A educação física na educação infantil e as relações de gênero : educando crianças ou meninos e meninas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Marina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613191
Resumo: Orientador: Helena Altmann
id UNICAMP-30_f1417197df2ea0e5dc92dd36ae0e8546
oai_identifier_str oai::776384
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação física na educação infantil e as relações de gênero : educando crianças ou meninos e meninas?Physical education in the kindergarten and the relations of gender : educating children or boys and girls?Educação físicaEducação infantilEscolasRelações de gêneroPhysical educationGenderUpbringingSchoolOrientador: Helena AltmannDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Esta pesquisa trata das relações de gênero estabelecidas entre professor/a e alunos/as nas aulas de Educação Física dentro de escolas de Educação Infantil. Para a realização de tal, foram feitas observações de aulas de um professor e uma professora, ambos graduados em Educação Física, que lecionam em escolas públicas no município de Vinhedo, interior do estado de São Paulo. Em meio às observações, foi realizada uma entrevista com esses mesmos docentes, a fim de relacioná-la com suas práticas na rotina escolar. Focalizando trechos da aula e da entrevista do e da docente que deixem transparecer aspectos relacionados à categoria gênero, busco analisar de que forma tais situações podem colaborar para reforçar ou romper paradigmas sociais que classificam e hierarquizam homens e mulheres, meninos e meninas. Veremos que dentro da especificidade de cada um, as diferentes formas de trabalho entre a professora e o professor caracterizam expectativas e incentivos distintos para meninos e meninas, apresentam formas variadas de lidar com o sucesso ou o fracasso de um e outro gênero e como outros aspectos tais quais falas e gestos são efetivos na produção de comportamentos. Procuro assim refletir sobre os modos como o professor e a professora interferem e produzem significações nas relações de gênero durante suas aulas. Pensando na escola como o primeiro momento coletivo de educação, torna-se fundamental identificar como acontecem essas relações no interior da instituição escolar para refletirmos sobre ações acerca da igualdade de gênero e buscar extinguir práticas sexistasAbstract: This research deals of the relations of sort established between teachers and pupils in the lessons of Physical Education inside of schools of Infantile Education. For the accomplishment of such, comments of lessons of a teacher man and a teacher woman had been made, both graduated Physical Education, that teach in public schools in the city of Vinhedo, interior of the state of São Paulo. In way to the comments, an interview with these was carried through same professors, in order to relate it with its practical in the pertaining to school routine. Focusing stretches of the lesson and the interview of and the professor that leave to be transparent aspects related to the category sort, I search to analyze of that it forms such situations can collaborate to strengthen or to breach social paradigms that men and women, boys and girls classify and classify. We will see that inside of the particularity of each one, the different forms of work between the teacher woman and the teacher man characterize expectations and distinct incentives for boys and girls, present varied forms to deal with the success or the failure of one and another sort and as other aspects such which you speak and gestures are effective in the production of behaviors. I thus look for to reflect on the ways as the teacher man and the teacher woman intervenes and produces meanings in the sort relations during its lessons. Thinking about the school as the first collective moment of education, one becomes basic to identify as these relations in the interior of the pertaining to school institution happen to reflect on action concerning the sort equality and to search to extinguish practical that they differentiate the sexMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Altmann, Helena, 1973-Ribeiro, Claudia MariaAmaral, Silvia Cristina FrancoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMariano, Marina2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf134 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613191MARIANO, Marina. A educação física na educação infantil e as relações de gênero: educando crianças ou meninos e meninas?. 2010. 134 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613191. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/776384porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:01:29Zoai::776384Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:01:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física na educação infantil e as relações de gênero : educando crianças ou meninos e meninas?
Physical education in the kindergarten and the relations of gender : educating children or boys and girls?
title A educação física na educação infantil e as relações de gênero : educando crianças ou meninos e meninas?
spellingShingle A educação física na educação infantil e as relações de gênero : educando crianças ou meninos e meninas?
Mariano, Marina
Educação física
Educação infantil
Escolas
Relações de gênero
Physical education
Gender
Upbringing
School
title_short A educação física na educação infantil e as relações de gênero : educando crianças ou meninos e meninas?
title_full A educação física na educação infantil e as relações de gênero : educando crianças ou meninos e meninas?
title_fullStr A educação física na educação infantil e as relações de gênero : educando crianças ou meninos e meninas?
title_full_unstemmed A educação física na educação infantil e as relações de gênero : educando crianças ou meninos e meninas?
title_sort A educação física na educação infantil e as relações de gênero : educando crianças ou meninos e meninas?
author Mariano, Marina
author_facet Mariano, Marina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Altmann, Helena, 1973-
Ribeiro, Claudia Maria
Amaral, Silvia Cristina Franco
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação infantil
Escolas
Relações de gênero
Physical education
Gender
Upbringing
School
topic Educação física
Educação infantil
Escolas
Relações de gênero
Physical education
Gender
Upbringing
School
description Orientador: Helena Altmann
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613191
MARIANO, Marina. A educação física na educação infantil e as relações de gênero: educando crianças ou meninos e meninas?. 2010. 134 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613191. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613191
identifier_str_mv MARIANO, Marina. A educação física na educação infantil e as relações de gênero: educando crianças ou meninos e meninas?. 2010. 134 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613191. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/776384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
134 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189040018161664