A Cultura Científica de professores da Educação Básica : a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Norberto Rocha, Jessica, 1988-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621919
Resumo: Orientador: Maria das Graças Conde Caldas
id UNICAMP-30_e8d3856467a509cf8c8cccef584c623a
oai_identifier_str oai::920247
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A Cultura Científica de professores da Educação Básica : a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMGTeachers' Scientific Culture : the experience of distance learning at the Open University of Brazil - UFMGComunicaçãoEducaçãoCultura científicaPercepção pública da ciênciaEnsino de ciênciasCommunicationEducationScientific culturePublic understanding of cienceScience educationOrientador: Maria das Graças Conde CaldasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Para a educação de qualquer pessoa no mundo contemporâneo, é fundamental a noção sobre o que acontece em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), isto é, seus principais resultados, seus métodos, usos, riscos e limitações, bem como os interesses e determinações que governam seus processos e aplicações. Para além da educação formal e da educação científica, a construção de uma Cultura Científica na sociedade também depende de diversos fatores do meio social, que muitas vezes pertencem ao universo do ensino não formal, como o acesso a meios de informação diversos, a centros de ciência e cultura, a espaços de debates cívicos, a opções culturais, como teatro, cinema e feiras, entre outros. A criação do imaginário científico da criança e do jovem é muito influenciada pelo discurso do professor em sala de aula, principalmente pela forma como este relata, aborda e discute temas ligados à CT&I, pelo material didático utilizado e pelo valor que dá às atividades fora da sala de aula, como visitas a museus, jardins botânicos e feiras de ciências, entre outras atividades. Por esse motivo, o presente estudo objetivou identificar e analisar a Cultura Científica de professores e futuros professores da Educação Básica, alunos do curso de Pedagogia a distância UAB/UFMG, para refletir sobre o processo de formação e desenvolvimento dessa cultura, bem como avaliar suas práticas pedagógicas para o Ensino de Ciências e discussões sobre CT&I. O trabalho, que se configura como Estudo de Caso único (YIN, 2001), inclui pesquisa bibliográfica e documental, análise dos dados quantitativos e qualitativos, coletados a partir da aplicação questionários baseados em pesquisas de Percepção Pública da Ciência e das entrevistas semiestruturadas realizadas com uma estratificação da amostragem geral e a triangulação de informações, dados e evidências. O corpus do estudo é constituído por um universo de 155 cursistas de cinco municípios/polos, do interior de Minas Gerais, do curso de 2011 (Araçuaí, Campos Gerais, Formiga, Governador Valadares e Teófilo Otoni). Os resultados do trabalho apontam que existe interligação e interdependência dos oito anéis da Cultura Científica do professor (modelo criado pela pesquisa), sendo eles: Perfil sociodemográfico; Cultura, leitura e espaços científico-culturais; Assuntos de interesse; Hábitos informativos; Informação científica; Participação em assuntos de CT&I; Imaginário sobre CT&I e sobre o cientista; e Prática pedagógica. A pesquisa revela, ainda, que existem lacunas de aparelhos culturais e de acesso à informação de qualidade nas regiões onde mora esse público, com prejuízos importantes na formação científica e cultural e na prática pedagógica dos professores. A maioria dos professores considera importante o uso da mídia na sala de aula como recurso didático motivador do aprendizado, porém acreditam que as notícias de CT&I têm uma linguagem complexa e de difícil entendimento. Ficam, também, patentes, as expectativas não contempladas no curso, principalmente sobre didática na sala de aula, como exemplos de como proceder em diferentes situações e sobre quais recursos paradidáticos podem ser utilizados para dinamizar as aulas. A partir deste trabalho, espera-se abrir caminho para futuras investigações em programas de Divulgação Científica e Cultural e o fortalecimento da área de estudo no paísAbstract: In order to educate anyone in the contemporary world, the notion of what happens in Science, Technology and Innovation (ST&I) is vital, i.e., their main findings, methods, uses, risks and limitations as well as the interests and decisions that govern their processes and applications. Beyond formal education and science education, the building of a Scientific Culture in society also depends on several factors from the social environment, which often belong to the universe of non-formal education, such as access to various means of information, to scientific and cultural centers, to places for civic debates, to cultural offerings, such as theater, cinema, fairs, among others. Therefore, this study aimed to identify and analyze the Scientific Culture of Primary Education teachers and future teachers, both undergraduate students in the Education Course from Universidade Aberta do Brasil (Open University of Brazil - UAB) from UFMG, in order to reflect on the formation of this culture and development process, as well as evaluating their pedagogical practices for science teaching and discussions about ST&I. The study, which is a single case study (YIN, 