Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822 |
Resumo: | Orientador: Maria Irma Hadler Coudry |
id |
UNICAMP-30_f0a5e4451f952a0c554de2b187cba89e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::95002 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogicaAnálise linguística (Linguística)Prática de ensinoOrientador: Maria Irma Hadler CoudryDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação tem o objetivo de tentar estabelecer uma relação entre processos cognitivos superiores, tais como percepção, atenção e memória, e a aprendizagem de leitura e escrita, A relação que se pretende estabelecer, por sua vez, será abordada sob o prisma da prática pedagógica, ou seja, que tipo de atividades escolares criam condições, ou não, para a elaboração de conhecimentos pela criança, resultando, pois, em mudanças qualitativas em sua cognição. Para tanto, foi realizado um estágio de observação de um grupo de alunos de 1ª. série, ao longo de dois anos escolares, ou seja, até o final da 2ª. série, na Escola Comunitária de Campinas. A ida à sala de aula foi uma decisão metodológica que possibilitou acompanhar a maneira como são conduzidas as atividades de leitura e produção de textos neste contexto específico, e a observação, não só do desempenho dos alunos, mas, também das falas e atitudes das professoras que interagiram com eles nesses dois anos, forneceu-me subsídios para refletir sobre alguns aspectos da prática pedagógica, que, como já foi mencionado, podem promover a elaboração de conhecimentos. Quanto aos aspectos neuropsicológicos tematizados nesta dissertação, convém notar que não foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos processos de percepção, atenção e memória, sendo que a perspectiva teórica de desenvolvimento cognitivo assumida neste trabalho baseia-se nas obras do neuropsicólogo A. R. Luria. No que se refere aos aspectos da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, estes são discutidos com base em algumas idéias centrais da teoria de Vygotsky, dada a pertinência de suas contribuições para os propósitos desta dissertação, ao ressaltar a importância do contexto sócio-cultural em que criança está inseri- da, incluindo-se aí suas interações com os adultos, como fatores que afetam seu processo de elaboração de conhecimentosAbstract: The present work has the purpose of establishing a relationship between higher cognitive processes, such as perception, attention and memory and written language learning. This relationship will be approached through the perspective of educational practices, that is to say, what kind of classroom activities may create possibilities, or not, for the acquisition of knowledge. The data contained in this work was collected during two school years, from the beginning of the first grade until the end of the second, in a private school of Campinas. The experience inside the classroom made it possible to investigate how reading and writing activities are carried on in this specific context. The observation, not only of the pupils' performance, but also the teachers' attitudes and discourse, provided the conditions to think about some aspects of the educational practices that may affect knowledge acquisition, as it was mentioned before. When it concern the neuropsychological aspects discussed in this dissertation, it is important to remark that the theoretical perspective of cognitive development assumed here is based mainly on the concepts developed by A.R.Luria. In respect to the relationship between learning and development also presented in this work, they are based on some central ideas of Vygotsky's theory, given the property, to our purposes, of his considerations concerning the importance of the social and cultural context in which the child lives, including here her interactions with adult subjects, as elements that may contribute to her knowledge acquisitionMestradoMestre em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Abaurre, Maria Bernadete MarquesSmolka, Ana Luiza BustamanteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAguiar, Ana Cristina de19951995-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf104f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822AGUIAR, Ana Cristina de. Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica. 1995. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95002porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:21:45Zoai::95002Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:21:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica |
title |
Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica |
spellingShingle |
Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica Aguiar, Ana Cristina de Análise linguística (Linguística) Prática de ensino |
title_short |
Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica |
title_full |
Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica |
title_fullStr |
Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica |
title_sort |
Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica |
author |
Aguiar, Ana Cristina de |
author_facet |
Aguiar, Ana Cristina de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coudry, Maria Irma Hadler, 1949- Abaurre, Maria Bernadete Marques Smolka, Ana Luiza Bustamante Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Ana Cristina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise linguística (Linguística) Prática de ensino |
topic |
Análise linguística (Linguística) Prática de ensino |
description |
Orientador: Maria Irma Hadler Coudry |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-08-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822 AGUIAR, Ana Cristina de. Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica. 1995. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822. Acesso em: 27 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822 |
identifier_str_mv |
AGUIAR, Ana Cristina de. Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica. 1995. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822. Acesso em: 27 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 104f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1825951520794869760 |