Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477 |
Resumo: | Orientador: Fermino Fernandes Sisto |
id |
UNICAMP-30_ec8fd65adc657a48960deb4b4a4f80ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::366197 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação socialFracasso escolarRejeição (Psicologia)SociometriaInteração socialAutoconceitoEscritaFailure schoolRejection (Psychology)SociometrySocial interactionHandwritingSelf conceptOrientador: Fermino Fernandes SistoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve como objetivo verificar as possíveis relações entre dificuldades de aprendizagem em escrita, aceitação e rejeição social e autoconceito social, familiar, escolar e pessoal de crianças de segunda e terceira série do Ensino Fundamental. A pesquisa contou com 543 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos, cursando a segunda e terceira séries do Ensino Fundamental, de quatro escolas públicas de Campinas. Todas as crianças foram avaliadas de acordo com sua dificuldade de aprendizagem em escrita e classificadas de acordo com uma escala de ADAPE (SISTO, 2001). Para avaliação das dificuldades de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social dos sujeitos pesquisados, este estudo contou com três instrumentos. O primeiro, de Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem em Escrita (ADAPE), composto por um texto de 114 palavras. O segundo, uma escala de autoconceito social, familiar, escolar e pessoal, apresentando 52 questões, O teste sociométrico foi o terceiro instrumento, para a constatação do índice de aceitação e rejeição de cada um dos sujeitos de cada classe. Os dados foram submetidos a uma análise estatística de variância e mostraram que, na segunda série, o autoconceito geral, o escolar e o familiar são fatores que se encontram relacionados às dificuldades de aprendizagem em escrita. Já, na terceira, somente o autoconceito escolar e a aceitação social para estudar são fatores significativos, quando relacionados com as dificuldades de aprendizagem em escrita. Sendo assim, o único fator relacionado às dificuldades de aprendizagem em escrita que se apresentou como significativo em ambas as séries foi o autoconceito escolar. Os resultados apontam para o fato de que as crianças, mesmo com dificuldades de aprendizagem para escrever, são aceitas para brincar e que o autoconceito, em situações específicas, pode influenciar em determinadas áreasAbstract: This study aimed to verify the possible relations between learning disabilities in writing skills, social acceptance and rejection, and social, family, scholastic and personal self-concept, for second and third-graders. The survey assessed 543 children, male and female, between 8 and 10 years old, in the second and third grades of four public schools in Campinas. All children were evaluated based on their difficulties in learning writing skills and classified according to ADAPE (SISTO, 2001). Three tools were used to evaluate the subjects¿ learning disabilities in writing skills, self-concept and social acceptance. The first one, Evaluation of Learning Difficulties in Writing (ADAPE), is composed by a 114-word text. The second tool was a scale of social, family, scholastic and personal self-concept with 52 questions. The third tool was the sociometric test, to assess the acceptance and rejection rate of each subject in their classes. The data were submitted to a statistical analysis of variance. They showed that in the second grade the general, scholastic and family self-concepts were closely related to the difficulties in learning writing skills. In the third grade, however, only the scholastic self-concept and the social acceptance when it comes to studying were significant factors related to the difficulties in writing skills. Therefore, the only factor related to learning difficulties in writing skills that was significantly present in both grades was the scholastic self-concept. The results indicate that even children who have difficulties in writing are accepted at playing, and the self-concept in specific situations can influence specific areasDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Noronha, Ana Paula PortoBoruchovitch, EvelyMartinelli, Selma de CássiaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPelissari, Adriana Regina Marques de Souza20062006-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf111p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477PELISSARI, Adriana Regina Marques de Souza. Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social. 2006. 111p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366197porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:30:09Zoai::366197Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:30:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social |
title |
Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social |
spellingShingle |
Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social Pelissari, Adriana Regina Marques de Souza Fracasso escolar Rejeição (Psicologia) Sociometria Interação social Autoconceito Escrita Failure school Rejection (Psychology) Sociometry Social interaction Handwriting Self concept |
title_short |
Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social |
title_full |
Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social |
title_fullStr |
Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social |
title_full_unstemmed |
Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social |
title_sort |
Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social |
author |
Pelissari, Adriana Regina Marques de Souza |
author_facet |
Pelissari, Adriana Regina Marques de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sisto, Fermino Fernandes, 1949- Noronha, Ana Paula Porto Boruchovitch, Evely Martinelli, Selma de Cássia Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelissari, Adriana Regina Marques de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso escolar Rejeição (Psicologia) Sociometria Interação social Autoconceito Escrita Failure school Rejection (Psychology) Sociometry Social interaction Handwriting Self concept |
topic |
Fracasso escolar Rejeição (Psicologia) Sociometria Interação social Autoconceito Escrita Failure school Rejection (Psychology) Sociometry Social interaction Handwriting Self concept |
description |
Orientador: Fermino Fernandes Sisto |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-02-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477 PELISSARI, Adriana Regina Marques de Souza. Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social. 2006. 111p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477. Acesso em: 14 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PELISSARI, Adriana Regina Marques de Souza. Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social. 2006. 111p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 111p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138411477467136 |