Modos de ensinar a ler e a escrever : alfabetização como uma prática cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolazzo, Mariana, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636454
Resumo: Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
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spelling Modos de ensinar a ler e a escrever : alfabetização como uma prática culturalWays of teaching to read and writing : literacy as a cultural practiceAlfabetizaçãoPrática culturalProfessores alfabetizadoresCotidiano escolarLiteracyCultural practiceTeacherDaily schoolOrientador: Norma Sandra de Almeida FerreiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Assumindo como linha argumentativa a compreensão da alfabetização como uma prática cultural, este trabalho, tendo como referencial teórico-metodológico os estudos da História Cultural, buscou relatar e analisar a prática docente de uma professora alfabetizadora que é considerada representativa da comunidade da qual participa. Por meio de pesquisa de campo realizada no ano de 2016, foram reunidos materiais escolares, cenas de aulas registradas em caderno de campo e diálogos com a professora que se constituíram como fontes materiais da pesquisa, configurada como um estudo de caso. O objetivo foi investigar como as práticas docentes cotidianas se constituem em sua capacidade inventiva de produzir sentidos na tensão entre o que aos professores é destinado e o que eles realizam em sua sala de aula. Assim, o par "disciplina e invenção", juntamente com os conceitos de representação, apropriação e práticas culturais trabalhados por Chartier (1990; 1996; 2004), bem como "táticas e estratégias", memória, relato, operações e ocasião, de Certeau (1985; 2011; 2012) foram essenciais para produzir uma "leitura" analítica da prática docente mais relacionada ao ensino da escrita no 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi necessário recuperar alguns elementos da história da alfabetização no Brasil - de forma sintética mas organizando cronologicamente as disputas entre métodos para alfabetizar, distinções e concepções de alfabetização e letramento e as propostas dos programas de formação de professores - que sinalizam a existência de permanências e rupturas de discursos, propostas, definições e orientações para o trabalho com a alfabetização escolar. Na relação entre os elementos disciplinadores e a atuação singular da professora, buscamos compreender como as práticas inventivas são constituídas a partir das bricolagens dos diferentes saberes - vindos da tradição escolar vividos pelos professores enquanto alunos e depois como professores; das formações inicial e continuada; das representações sociais e culturais da imagem do professor; dos sentimentos mobilizados na ação docente; nas trocas entre os pares, entre outros. Percebe-se um hibridismo nos discursos e nas práticas da professora sugerindo que as permanências e rupturas são apropriadas de forma singular pela docente - e pelos demais professores - compondo o que se entende por prática de alfabetização. Entendendo-a - a alfabetização - como uma prática cultural, assume-se que é acessada pelas representações que norteiam os modos de relação com a sociedade e os com objetos culturais ao mesmo tempo em que os sujeitos são guiados pelas singularidades em uma constante produção de sentidos marcados e situados historicamente. Autores como Roger Chartier (1990; 1996; 2004), Anne Marie Chartier (1998; 2009; 2012), Certeau (2011; 2012), Geraldi (2003; 2010; 2011), Mortatti (2000; 2004; 2010; 2013) e Smolka (2008) são os principais referenciais que orientaram a realização da pesquisa e das análisesAbstract: Taking as an argumentative line the understanding of literacy as a cultural practice, this work, having as a theoretical and methodological reference the studies of Cultural History, sought to report and analyze the teaching practice of a literacy teacher who is considered representative of the community in which she participates. Through field research conducted in 2016, school materials were collected, class scenes recorded in a field notebook and dialogues with the teacher that were constituted as material sources of the research, configured as a case study. The objective was to investigate how everyday teaching practices are in their inventive capacity to produce meanings in the tension between what is assigned to teachers and what they do in their classroom. Thus, the pair "discipline and invention", along with the concepts of representation, appropriation and cultural practices worked by Chartier (1990, 1996; 2004), as well as "tactics and strategies", memory, reporting, operations and occasion, of Certeau (1985, 2011, 2012) were essential to produce an analytical "reading" of the teaching practice most related to the teaching of writing in the 1st year of Elementary School. To do so, it was necessary to recover some elements of the history of literacy in Brazil - in a synthetic way, but chronologically organizing disputes between methods for literacy, literacy and literacy conceptions and conceptions, and the proposals of teacher training programs - which indicate the existence of permanences and ruptures of discourses, proposals, definitions and guidelines for work with school literacy. In the relationship between the disciplinary elements and the singular performance of the teacher, we seek to understand how the inventive practices are constituted from the bricolages of the different knowledges - coming from the school tradition lived by the teachers as students and then as teachers; of initial and continuing training; of the social and cultural representations of the image of the teacher; of the feelings mobilized in the teaching action; in exchanges between peers, among others. Hybridism is evident in the teacher's discourses and practices suggesting that the permanences and ruptures are singularly appropriated by the teacher - and by the other teachers - composing what is meant by literacy practice. Understanding it - literacy - as a cultural practice, it is assumed that it is accessed by the representations that guide the modes of relation with the society and the cultural objects at the same time that the subjects are guided by the singularities in a constant production of marked and historically situated. Authors like Roger Chartier (1990, 1996, 2004), Anne Marie Chartier (1998, 2009, 2012), Certeau (2011, 2012), Geraldi (2003, 2010, 2011), Mortatti (2000; Smolka (2008) are the main references that guided the research and analysisDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-Silva, Lilian Lopes Martin daSmolka, Ana Luiza BustamanteGontijo, Claudia Maria MendesGoulart, Ilsa do Carmo VieiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBortolazzo, Mariana, 1987-20192019-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (184 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636454BORTOLAZZO, Mariana. Modos de ensinar a ler e a escrever: alfabetização como uma prática cultural. 2019. 1 recurso online (184 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636454. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1089891Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-16T13:19:28Zoai::1089891Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-07-16T13:19:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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