O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571 |
Resumo: | Orientador: Edison Duarte |
id |
UNICAMP-30_ec2276166cdd76d3d9c6a887201decc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::902184 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive processThe student with visual impairments : analysis of inclusive processInclusão em educaçãoEducação física para deficientesDeficiência visualEstudantes deficientesInclusion in educationAdapted physical educatinVisual impairmentsStudent with disabilityOrientador: Edison DuarteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A inclusão deve ser compreendida como uma experiência subjetiva, dependente das crenças, valores, percepções e experiências da pessoa com deficiência. A inclusão está relacionada com a estruturação de um senso de pertencimento, valor e importância dentro do grupo. No âmbito educacional, a inclusão exige a reestruturação da escola e capacitação profissional continuada para o atendimento das necessidades educacionais visando à aprendizagem e interação social do aluno com deficiência. Este tipo de compreensão exige o estudo da inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência. O presente estudo objetivou investigar a inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência, buscando a sua concepção e percepção de inclusão nas aulas de educação física. A concepção de inclusão está associada com a ideia ou a crença de como a inclusão deve ocorrer nas aulas de educação física, e a percepção consiste na forma como o aluno com deficiência realmente vivencia a inclusão nas aulas de educação física. O estudo pode ser caracterizado como qualitativo, com natureza exploratória, descritiva e analítica. Os participantes do estudo foram selecionados da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual - Laramara, situada no município de São Paulo-SP. Participaram do estudo oito alunos com deficiência visual, cinco do sexo feminino e três do sexo masculino. Os estudantes tinham idade entre 13 e 18 anos (15,3 ±1,9 anos) e cursavam o ensino fundamental ou médio. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com roteiro pré-definido, e anotações de campo. As entrevistas foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo. A concepção de inclusão dos alunos com deficiência visual está vinculada a participação ativa nas atividades propostas nas aulas de educação física, e também com a interação social com seus colegas de classe. Estes fatores atuam de forma indissociável e dependente. No entanto, os alunos com deficiência têm a percepção de não se sentirem incluídos durante nas aulas de educação física devida participação limitada nas atividades e isolamento social do grupo. Neste âmbito, os resultados demonstram que o professor de educação física apresenta um papel fundamental para a percepção de inclusão, bem como a aceitação pelos colegas de classeAbstract: The inclusion must be understood as a subjective experience, dependent on beliefs, values, perceptions and experiences of people with disability. The inclusion is related to a sense of belonging, value and importance within the group. In education, inclusion requires the restructuring of school and continuing professional training to meet the educational needs aimed at learning and social interaction of students with disabilities. Such understanding requires the study of inclusion from the perspective of disabled students. The present study aimed to investigate the inclusion from the perspective of disabled students, seeking its conception and perception of inclusion in physical education classes. The concept of inclusion is associated with the idea or belief as inclusion should occur in the physical education classes, and the perception is the way the disabled student actually experiences the inclusion in physical education classes. The study can be characterized as qualitative, exploratory, descriptive and analytical. Study participants were selected from the Brazilian Association of the Visually Impaired Assistance - Laramara, located in São Paulo-SP. In all, eight students participated in the study with visual impairment, five females and three males. The students were aged between 13 and 18 years (15.3 ± 1.9 years) were enrolled in elementary or high school. Were conducted semi-structured interviews with pre-defined, and field notes were taken. The interviews were analyzed according to the method of content analysis. The concept of inclusion of students with visual impairment is linked to active participation in the proposed activities in physical education classes, and also with the social interaction with their classmates. These factors act so inseparable and dependent. However, students with disabilities have the sense not to feel included during physical education classes because of limited participation in activities and social isolation groupDoutoradoAtividade Física AdaptadaDoutor em Educação Física[s.n.]Duarte, Edison, 1955-Caiado, Katia Regina MorenoAlmeida, José Júlio Gavião deGorla, José IrineuMunster, Mey de Abreu vanUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Maria Luiza Tanure, 1981-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf77 f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571ALVES, Maria Luiza Tanure. O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física: análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process. 2013. 77 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/902184porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:53:42Zoai::902184Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:53:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process The student with visual impairments : analysis of inclusive process |
title |
O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process |
spellingShingle |
O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process Alves, Maria Luiza Tanure, 1981- Inclusão em educação Educação física para deficientes Deficiência visual Estudantes deficientes Inclusion in education Adapted physical educatin Visual impairments Student with disability |
title_short |
O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process |
title_full |
O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process |
title_fullStr |
O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process |
title_full_unstemmed |
O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process |
title_sort |
O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process |
author |
Alves, Maria Luiza Tanure, 1981- |
author_facet |
Alves, Maria Luiza Tanure, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Edison, 1955- Caiado, Katia Regina Moreno Almeida, José Júlio Gavião de Gorla, José Irineu Munster, Mey de Abreu van Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Luiza Tanure, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão em educação Educação física para deficientes Deficiência visual Estudantes deficientes Inclusion in education Adapted physical educatin Visual impairments Student with disability |
topic |
Inclusão em educação Educação física para deficientes Deficiência visual Estudantes deficientes Inclusion in education Adapted physical educatin Visual impairments Student with disability |
description |
Orientador: Edison Duarte |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571 ALVES, Maria Luiza Tanure. O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física: análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process. 2013. 77 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571 |
identifier_str_mv |
ALVES, Maria Luiza Tanure. O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física: análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process. 2013. 77 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/902184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 77 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189092726931456 |