Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camplesi, Gelsy Geronima
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585435
Resumo: Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza
id UNICAMP-30_f52a82b0ff8b8a118a2eb69542a41cec
oai_identifier_str oai::121177
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagemPsicologia educacionalDesenvolvimento da aprendizagemCogniçãoDisturbios da aprendizagemOrientador: Maria Thereza Costa Coelho de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho, foi investigar as estruturas cognitivas, utilizando provas operatórias em crianças com a queixa de Distúrbios elou Dificuldades de Aprendizagem, e analisar em que medida as informações obtidas, permitem complementar o diagnóstico, correntemente utilizado no Ambulatório de Neuro - Distúrbios de Aprendizagem, (da Faculdade de Ciências Médicas do Hospital de Clínicas da Unicamp). Tem-se a hipótese de que as provas operatórias favorecem a análise das estruturas cognitivas de tais crianças, as quais apresentariam comprometimento na estruturação cognitiva e as provas seriam um instrumento de avaliação que pode contribuir para o diagnóstico, indicando o seu nível cognitivo. Participaram da pesquisa 20 crianças, que possuíam a capacidade de verbalização preservada; de ambos os sexos; de diferentes faixas etárias e nível sócio econômico; que frequentavam de 1a a 4a série do grau primário, encaminhadas ao referido Ambulatório. Foram aplicadas 07 provas operatórias, utilizandose até 4 sessões. Realizou-se o diagnóstico da operatoriedade de 20 crianças e 04 Estudos de Caso, nos quais se analisaram os aspectos do desenvolvimento cognitivo, juntamente com os dados levantados pelo diagnóstico do Ambulatório. Os resultados confirmaram que as provas operatórias favorecem a análise das estruturas cognitivas; não se verificou como se acreditava, que estas crianças apresentam comprometimento na estruturação cognitiva. As provas mostraram ser um instrumento de avaliação que pode contribuir para o diagnóstico. Podem auxiliar o profissional que dele se utiliza, oferecendo informações que contribuirão no processo de encaminhamento e, se necessário, fornecer dados aos profissionais da equipe multidisciplinar, pais e professores, esclarecendo acerca dos aspectos do desenvolvimento cognitivo da criançaAbstract: The purpose of this research was to investigate the cognitive structures, making of operational tests in children with Learning disorders and/or difficulties, and it analyzed in what measure the obtained informations let us to accomplish the usual diagnostic in Learning Neuron Disorders Service (at the Medical Sciences University School of Unicamp). The hypothesis is that the operational tests show the children's cognitive structures and that the tests would be an efficient tool that could help in diagnostic, indicating the children's cognitive leveI. Subjects were 20 children who had their verbalization capacity preserved. They were boys and girls in different group-ages, belonging to different socioeconomic levels. They were students from 1st to 4th grades in primary school. They were submitted to seven operational tests in four meetings. 20 children's operative diagnostics and four Case Studies were done. The cognitive development aspects and data obtained from diagnostic services were analyzed. The results confirmed that operational tests helped the cognitive structure analysis. It was not seen, as believed, that these children had cognitive problems. The tests showed to be an evaluation tool for professionals who are making use of them, giving them information which will help in the guiding process and, if necessary, give data to the multidisciplinary group, parents and teachers, making them clear about the children's cognitive developmentMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Souza, Maria Thereza Costa Coelho de, 1957-Souza, Marai Thereza Costa Coelho deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamplesi, Gelsy Geronima19971997-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf203f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585435CAMPLESI, Gelsy Geronima. Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem. 1997. 203f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585435. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121177porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:41:22Zoai::121177Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:41:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem
title Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem
spellingShingle Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem
Camplesi, Gelsy Geronima
Psicologia educacional
Desenvolvimento da aprendizagem
Cognição
Disturbios da aprendizagem
title_short Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem
title_full Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem
title_fullStr Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem
title_full_unstemmed Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem
title_sort Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem
author Camplesi, Gelsy Geronima
author_facet Camplesi, Gelsy Geronima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Maria Thereza Costa Coelho de, 1957-
Souza, Marai Thereza Costa Coelho de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Camplesi, Gelsy Geronima
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Desenvolvimento da aprendizagem
Cognição
Disturbios da aprendizagem
topic Psicologia educacional
Desenvolvimento da aprendizagem
Cognição
Disturbios da aprendizagem
description Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585435
CAMPLESI, Gelsy Geronima. Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem. 1997. 203f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585435. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585435
identifier_str_mv CAMPLESI, Gelsy Geronima. Contribuição das provas operatorias para o diagnostico de problemas de aprendizagem. 1997. 203f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585435. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
203f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138329412763648