Apre(e)ndendo o sexo : internet, sexualidade e culturas juvenis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bercht, Gabriela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262652
Resumo: A presente tese teve como objetivo central averiguar se e como a pornografia e as representações sexualmente explícitas acessadas via Internet operam, junto aos jovens, como um mecanismo de pedagogia da sexualidade, do gênero e dos corpos. Partindo de referenciais teóricos dos estudos culturais, em suas vertentes anglo-saxãs e latino-americanas, e em especial, das teorizações de Jesus Martín-Barbero definiu-se um mapa de investigação que pretendeu acompanhar o circuito comunicacional colocado em movimento pela adentrada de representações sexualmente explícitas/pornográficas nas culturas juvenis. Buscando averiguar como os materiais pornográficos surgem no contexto da Web 2.0, quais narrativas tornam-se sei aí hegemônicas e quais os operadores perceptivos são colocados em jogo quando o discurso pornográfico entra nas redes, foram revisados catorze trabalhos que versavam sobre análises de conteúdo de vídeos pornográficos acessados em grandes portais do gênero. Foi possível estabelecer desta forma as principais características da paisagem pornográfica on-line acessada de modo “gratuito”. Neste sentido, a pesquisa apontou para a existência de um sistema de representação denominado voluptas-violentiam, no qual a vinculação direta entre capacidade de agressão e possibilidade de gozo constituem identidades, em especial a partir das variáveis de gênero e raça/etnia, marcadas pela fixidez de posturas e pela não reciprocidade de uma miríade de atos. Por outro lado, visando estabelecer uma compreensão mais apurada sobre as maneiras como os conteúdos pornográficos passam a habitar as culturas juvenis, foram aplicados questionários em 277 pessoas jovens com idades entre 16-19 anos e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 pessoas jovens com idades entre 18 e 19 anos. Neste sentido, a pesquisa apontou para o contato amplo e irrestrito das pessoas jovens com conteúdos pornográficos on-line, para a existência uma parcela considerável de pessoas jovens que tem um primeiro contato com conteúdos pornográficos ainda no período da infância e de maneira acidental, para um alto número de jovens, em especial do gênero masculino, que afirmaram um impacto negativo dos conteúdos pornográficos em suas vida e para o processo de normatização do contato com cenas que envolvam agressão/violência/degradação. A tese confirmou também sua hipótese inicial de que as representações pornográficas são utilizadas como um artefato que informa e ensina maneiras de porta-se sexualmente. No processo de estabelecimento de referências, seja para a ação individual ou como forma de dar sentido ao que é percebido e visto em relação a sexualidade, ao sexo e aos corpos, tornou-se nítido o papel pouco protagonista da escola, da família e de instituições consideradas tradicionais. Aponta-se por fim para a necessidade de inclusão dos diversos temas mencionados acima a propostas educacionais que partam dos princípios e referências relacionadas as perspectivas de educação para os meios/alfabetização midiática/educação para a interatividade.
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Buscando averiguar como os materiais pornográficos surgem no contexto da Web 2.0, quais narrativas tornam-se sei aí hegemônicas e quais os operadores perceptivos são colocados em jogo quando o discurso pornográfico entra nas redes, foram revisados catorze trabalhos que versavam sobre análises de conteúdo de vídeos pornográficos acessados em grandes portais do gênero. Foi possível estabelecer desta forma as principais características da paisagem pornográfica on-line acessada de modo “gratuito”. Neste sentido, a pesquisa apontou para a existência de um sistema de representação denominado voluptas-violentiam, no qual a vinculação direta entre capacidade de agressão e possibilidade de gozo constituem identidades, em especial a partir das variáveis de gênero e raça/etnia, marcadas pela fixidez de posturas e pela não reciprocidade de uma miríade de atos. Por outro lado, visando estabelecer uma compreensão mais apurada sobre as maneiras como os conteúdos pornográficos passam a habitar as culturas juvenis, foram aplicados questionários em 277 pessoas jovens com idades entre 16-19 anos e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 pessoas jovens com idades entre 18 e 19 anos. Neste sentido, a pesquisa apontou para o contato amplo e irrestrito das pessoas jovens com conteúdos pornográficos on-line, para a existência uma parcela considerável de pessoas jovens que tem um primeiro contato com conteúdos pornográficos ainda no período da infância e de maneira acidental, para um alto número de jovens, em especial do gênero masculino, que afirmaram um impacto negativo dos conteúdos pornográficos em suas vida e para o processo de normatização do contato com cenas que envolvam agressão/violência/degradação. A tese confirmou também sua hipótese inicial de que as representações pornográficas são utilizadas como um artefato que informa e ensina maneiras de porta-se sexualmente. No processo de estabelecimento de referências, seja para a ação individual ou como forma de dar sentido ao que é percebido e visto em relação a sexualidade, ao sexo e aos corpos, tornou-se nítido o papel pouco protagonista da escola, da família e de instituições consideradas tradicionais. Aponta-se por fim para a necessidade de inclusão dos diversos temas mencionados acima a propostas educacionais que partam dos princípios e referências relacionadas as perspectivas de educação para os meios/alfabetização midiática/educação para a interatividade.The main objective of this thesis was to investigate if and how pornography and sexually explicit representations accessed via the internet operate as a mechanism for pedagogy of sexuality, gender and bodies among young people. Drawing on theoretical references from cultural studies, both Anglo-Saxon and Latin American, and specifically from the theorizations of Jesus Martin-Barbero, a research map was defined to follow the communicational circuit put in motion by the entrance of sexually explicit/pornographic representations into youth cultures. Fourteen studies analyzing content of pornographic videos accessed on major genre portals were reviewed to investigate how pornographic materials emerge in the context of Web 2.0, what narratives become hegemonic, and what perceptual operators are brought into play when pornographic discourse enters the Internet. This way, the main characteristics of the online pornographic landscape accessed for free were established, pointing to the existence of a representation system called voluptas-violentiam, in which the direct connection between the capacity for aggression and the possibility of pleasure constitute identities, especially based on the variables gender and race/ethnicity, marked by fixed postures and non-reciprocity of myriad acts.To gain a deeper understanding of how pornographic content enters youth cultures, questionnaires were applied to 277 young people aged 16-19, and semi-structured interviews were conducted with 10 young people aged 18-19. The research pointed to the broad and unrestricted access of young people to online pornographic content, to a considerable number of young people having accidental first contact with pornographic content during childhood, and to a high number of young people, especially males, who reported negative impacts of pornographic content on their lives and the normalization process of contact with scenes involving aggression/violence/degradation. The thesis also confirmed its initial hypothesis that pornographic representations are used as artifacts that inform and teach ways of behaving sexually. In the process of establishing references, either for individual action or as a way of making sense of what is perceived and seen in relation to sexuality, sex, and bodies, the little protagonist role of school, family, and traditional institutions became clear. Finally, it points to the need to include the various themes mentioned above in educational proposals that depart from the principles and references related to the perspectives of education for the media/media literacy/education for interactivity.application/pdfporCulturaJuventudeSexualidadeEducação sexualGêneroInternetApre(e)ndendo o sexo : internet, sexualidade e culturas juvenisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173986.pdf.txt001173986.pdf.txtExtracted Texttext/plain858212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262652/2/001173986.pdf.txt10e811e6e456e0cf5e65aad751a1941dMD52ORIGINAL001173986.pdfTexto completoapplication/pdf7093725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262652/1/001173986.pdfaf6974a3980f1e57c849ac3c794377c6MD5110183/2626522024-08-04 06:24:25.304993oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-04T09:24:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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