O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571
Resumo: Orientador: Edison Duarte
id UNICAMP-30_ec2276166cdd76d3d9c6a887201decc8
oai_identifier_str oai::902184
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive processThe student with visual impairments : analysis of inclusive processInclusão em educaçãoEducação física para deficientesDeficiência visualEstudantes deficientesInclusion in educationAdapted physical educatinVisual impairmentsStudent with disabilityOrientador: Edison DuarteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A inclusão deve ser compreendida como uma experiência subjetiva, dependente das crenças, valores, percepções e experiências da pessoa com deficiência. A inclusão está relacionada com a estruturação de um senso de pertencimento, valor e importância dentro do grupo. No âmbito educacional, a inclusão exige a reestruturação da escola e capacitação profissional continuada para o atendimento das necessidades educacionais visando à aprendizagem e interação social do aluno com deficiência. Este tipo de compreensão exige o estudo da inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência. O presente estudo objetivou investigar a inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência, buscando a sua concepção e percepção de inclusão nas aulas de educação física. A concepção de inclusão está associada com a ideia ou a crença de como a inclusão deve ocorrer nas aulas de educação física, e a percepção consiste na forma como o aluno com deficiência realmente vivencia a inclusão nas aulas de educação física. O estudo pode ser caracterizado como qualitativo, com natureza exploratória, descritiva e analítica. Os participantes do estudo foram selecionados da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual - Laramara, situada no município de São Paulo-SP. Participaram do estudo oito alunos com deficiência visual, cinco do sexo feminino e três do sexo masculino. Os estudantes tinham idade entre 13 e 18 anos (15,3 ±1,9 anos) e cursavam o ensino fundamental ou médio. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com roteiro pré-definido, e anotações de campo. As entrevistas foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo. A concepção de inclusão dos alunos com deficiência visual está vinculada a participação ativa nas atividades propostas nas aulas de educação física, e também com a interação social com seus colegas de classe. Estes fatores atuam de forma indissociável e dependente. No entanto, os alunos com deficiência têm a percepção de não se sentirem incluídos durante nas aulas de educação física devida participação limitada nas atividades e isolamento social do grupo. Neste âmbito, os resultados demonstram que o professor de educação física apresenta um papel fundamental para a percepção de inclusão, bem como a aceitação pelos colegas de classeAbstract: The inclusion must be understood as a subjective experience, dependent on beliefs, values, perceptions and experiences of people with disability. The inclusion is related to a sense of belonging, value and importance within the group. In education, inclusion requires the restructuring of school and continuing professional training to meet the educational needs aimed at learning and social interaction of students with disabilities. Such understanding requires the study of inclusion from the perspective of disabled students. The present study aimed to investigate the inclusion from the perspective of disabled students, seeking its conception and perception of inclusion in physical education classes. The concept of inclusion is associated with the idea or belief as inclusion should occur in the physical education classes, and the perception is the way the disabled student actually experiences the inclusion in physical education classes. The study can be characterized as qualitative, exploratory, descriptive and analytical. Study participants were selected from the Brazilian Association of the Visually Impaired Assistance - Laramara, located in São Paulo-SP. In all, eight students participated in the study with visual impairment, five females and three males. The students were aged between 13 and 18 years (15.3 ± 1.9 years) were enrolled in elementary or high school. Were conducted semi-structured interviews with pre-defined, and field notes were taken. The interviews were analyzed according to the method of content analysis. The concept of inclusion of students with visual impairment is linked to active participation in the proposed activities in physical education classes, and also with the social interaction with their classmates. These factors act so inseparable and dependent. However, students with disabilities have the sense not to feel included during physical education classes because of limited participation in activities and social isolation groupDoutoradoAtividade Física AdaptadaDoutor em Educação Física[s.n.]Duarte, Edison, 1955-Caiado, Katia Regina MorenoAlmeida, José Júlio Gavião deGorla, José IrineuMunster, Mey de Abreu vanUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Maria Luiza Tanure, 1981-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf77 f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571ALVES, Maria Luiza Tanure. O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física: análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process. 2013. 77 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/902184porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:53:42Zoai::902184Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:53:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process
The student with visual impairments : analysis of inclusive process
title O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process
spellingShingle O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process
Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
Inclusão em educação
Educação física para deficientes
Deficiência visual
Estudantes deficientes
Inclusion in education
Adapted physical educatin
Visual impairments
Student with disability
title_short O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process
title_full O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process
title_fullStr O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process
title_full_unstemmed O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process
title_sort O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física : análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process
author Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
author_facet Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Edison, 1955-
Caiado, Katia Regina Moreno
Almeida, José Júlio Gavião de
Gorla, José Irineu
Munster, Mey de Abreu van
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão em educação
Educação física para deficientes
Deficiência visual
Estudantes deficientes
Inclusion in education
Adapted physical educatin
Visual impairments
Student with disability
topic Inclusão em educação
Educação física para deficientes
Deficiência visual
Estudantes deficientes
Inclusion in education
Adapted physical educatin
Visual impairments
Student with disability
description Orientador: Edison Duarte
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571
ALVES, Maria Luiza Tanure. O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física: análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process. 2013. 77 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571
identifier_str_mv ALVES, Maria Luiza Tanure. O aluno com deficiência visual nas aulas de educação física: análise do processo inclusivo = The student with visual impairments : analysis of inclusive process. 2013. 77 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619571. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/902184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
77 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189092726931456