A escrita na escola : apre(e)ndendo as regras do jogo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600470 |
Resumo: | Orientador : Maria Jose Rodrigues Faria Coracini |
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A escrita na escola : apre(e)ndendo as regras do jogoEscrita - AprendizagemLíngua materna - Análise do discursoIdentidadeOrientador : Maria Jose Rodrigues Faria CoraciniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação tem por objetivo discutir a aula de redação e problematizar o silenciamento não raro imposto ao aluno, impedido que é de se tomar autor de seu texto. Nossa hipótese é que esse gênero - a redação escolar - tende a abafar a voz dos alunos e funciona apenas como mais um exercício dentre outros. É assim, ao menos, que a formação discursiva escolar o considera. Funcionando dessa maneira, a redação na escola seria mais um elemento do processo de assujeitamento a que o aluno é submetido dentro do bloco disciplinar que é a sala de aula. o corpus utilizado para desenvolver esta pesquisa é composto de vinte e duas aulas de Língua Portuguesa para o ensino médio e fundamental ministradas em escolas públicas da cidade de Campinas gravadas em áudio; redações produzidas por alunos durante essas aulas com as correções feitas pelos professores; entrevistas escritas com professores e alunos. Nosso embasamento teórico se apóia, principalmente, na teoria foucaultiana de discurso e das micro-relações de poder. Trabalhos como os de Foucault (1969; 1971; 1979) e de Coracini (1995; 1999), que entendem a linguagem como um produto sócio-histórico, assim como os conceitos de sujeito e de identificação são fundamentais-parao nosso trabalho. Nossas conclusões apontam para uma concepção de língua como forma de codificação e, por isso, freqüentemente, o professor se sente o guardião da língua-mãe, que não pode ser maculada - por isso, o aluno deve receber da escola um "modelo" do que deve dizer. Entretanto, percebe-se, ao mesmo tempo, resistências a essa imposição de sentidos, o que nos permite vislumbrar momentos em que os alunos não aceitam um poder imposto e um ensino que os leva à submissão. Por isso, as resistências são, por nós, vistas como possibilidades de deslocamentosAbstract: The aim of this dissertation is to discuss the composition class and question the silence often imposed to the student, once it is forbidden to him to become the author of his own texto Our hypothesis is that this gender -the school composition -tends to suffocate the voice of the students and that it is just one more exercise among others. At least that is how the scholl speech formation considers it. Once it works like this, the composition in the school can be considered as another component of the non-subject process to which the student is submitted inside the classroom while a discipline block. The corpus of this research is composed of twenty two Portuguese Language classes for secondary and basic education given in public schools in Campinas and recorded in audio system; compositions written by students during these classes with teachers' corrections; written interviews with both teachers and students. Our theoretical base is supported especially on Foucault's theory of speech and the micro relations ofpower. Works like Foucault's (1969;1971;1979) and Coracini's (1995;1999) - that consider language as being a social and historical product, and also the concepts of subject and identification -are very relevant for our research. Our conclusions point to a conception of language as a form of codification, and that' s why the teacher often feels like the guardian of the mother tongue, which must be immaculate - and so the student receives from the school a "model" of what he must say. However it's possible to notice some resistences to this imposition of meanings, what shows us that there are moments when the students don't accept neither an imposed power nor an education that leads them to submission. Considering alI this, the resistences are understood by us as possibilities of displacementMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCapponi, Maria Gracileia2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf124 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600470CAPPONI, Maria Gracileia. A escrita na escola: apre(e)ndendo as regras do jogo. 2000. 124 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600470. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/346070porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:15:08Zoai::346070Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:15:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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