2001), includes bibliographical and documentary research, quantitative and qualitative analysis of the data collected from the questionnaires based on Public Understanding of Science models and from the semistructured interviews conducted with a stratified sample of the research public and crossed analysis between the data collected and evidence. The study corpus consists of 155 course participants, from the 2011 course, from five towns, in Minas Gerais (Araçuaí, Campos Gerais, Formiga, Governador Valadares e Teófilo Otoni). The results show that there is an interconnectedness and an interdependence between the eight rings of Teachers' Scientific Culture (model created by research), as follows: sociodemographic characteristics, culture, reading and access to places of science and culture; main issues of interest; informative habits; scientific information; participation in ST&I issues; imaginary on ST&I and on the scientist; and pedagogical practice. It also reveals that there are gaps on cultural offers and on the access to qualified information in the regions where this public lives, with significant losses in the teachers' scientific and cultural formation and pedagogical practices. Most teachers consider important to use media in the classroom as a teaching resource which motivates learning, but they also believe that the ST&I news are complex and difficult to understand. It is also evident that are expectations not covered in the course, mainly about didactics in the classroom, such as examples of what to do in different situations, and what paradidactic resources can be used to boost classes. From this research, it is expected to strengthen future research programs on Scientific and Cultural Communication study area in the countryMestradoDivulgação Científica e CulturalMestra em Divulgação Científica e Cultural[s.n.]Caldas, Maria das Graças Conde, 1948-Vogt, Carlos AlbertoCaro, Carmen deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Divulgação Científica e CulturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNorberto Rocha, Jessica, 1988-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf264 p. : il. + 1 CD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621919NORBERTO ROCHA, Jessica. A Cultura Científica de professores da Educação Básica: a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG. 2013. 264 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621919. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920247porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:13:13Zoai::920247Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:13:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Cultura Científica de professores da Educação Básica : a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG
Teachers' Scientific Culture : the experience of distance learning at the Open University of Brazil - UFMG
title A Cultura Científica de professores da Educação Básica : a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG
spellingShingle A Cultura Científica de professores da Educação Básica : a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG
Norberto Rocha, Jessica, 1988-
Comunicação
Educação
Cultura científica
Percepção pública da ciência
Ensino de ciências
Communication
Education
Scientific culture
Public understanding of cience
Science education
title_short A Cultura Científica de professores da Educação Básica : a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG
title_full A Cultura Científica de professores da Educação Básica : a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG
title_fullStr A Cultura Científica de professores da Educação Básica : a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG
title_full_unstemmed A Cultura Científica de professores da Educação Básica : a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG
title_sort A Cultura Científica de professores da Educação Básica : a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG
author Norberto Rocha, Jessica, 1988-
author_facet Norberto Rocha, Jessica, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldas, Maria das Graças Conde, 1948-
Vogt, Carlos Alberto
Caro, Carmen de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Norberto Rocha, Jessica, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Educação
Cultura científica
Percepção pública da ciência
Ensino de ciências
Communication
Education
Scientific culture
Public understanding of cience
Science education
topic Comunicação
Educação
Cultura científica
Percepção pública da ciência
Ensino de ciências
Communication
Education
Scientific culture
Public understanding of cience
Science education
description Orientador: Maria das Graças Conde Caldas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621919
NORBERTO ROCHA, Jessica. A Cultura Científica de professores da Educação Básica: a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG. 2013. 264 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621919. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621919
identifier_str_mv NORBERTO ROCHA, Jessica. A Cultura Científica de professores da Educação Básica: a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG. 2013. 264 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621919. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
264 p. : il. + 1 CD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189111036116992