Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610433 |
Resumo: | Orientador: Antonio Fernando da Conceição Passos |
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Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no BrasilHiroshima Mon Amour and the critical reception in BrazilResnais, Alain, 1922-. Hiroshima Mon AmourDuras, Marguerite, 1914-1996 - Crítica e interpretaçãoCrítica cinematográfica - BrasilCinema - História - 1960Resnais, Alain - Hiroshima Mon AmourDuras, Marguerite - Critica e interpretaçãoCritical Brazilian cinemaModern CinemaHiroshima Mon AmourOrientador: Antonio Fernando da Conceição PassosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O primeiro longa-metragem de Alain Resnais Hiroshima Mon Amour foi lançado em circuito comercial no Brasil em 1960, ano seguinte a sua estreia na França. O filme causou grande impacto entre a crítica especializada motivando inúmeros artigos em jornais e revistas. É em torno do amplo e rico material produzido pela crítica brasileira, motivada pelas inovações estéticas introduzidas pelo cineasta francês que essa pesquisa se desenvolve. A recepção crítica a Hiroshima Mon Amour irá refletir as transformações pela qual o cinema passava na época, adquirindo importância nos debates em torno do fazer e do pensar cinematográfico.Abstract: The first Alain Resnais feature film, Hiroshima Mon Amour was issued in commercial circuit in Brazil in 1960, the year following their debut in France. The film has caused great impact on the specialized criticism motivating many articles in newspapers and magazines. This research embrace the abundant material produced by the Brazilian critic, which was motivated by aesthetic innovations introduced by French filmmaker. The criticizing reception to Hiroshima Mon Amour will reflect the changes that went through the cinema at the time, gaining importance in debates around the making and cinematographic thought.DoutoradoMultimeiosDoutor em Multimeios[s.n.]Passos, Antônio Fernando da Conceição, 1943-Ramos, Fernão PessoaTeixeira, Francisco ElinaldoAraujo, Luciana Sa Leitão Correa deSantos, Mauricio OliveiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrum, Alessandra Souza Melett2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf248 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610433BRUM, Alessandra Souza Melett. Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no Brasil. 2009. 248 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610433. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469320porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:40:26Zoai::469320Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:40:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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