O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo : reformas neoliberais, consentimento e resistência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6745 |
Resumo: | Orientador: Sávio Machado Cavalcante |
id |
UNICAMP-30_eca4df064e28614d4b55b4439b3f9f2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1256686 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo : reformas neoliberais, consentimento e resistênciaThe teaching work in the public school system of the state of São Paulo : neoliberal reforms, consent and resistanceTrabalho docenteNeoliberalismoEducação e Estado - São Paulo (Estado)Teaching workNeoliberalismEducation and state - São Paulo (State)Orientador: Sávio Machado CavalcanteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta tese tem por objeto os efeitos de políticas educacionais neoliberais no cotidiano escolar e a forma como moldam as experiências de professoras e professores. As medidas aqui examinadas estão ligadas - principal, mas não exclusivamente ao Projeto Educação Compromisso de São Paulo. Consideramos que essas políticas são parte de um processo de décadas de avanço do capital (e seus agentes) sobre o bem público, de disputa do empresariado para o controle da concepção, formulação e fiscalização da implementação das políticas públicas, o que ocorreu em distintas etapas de aplicação deste modelo de educação (e sociedade). Como técnicas de pesquisa, foram realizadas: revisão bibliográfica, comparação com modelos de reforma nos EUA, balanços quantitativos do magistério da rede pública estadual paulista (especialmente nas cidades de Sumaré e Hortolândia) e realização de entrevistas com caráter etnográfico que buscaram apreender as formas de consentimento, coerção e resistências a nível de escola, protagonizadas por docentes. Entre os principais resultados, destacamos o caráter contraditório do processo: apesar da intensa propaganda e recursos dispendidos para o convencimento das/os professoras/es sobre os supostos benefícios dessas políticas, o que encontra é, por um lado, consentimento (ativo ou passivo, mesmo que parciais), por outro, docentes manifestam e elaboram diversas formas de obstáculo e resistência a esse processo de dominaçãoAbstract: This thesis is about the effects of neoliberal educational policies on everyday school life and how they shape the experiences of teachers. The measures examined here are linked - primarily, but not exclusively - to the Projeto Educação Compromisso de São Paulo. We consider that these policies are part of a decades-long process of advance of capital (and its agents) over the public good, of dispute of the business class for control of the conception, formulation, and oversight of the implementation of public policies. The research techniques used included: a bibliographic review, comparison with reform models in the USA, quantitative assessments of the public school system in São Paulo (especially in the cities of Sumaré and Hortolândia) and ethnographic interviews that sought to understand the forms of consent, coercion and resistance at the school level, led by teachers. Among the main results, we highlight the contradictory character of the process: despite the intense propaganda and resources spent to convince the teachers about the supposed benefits of these policies, what we find is, on one hand, consent (active or passive, even if partial); on the other hand, teachers manifest and elaborate several forms of obstacles and resistance to this process of dominationDoutoradoSociologiaDoutor em SociologiaCAPES88887.595413/2020-00[s.n.]Cavalcante, Sávio, 1982-Chaguri, Mariana MiggiolaroKrawczyk, Nora RutGoulart, Débora CristinaTrópia, Patrícia VieiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoimaz, Rodolfo Soares, 1988-20222022-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (430 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6745MOIMAZ, Rodolfo Soares. O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo: reformas neoliberais, consentimento e resistência. 2022. 1 recurso online (430 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6745. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1256686porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-07T10:13:29Zoai::1256686Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-07T10:13:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo : reformas neoliberais, consentimento e resistência The teaching work in the public school system of the state of São Paulo : neoliberal reforms, consent and resistance |
title |
O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo : reformas neoliberais, consentimento e resistência |
spellingShingle |
O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo : reformas neoliberais, consentimento e resistência Moimaz, Rodolfo Soares, 1988- Trabalho docente Neoliberalismo Educação e Estado - São Paulo (Estado) Teaching work Neoliberalism Education and state - São Paulo (State) |
title_short |
O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo : reformas neoliberais, consentimento e resistência |
title_full |
O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo : reformas neoliberais, consentimento e resistência |
title_fullStr |
O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo : reformas neoliberais, consentimento e resistência |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo : reformas neoliberais, consentimento e resistência |
title_sort |
O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo : reformas neoliberais, consentimento e resistência |
author |
Moimaz, Rodolfo Soares, 1988- |
author_facet |
Moimaz, Rodolfo Soares, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Sávio, 1982- Chaguri, Mariana Miggiolaro Krawczyk, Nora Rut Goulart, Débora Cristina Trópia, Patrícia Vieira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moimaz, Rodolfo Soares, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Neoliberalismo Educação e Estado - São Paulo (Estado) Teaching work Neoliberalism Education and state - São Paulo (State) |
topic |
Trabalho docente Neoliberalismo Educação e Estado - São Paulo (Estado) Teaching work Neoliberalism Education and state - São Paulo (State) |
description |
Orientador: Sávio Machado Cavalcante |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-09-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6745 MOIMAZ, Rodolfo Soares. O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo: reformas neoliberais, consentimento e resistência. 2022. 1 recurso online (430 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6745. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6745 |
identifier_str_mv |
MOIMAZ, Rodolfo Soares. O trabalho docente na rede pública de ensino do estado de São Paulo: reformas neoliberais, consentimento e resistência. 2022. 1 recurso online (430 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6745. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1256686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (430 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189185857257472 |