Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ricardo Guilherme Monteiro de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611148
Resumo: Orientador: Heloisa Helena Baldy dos Reis
id UNICAMP-30_f089b7c40d442b11756b5278c4b20ba1
oai_identifier_str oai::475231
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no BrasilThe discontinuation of sponsorship in football clubs in BrazilFutebol - BrasilMarketing esportivoPatrocinio esportivoFootball - BrazilSports marketingSports sponsorshipOrientador: Heloisa Helena Baldy dos ReisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O tema definido para essa dissertação procura mostrar as condições atuais dos clubes de futebol e a sua relação com empresas patrocinadoras. Dentre os objetivos específicos, pretendemos identificar, junto aos patrocinadores de clubes de futebol, as vantagens e desvantagens analisadas no patrocínio; identificar, junto aos patrocinadores de clubes de futebol, o retorno de investimento após o término de contrato com um clube de futebol; identificar, junto aos patrocinadores de clubes de futebol, quais as ações realizadas durante o contrato com os clubes para aumento da visibilidade de sua marca e como são implementadas; identificar os fatores relevantes que fazem com que os patrocinadores esportivos não renovem seu contrato junto aos clubes de futebol; identificar os motivos de troca entre patrocinadores e clubes após o término de contrato de patrocínio esportivo; identificar se a desorganização na gestão de um clube de futebol interfere na descontinuidade de um contrato de patrocínio esportivo; identificar o reconhecimento por parte dos executivos de empresas dos riscos relacionados ao patrocínio esportivo e como enfrentar estas contingências. O desenvolvimento da dissertação se inicia em seu primeiro capítulo com algumas idéias e conceitos do marketing esportivo, mostrando o desenvolvimento e crescimento do marketing esportivo no Brasil e no mundo. No segundo capítulo, abordo o patrocínio esportivo, que mostra os efeitos e benefícios que essa ação pode gerar ao ser bem administrado, através de análises de retorno do investimento realizado pelas empresas patrocinadoras. Nos capítulos seguintes, serão apresentados os dados coletados por meio de entrevistas com as empresas patrocinadoras de clubes de futebol no Brasil e com os respectivos clubes patrocinados, com o objetivo de entender os motivos de uma descontinuidade, quais os impactos gerados e uma análise comparativa entre as respostas dessas empresas, podendo confirmar ou não as hipóteses levantadas durante a dissertação.Abstract: The subject chosen for this dissertation tries to show the current conditions of the football clubs and their relationship with sponsors. Among the specific objectives to be identified, together with the sponsors of football clubs, the advantages and disadvantages discussed in sponsorship, identify with sponsors of football clubs, the return on investment after completion of contract with a football club, to identify, with sponsors of football clubs, including the actions taken during the contract with the clubs to increase the visibility of your brand and how they are implemented, identify relevant factors that make sports sponsors not to renew his contract with the club football; identify the reasons for exchange between sponsors and clubs after the end of the sponsorship contract, identifying the disorganization in the management of a football club discontinuity interferes with a contract of sports sponsorship, to identify the recognition by corporate executives risks related to sports sponsorship and how to deal with these contingencies. The development of the dissertation starts in his first chapter with some ideas and concepts of sports marketing, showing the development and growth of sports marketing in Brazil and the world. In the second chapter, I discuss sports sponsorship, which shows the effects and benefits that this action may cause to be well managed through analysis of return on investment for sponsors. In the following chapters will present the data collected through interviews with the sponsors of football clubs in Brazil and its sponsored clubs, in order to understand the motives of a discontinuity, which the impacts and a comparative analysis replies from these companies and can confirm or refute the hypotheses for the dissertation.MestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Reis, Heloisa Helena Baldy dos, 1965-Proni, Marcelo WeishauptAmaral, Silvia Cristina FrancoDaolio, JocimarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Ricardo Guilherme Monteiro de2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf163 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611148ALMEIDA, Ricardo Guilherme Monteiro de. Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil. 2009. 163 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611148. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/475231porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:45:13Zoai::475231Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:45:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil
The discontinuation of sponsorship in football clubs in Brazil
title Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil
spellingShingle Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil
Almeida, Ricardo Guilherme Monteiro de
Futebol - Brasil
Marketing esportivo
Patrocinio esportivo
Football - Brazil
Sports marketing
Sports sponsorship
title_short Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil
title_full Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil
title_fullStr Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil
title_full_unstemmed Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil
title_sort Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil
author Almeida, Ricardo Guilherme Monteiro de
author_facet Almeida, Ricardo Guilherme Monteiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Heloisa Helena Baldy dos, 1965-
Proni, Marcelo Weishaupt
Amaral, Silvia Cristina Franco
Daolio, Jocimar
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ricardo Guilherme Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol - Brasil
Marketing esportivo
Patrocinio esportivo
Football - Brazil
Sports marketing
Sports sponsorship
topic Futebol - Brasil
Marketing esportivo
Patrocinio esportivo
Football - Brazil
Sports marketing
Sports sponsorship
description Orientador: Heloisa Helena Baldy dos Reis
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611148
ALMEIDA, Ricardo Guilherme Monteiro de. Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil. 2009. 163 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611148. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611148
identifier_str_mv ALMEIDA, Ricardo Guilherme Monteiro de. Analise da descontinuidade do patrocinio esportivo em clubes de futebol no Brasil. 2009. 163 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611148. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/475231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
163 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189022331830272