Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelissari, Adriana Regina Marques de Souza
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477
Resumo: Orientador: Fermino Fernandes Sisto
id UNICAMP-30_ec8fd65adc657a48960deb4b4a4f80ba
oai_identifier_str oai::366197
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação socialFracasso escolarRejeição (Psicologia)SociometriaInteração socialAutoconceitoEscritaFailure schoolRejection (Psychology)SociometrySocial interactionHandwritingSelf conceptOrientador: Fermino Fernandes SistoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve como objetivo verificar as possíveis relações entre dificuldades de aprendizagem em escrita, aceitação e rejeição social e autoconceito social, familiar, escolar e pessoal de crianças de segunda e terceira série do Ensino Fundamental. A pesquisa contou com 543 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos, cursando a segunda e terceira séries do Ensino Fundamental, de quatro escolas públicas de Campinas. Todas as crianças foram avaliadas de acordo com sua dificuldade de aprendizagem em escrita e classificadas de acordo com uma escala de ADAPE (SISTO, 2001). Para avaliação das dificuldades de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social dos sujeitos pesquisados, este estudo contou com três instrumentos. O primeiro, de Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem em Escrita (ADAPE), composto por um texto de 114 palavras. O segundo, uma escala de autoconceito social, familiar, escolar e pessoal, apresentando 52 questões, O teste sociométrico foi o terceiro instrumento, para a constatação do índice de aceitação e rejeição de cada um dos sujeitos de cada classe. Os dados foram submetidos a uma análise estatística de variância e mostraram que, na segunda série, o autoconceito geral, o escolar e o familiar são fatores que se encontram relacionados às dificuldades de aprendizagem em escrita. Já, na terceira, somente o autoconceito escolar e a aceitação social para estudar são fatores significativos, quando relacionados com as dificuldades de aprendizagem em escrita. Sendo assim, o único fator relacionado às dificuldades de aprendizagem em escrita que se apresentou como significativo em ambas as séries foi o autoconceito escolar. Os resultados apontam para o fato de que as crianças, mesmo com dificuldades de aprendizagem para escrever, são aceitas para brincar e que o autoconceito, em situações específicas, pode influenciar em determinadas áreasAbstract: This study aimed to verify the possible relations between learning disabilities in writing skills, social acceptance and rejection, and social, family, scholastic and personal self-concept, for second and third-graders. The survey assessed 543 children, male and female, between 8 and 10 years old, in the second and third grades of four public schools in Campinas. All children were evaluated based on their difficulties in learning writing skills and classified according to ADAPE (SISTO, 2001). Three tools were used to evaluate the subjects¿ learning disabilities in writing skills, self-concept and social acceptance. The first one, Evaluation of Learning Difficulties in Writing (ADAPE), is composed by a 114-word text. The second tool was a scale of social, family, scholastic and personal self-concept with 52 questions. The third tool was the sociometric test, to assess the acceptance and rejection rate of each subject in their classes. The data were submitted to a statistical analysis of variance. They showed that in the second grade the general, scholastic and family self-concepts were closely related to the difficulties in learning writing skills. In the third grade, however, only the scholastic self-concept and the social acceptance when it comes to studying were significant factors related to the difficulties in writing skills. Therefore, the only factor related to learning difficulties in writing skills that was significantly present in both grades was the scholastic self-concept. The results indicate that even children who have difficulties in writing are accepted at playing, and the self-concept in specific situations can influence specific areasDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Noronha, Ana Paula PortoBoruchovitch, EvelyMartinelli, Selma de CássiaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPelissari, Adriana Regina Marques de Souza20062006-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf111p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477PELISSARI, Adriana Regina Marques de Souza. Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social. 2006. 111p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366197porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:30:09Zoai::366197Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:30:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social
title Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social
spellingShingle Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social
Pelissari, Adriana Regina Marques de Souza
Fracasso escolar
Rejeição (Psicologia)
Sociometria
Interação social
Autoconceito
Escrita
Failure school
Rejection (Psychology)
Sociometry
Social interaction
Handwriting
Self concept
title_short Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social
title_full Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social
title_fullStr Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social
title_full_unstemmed Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social
title_sort Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social
author Pelissari, Adriana Regina Marques de Souza
author_facet Pelissari, Adriana Regina Marques de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sisto, Fermino Fernandes, 1949-
Noronha, Ana Paula Porto
Boruchovitch, Evely
Martinelli, Selma de Cássia
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelissari, Adriana Regina Marques de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Rejeição (Psicologia)
Sociometria
Interação social
Autoconceito
Escrita
Failure school
Rejection (Psychology)
Sociometry
Social interaction
Handwriting
Self concept
topic Fracasso escolar
Rejeição (Psicologia)
Sociometria
Interação social
Autoconceito
Escrita
Failure school
Rejection (Psychology)
Sociometry
Social interaction
Handwriting
Self concept
description Orientador: Fermino Fernandes Sisto
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477
PELISSARI, Adriana Regina Marques de Souza. Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social. 2006. 111p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PELISSARI, Adriana Regina Marques de Souza. Dificuldade de aprendizagem em escrita, autoconceito e aceitação social. 2006. 111p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
111p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138411477467136