A construção da coerencia textual em situações de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Edilaine Buin
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603332
Resumo: Orientador: Ingedore G. Villaça Koch, Ines Signorini
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spelling A construção da coerencia textual em situações de ensinoCoesão (Linguística)EnsinoReferência (Linguística)EscritaInteraçãoTextual coherenceTeachingReference (Linguistics)WritingInteractionOrientador: Ingedore G. Villaça Koch, Ines SignoriniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho, que nasceu a partir de dilemas de professores sobre problemas relacionados à escrita de seus alunos, investiga a construção da (in)coerência textual, baseado em diferentes situações de ensino, e partindo do pressuposto de que a coerência textual é construída a partir de processos sócio-cognitivos do sujeito que se encontra em interação. A coesão seqüenciadora e por remissão, mais relacionada às atividades do sujeito, e os processos de referenciação, mais relacionados às atividades do sujeito em interação, entram como elementos responsáveis pela construção da coerência textual. Os dados foram gerados em quatro escolas, sendo duas da rede particular, localizadas em Campinas, e duas da rede pública, localizadas em Vinhedo e Jaguariúna, cidades da região de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Além das produções escritas dos alunos, selecionadas qualitativamente, conta-se com o resgate, em alguns casos, das orientações do professor, mediadas através da escrita. Como o eixo da pesquisa é a construção da coerência textual, não se delimitou uma série escolar específica ¿ os textos, que permitiram uma discussão significativa sobre o tema, são de diferentes escolares, que vão desde a 5ª série do Fundamental II até a 1ª série do Ensino Médio.Cada situação de ensino revelou algum aspecto importante relacionado à construção da coerência textual, como, por exemplo, (i) que a atividade de leitura, incluindo a construção de referentes, pode estar interferindo na coerência de um texto, sendo que aquilo que pode parecer um problema de escrita é, na verdade, um problema de leitura; (ii)que a forma de encaminhar a reescrita do aluno, a partir da valoração dos aspectos microestruturais do texto em detrimento dos macroestruturais, pode contribuir para a incoerência do texto na situação em questão; (iii) que, dependendo do tipo de interação que se estabelece com os alunos, somada ao modo como se encaminha o exercício de escrita, terá influencia significativa na construção de um texto coerente ou não.Todas as situações permitem que se visualizem os textos dos alunos como um ponto em uma teia de relações a ele associadas e a coerência textual, como um elemento que envolve todo esse processo e é por ele determinada. O contraponto entre as diferentes situações de ensino permitiu observar que o mecanismo de produção da coerência textual é o mesmo para alunos com realidades socioeconômicas opostas. Muitas vezes, um grupo parece ter mais facilidade que outro para construir textos considerados coerentes, porque suas práticas de letramento rotineiras coincidem mais com as práticas de letramento requisitadas e valorizadas pela escola. Isso chama a atenção para a importância de se conduzir a transferência de experiências reais ou vicárias para o exercício de produção escrita, a fim de que o aluno produza um texto coerente para a situação a que está integradoAbstract: This research, originated from the teachers¿ dilemmas about the problems of their students¿ writing, aims to investigate the construction of textual (in)coherence based on different teaching situation brought by the pressuposed idea that textual coherence is built from the socio-cognitive processes of the subject in interaction. The sequenced and remission cohesion, more related to the subject¿s activities, and the processes of referenciation, more related to the activities of the subject in interaction, are elements responsible for building the textual coherence. The data were gathered in four schools, two private schools located in Campinas, and two public schools located in Vinhedo and Jaguariúna, in São Paulo State. Besides the students¿ writing productions, selected qualitatively, it is also considered, in some cases, the rescue of the teacher¿s guidance throughout the writing. Once the course of this research is the construction of textual coherence, a specific school grade was not chosen. The texts, which allowed a rich discussion, are from different school grades, ranging from the fifth grade of primary school to the first grade of secondary school. Each teaching situation revealed some important aspect associated to the construction of the textual coherence, such as, for example, (i) that reading activity could be interfering in the cohesion of a text, including the construction of references, once what seems to be a writing problem could be in fact a reading matter; (ii) that the way of leading the rewriting of the student, starting from the value of the micro to macro structural aspects of the text, can contribute to the incoherence of the text; (iii) that depending on the type of interaction that is established among students, added to the way of the writing exercise, there will be or not significant influence on the construction of a coherent text. All situations allow that the students¿ texts could be seen as a point in a web of relations associated to them and to textual coherence, as an element that involves all this process and it is determined by it. The counterpoint among different teaching situations enables us to observe that the mechanism of the textual production is the same for students coming from opposed social economic realities. Several times, a group seems to deal with the construction of texts considered coherent in an easier way because its routinery practices of literacy are closer to the literacy practices required and recognized by the school. This makes us aware of the importance to lead a transference from real or vicarious experiences to the exercise of writing production in order that the student produces a text coherent to the situation to which he is integrated.DoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Koch, Ingedore Grunfeld Villaça, 1933-2018Signorini, Inês, 1951-Ilari, RodolfoGeraldi, WanderleyElias, Vanda Maria da SilvaZamponi, Graziela30-08-2006, Data da Defesa:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 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