Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657 |
Resumo: | Orientador: Ivan Luiz Marques Ricarte |
id |
UNICAMP-30_e86359cf1f94541853f52235cae9a696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1095570 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentesKnowledge translation : the scientific evidences to support continuing teacher educationTranslação do conhecimentoProfessores - Educação (Educação permanente)Educação baseada em evidênciasKnowledge translationTeachers - Education (Continuing education)Evidence-based educationOrientador: Ivan Luiz Marques RicarteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: Os professores vivenciam grandes desafios na atualidade para manter suas qualificações e aprimoramentos profissionais nas atividades do magistério. A formação continuada dos educadores demanda não apenas respostas efetivas ao cenário educacional contemporâneo, mas também maior respaldo e qualidade na fundamentação das práticas pedagógicas desenvolvidas na carreira. O processo de Translação do Conhecimento apresenta uma alternativa que pode suprir esta demanda de aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo é avaliar se o processo de Translação do Conhecimento pode aprimorar a formação continuada dos docentes que atuam no ensino médio ou técnico profissionalizante. A fim de verificar os aspectos contextuais desta temática, efetuou-se a revisão da literatura que investigou a configuração do processo de Translação do Conhecimento e como esse processo pode ser utilizado no magistério, contribuindo para uma educação baseada em evidências, entendendo-se por "evidência" neste trabalho a síntese de uma prática pedagógica comprovada por meio de publicação científica. Após a narrativa dos fenômenos que se relacionam com as atividades de formação continuada dos docentes, sistematização do processo de Translação do Conhecimento e a educação baseada em evidências, o trabalho contempla os procedimentos e as etapas que viabilizaram a proposta. Foi realizada uma intervenção com 24 voluntários da pesquisa, professores da área de Matemática no ensino médio e técnico, que receberam evidências por correio eletrônico e puderam avaliar o impacto de cada evidência por meio de um questionário estruturado disponibilizado em plataforma tecnológica. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados obtidos sugerem que essa aplicação do processo de Translação do Conhecimento para professores contribuiu para a formação continuada dos participantesAbstract: Teachers experience major challenges today to maintain their qualifications and professional enhancements in teaching activities. Continuing education of educators demands not only effective responses to the contemporary educational scenario, but also greater support and quality in the foundation of the pedagogical practices developed in the career. The Knowledge Translation process presents an alternative that can meet this demand for improvement. The aim of this study is to evaluate if the Knowledge Translation process can improve the continuing education of high school and professional school teachers. To verify the contextual aspects of this theme, a literature review was conducted that investigated the configuration of the Knowledge Translation process and how this process can be used in teaching, contributing to an evidence-based education, meaning "evidence" in this work the synthesis of a pedagogical practice proven through scientific publication. After the narrative of the phenomena that relate to the teachers' continuing education activities, systematization of the Knowledge Translation process and evidence-based education, the work contemplates the procedures and steps that made the proposal possible. An intervention was carried out with 24 research volunteers, mathematics teachers in high and technical schools, who received evidence by e-mail and were able to evaluate the impact of each evidence through a structured questionnaire available on a technological platform. The collected data were analyzed using descriptive statistics. The obtained results suggest that this application of the Knowledge Translation process for teachers contributed to the continuous formation of the participantsMestradoSistemas de Informação e ComunicaçãoMestre em Tecnologia[s.n.]Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-Magossi, José CarlosGalvão, Maria Cristiane BarbosaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Felipe Augusto Oliveira, 1989-20192019-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (288 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657COSTA, Felipe Augusto Oliveira. Translação do conhecimento: as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes. 2019. 1 recurso online (288 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095570Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-03T11:16:21Zoai::1095570Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-03T11:16:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes Knowledge translation : the scientific evidences to support continuing teacher education |
title |
Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes |
spellingShingle |
Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes Costa, Felipe Augusto Oliveira, 1989- Translação do conhecimento Professores - Educação (Educação permanente) Educação baseada em evidências Knowledge translation Teachers - Education (Continuing education) Evidence-based education |
title_short |
Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes |
title_full |
Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes |
title_fullStr |
Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes |
title_full_unstemmed |
Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes |
title_sort |
Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes |
author |
Costa, Felipe Augusto Oliveira, 1989- |
author_facet |
Costa, Felipe Augusto Oliveira, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962- Magossi, José Carlos Galvão, Maria Cristiane Barbosa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Tecnologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Felipe Augusto Oliveira, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Translação do conhecimento Professores - Educação (Educação permanente) Educação baseada em evidências Knowledge translation Teachers - Education (Continuing education) Evidence-based education |
topic |
Translação do conhecimento Professores - Educação (Educação permanente) Educação baseada em evidências Knowledge translation Teachers - Education (Continuing education) Evidence-based education |
description |
Orientador: Ivan Luiz Marques Ricarte |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-08-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657 COSTA, Felipe Augusto Oliveira. Translação do conhecimento: as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes. 2019. 1 recurso online (288 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657 |
identifier_str_mv |
COSTA, Felipe Augusto Oliveira. Translação do conhecimento: as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes. 2019. 1 recurso online (288 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095570 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (288 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189153168949248 |