Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Felipe Augusto Oliveira, 1989-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657
Resumo: Orientador: Ivan Luiz Marques Ricarte
id UNICAMP-30_e86359cf1f94541853f52235cae9a696
oai_identifier_str oai::1095570
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentesKnowledge translation : the scientific evidences to support continuing teacher educationTranslação do conhecimentoProfessores - Educação (Educação permanente)Educação baseada em evidênciasKnowledge translationTeachers - Education (Continuing education)Evidence-based educationOrientador: Ivan Luiz Marques RicarteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: Os professores vivenciam grandes desafios na atualidade para manter suas qualificações e aprimoramentos profissionais nas atividades do magistério. A formação continuada dos educadores demanda não apenas respostas efetivas ao cenário educacional contemporâneo, mas também maior respaldo e qualidade na fundamentação das práticas pedagógicas desenvolvidas na carreira. O processo de Translação do Conhecimento apresenta uma alternativa que pode suprir esta demanda de aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo é avaliar se o processo de Translação do Conhecimento pode aprimorar a formação continuada dos docentes que atuam no ensino médio ou técnico profissionalizante. A fim de verificar os aspectos contextuais desta temática, efetuou-se a revisão da literatura que investigou a configuração do processo de Translação do Conhecimento e como esse processo pode ser utilizado no magistério, contribuindo para uma educação baseada em evidências, entendendo-se por "evidência" neste trabalho a síntese de uma prática pedagógica comprovada por meio de publicação científica. Após a narrativa dos fenômenos que se relacionam com as atividades de formação continuada dos docentes, sistematização do processo de Translação do Conhecimento e a educação baseada em evidências, o trabalho contempla os procedimentos e as etapas que viabilizaram a proposta. Foi realizada uma intervenção com 24 voluntários da pesquisa, professores da área de Matemática no ensino médio e técnico, que receberam evidências por correio eletrônico e puderam avaliar o impacto de cada evidência por meio de um questionário estruturado disponibilizado em plataforma tecnológica. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados obtidos sugerem que essa aplicação do processo de Translação do Conhecimento para professores contribuiu para a formação continuada dos participantesAbstract: Teachers experience major challenges today to maintain their qualifications and professional enhancements in teaching activities. Continuing education of educators demands not only effective responses to the contemporary educational scenario, but also greater support and quality in the foundation of the pedagogical practices developed in the career. The Knowledge Translation process presents an alternative that can meet this demand for improvement. The aim of this study is to evaluate if the Knowledge Translation process can improve the continuing education of high school and professional school teachers. To verify the contextual aspects of this theme, a literature review was conducted that investigated the configuration of the Knowledge Translation process and how this process can be used in teaching, contributing to an evidence-based education, meaning "evidence" in this work the synthesis of a pedagogical practice proven through scientific publication. After the narrative of the phenomena that relate to the teachers' continuing education activities, systematization of the Knowledge Translation process and evidence-based education, the work contemplates the procedures and steps that made the proposal possible. An intervention was carried out with 24 research volunteers, mathematics teachers in high and technical schools, who received evidence by e-mail and were able to evaluate the impact of each evidence through a structured questionnaire available on a technological platform. The collected data were analyzed using descriptive statistics. The obtained results suggest that this application of the Knowledge Translation process for teachers contributed to the continuous formation of the participantsMestradoSistemas de Informação e ComunicaçãoMestre em Tecnologia[s.n.]Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-Magossi, José CarlosGalvão, Maria Cristiane BarbosaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Felipe Augusto Oliveira, 1989-20192019-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (288 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657COSTA, Felipe Augusto Oliveira. Translação do conhecimento: as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes. 2019. 1 recurso online (288 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095570Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-03T11:16:21Zoai::1095570Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-03T11:16:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes
Knowledge translation : the scientific evidences to support continuing teacher education
title Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes
spellingShingle Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes
Costa, Felipe Augusto Oliveira, 1989-
Translação do conhecimento
Professores - Educação (Educação permanente)
Educação baseada em evidências
Knowledge translation
Teachers - Education (Continuing education)
Evidence-based education
title_short Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes
title_full Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes
title_fullStr Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes
title_full_unstemmed Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes
title_sort Translação do conhecimento : as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes
author Costa, Felipe Augusto Oliveira, 1989-
author_facet Costa, Felipe Augusto Oliveira, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-
Magossi, José Carlos
Galvão, Maria Cristiane Barbosa
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Felipe Augusto Oliveira, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Translação do conhecimento
Professores - Educação (Educação permanente)
Educação baseada em evidências
Knowledge translation
Teachers - Education (Continuing education)
Evidence-based education
topic Translação do conhecimento
Professores - Educação (Educação permanente)
Educação baseada em evidências
Knowledge translation
Teachers - Education (Continuing education)
Evidence-based education
description Orientador: Ivan Luiz Marques Ricarte
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657
COSTA, Felipe Augusto Oliveira. Translação do conhecimento: as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes. 2019. 1 recurso online (288 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657
identifier_str_mv COSTA, Felipe Augusto Oliveira. Translação do conhecimento: as evidências científicas como estratégia de aprimoramento da formação continuada dos docentes. 2019. 1 recurso online (288 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637657. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095570
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (288 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189153168949248