Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ana Cristina de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822
Resumo: Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
id UNICAMP-30_f0a5e4451f952a0c554de2b187cba89e
oai_identifier_str oai::95002
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogicaAnálise linguística (Linguística)Prática de ensinoOrientador: Maria Irma Hadler CoudryDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação tem o objetivo de tentar estabelecer uma relação entre processos cognitivos superiores, tais como percepção, atenção e memória, e a aprendizagem de leitura e escrita, A relação que se pretende estabelecer, por sua vez, será abordada sob o prisma da prática pedagógica, ou seja, que tipo de atividades escolares criam condições, ou não, para a elaboração de conhecimentos pela criança, resultando, pois, em mudanças qualitativas em sua cognição. Para tanto, foi realizado um estágio de observação de um grupo de alunos de 1ª. série, ao longo de dois anos escolares, ou seja, até o final da 2ª. série, na Escola Comunitária de Campinas. A ida à sala de aula foi uma decisão metodológica que possibilitou acompanhar a maneira como são conduzidas as atividades de leitura e produção de textos neste contexto específico, e a observação, não só do desempenho dos alunos, mas, também das falas e atitudes das professoras que interagiram com eles nesses dois anos, forneceu-me subsídios para refletir sobre alguns aspectos da prática pedagógica, que, como já foi mencionado, podem promover a elaboração de conhecimentos. Quanto aos aspectos neuropsicológicos tematizados nesta dissertação, convém notar que não foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos processos de percepção, atenção e memória, sendo que a perspectiva teórica de desenvolvimento cognitivo assumida neste trabalho baseia-se nas obras do neuropsicólogo A. R. Luria. No que se refere aos aspectos da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, estes são discutidos com base em algumas idéias centrais da teoria de Vygotsky, dada a pertinência de suas contribuições para os propósitos desta dissertação, ao ressaltar a importância do contexto sócio-cultural em que criança está inseri- da, incluindo-se aí suas interações com os adultos, como fatores que afetam seu processo de elaboração de conhecimentosAbstract: The present work has the purpose of establishing a relationship between higher cognitive processes, such as perception, attention and memory and written language learning. This relationship will be approached through the perspective of educational practices, that is to say, what kind of classroom activities may create possibilities, or not, for the acquisition of knowledge. The data contained in this work was collected during two school years, from the beginning of the first grade until the end of the second, in a private school of Campinas. The experience inside the classroom made it possible to investigate how reading and writing activities are carried on in this specific context. The observation, not only of the pupils' performance, but also the teachers' attitudes and discourse, provided the conditions to think about some aspects of the educational practices that may affect knowledge acquisition, as it was mentioned before. When it concern the neuropsychological aspects discussed in this dissertation, it is important to remark that the theoretical perspective of cognitive development assumed here is based mainly on the concepts developed by A.R.Luria. In respect to the relationship between learning and development also presented in this work, they are based on some central ideas of Vygotsky's theory, given the property, to our purposes, of his considerations concerning the importance of the social and cultural context in which the child lives, including here her interactions with adult subjects, as elements that may contribute to her knowledge acquisitionMestradoMestre em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Abaurre, Maria Bernadete MarquesSmolka, Ana Luiza BustamanteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAguiar, Ana Cristina de19951995-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf104f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822AGUIAR, Ana Cristina de. Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica. 1995. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95002porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:21:45Zoai::95002Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:21:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica
title Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica
spellingShingle Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica
Aguiar, Ana Cristina de
Análise linguística (Linguística)
Prática de ensino
title_short Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica
title_full Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica
title_fullStr Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica
title_full_unstemmed Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica
title_sort Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica
author Aguiar, Ana Cristina de
author_facet Aguiar, Ana Cristina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Abaurre, Maria Bernadete Marques
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Ana Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise linguística (Linguística)
Prática de ensino
topic Análise linguística (Linguística)
Prática de ensino
description Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822
AGUIAR, Ana Cristina de. Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica. 1995. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822. Acesso em: 27 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822
identifier_str_mv AGUIAR, Ana Cristina de. Considerações sobre os aspectos neuropsicologicos da aprendizagem de leitura e escrita e a pratica pedagogica. 1995. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582822. Acesso em: 27 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/95002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
104f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1825951520794869760