic Matemática
Solução de problemas
Compreensão na leitura
Avaliação educacional
Mathematics
Problem solving
Reading comprehension
Educational assessment
description Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-05-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619250
COMÉRIO, Marta Santana. Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos. 2012. 283 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619250. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619250
identifier_str_mv COMÉRIO, Marta Santana. Relações entre a compreensão em leitura e a solução de problemas aritméticos. 2012. 283 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619250. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/898050
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
283 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189090510241792