Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G : a construção de territorialidades em tempos de internacionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620912
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
id UNICAMP-30_f5eef8aa391b824bf9a3478832825b6e
oai_identifier_str oai::911713
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G : a construção de territorialidades em tempos de internacionalizaçãoNarratives on the Celpe-Bras Exam and the PEC-G Agreement : the construction of territorialities in times of internationalizationLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosAvaliação de proficiênciaGlobalizaçãoTerritorialidadePortuguese language - Study and teaching - Foreign speakerProgram for undergraduate student - AgreementProficiency assessmentGlobalizationTerritorialityOrientador: Marilda do Couto CavalcantiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: No âmbito universitário, são numerosos os intercâmbios de mobilidade, dada a exigência de internacionalização das instituições, imposta pelo novo cenário mundial. O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), mantido pelo Ministério das Relações Exteriores, atende países em desenvolvimento e é um dos intercâmbios que mais tem crescido, sendo os países africanos seus maiores beneficiários. Oferecendo gratuitamente vagas para cursos de graduação em universidades públicas e privadas no Brasil, o programa estipula um protocolo com regras bastante específicas, dentre as quais a exigência de o estudante custear seus estudos no país e a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, o Celpe-Bras. Afiliando-se à Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) em diálogo com posições epistemológicas dos estudos poscolonialistas (BHABHA, 2007/1998; SPIVAK, 2010), esta pesquisa visou investigar como quatro estudantes congoleses, ao longo de dois períodos do desenvolvimento do convênio (a preparação para o Celpe-Bras e quatro anos da graduação), narram o Celpe-Bras e o PEC-G, posicionando-se e sendo posicionados em relação a eles, e como performatizam narrativamente seus processos de des(re)territorialização. Para tanto, analiso um corpus formado por (i) interações em aulas ministradas e gravadas em áudio em 2008, no período de preparação para o Celpe-Bras; (ii) conversas informais realizadas com os estudantes logo após o exame, ainda em 2008, e entre 2010 e 2012, quando cursavam o segundo, o terceiro e o quarto anos de graduação; (iii) conversas informais com responsáveis pelo convênio na universidade e no Ministério das Relações Exteriores; (iv) diário retrospectivo da pesquisadora; (v) textos produzidos pelos estudantes; (vi) troca de e-mails com os estudantes entre 2009 e 2013. A análise, valendo-se dos conceitos de posicionamento (LANGENHOVE & HARRÉ, 1999), performatividade (BUTLER, 2010/1990) e des(re)territorializações (DELEUZE & GUATTARI, 2007/1980a, 2007/1980b, 2007/1980c; HAESBAERT, 2004), além de um quadro de pistas indexicalizadoras propostas por Wortham (2001) e complementadas com categorias construídas com base nos dados, indicou que os estudantes conceberam o exame Celpe-Bras como um importante instrumento de inserção nas relações sociais e acadêmicas, que contribui significativamente para a apropriação de espaços (LEFEBVRE, 1986/1974) e para a construção de multiterritorializações, e o PEC-G preponderantemente como um instrumento que controla e restringe essas apropriações, gerando, muitas vezes, a percepção de territorializações precárias (HAESBAERT, 2004) ou de vivências de situações marcadas por preconceitos, não pertencimento e exclusões. As narrativas apontam para a necessidade de se repensar o funcionamento do programa PEC-G em sua complexa conexão com as embaixadas do Brasil no exterior e com as universidades brasileiras anfitriãsAbstract: Regarding university sphere, there are a great number of mobility exchange programs due to the increasing demand for the internationalization of institutions imposed by a new global scenario. The Student Program-Undergraduate Agreement known as PEC-G, which is supported by Brazilian Ministry of Foreign Affairs, is aimed at serving developing countries, and it's been the one that increases the most among other exchange programs. Besides, African countries are known to be the most beneficiaries of PEC-G. The Program offers, under specific protocol, vacancies free of charge for Undergraduate Courses that can be taken at either public or private Brazilian universities. That protocol establishes, for instance, that students who apply for the program are expected to both afford their studies in the country and get their Celpe-Bras Certificate. This research study is affiliated with Interdisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) in dialogue with some epistemological positions from Postcolonial Studies (BHABHA, 2007/1998; SPIVAK, 2010). The aim of this study was to investigate, during the development of PEC-G along two terms (first, the period of preparation for taking Celpe-Bras Exam, and then four years of undergraduate studies), how four Congolese students narrated both Celpe-Bras and PECG experiences, positioning themselves and being positioned regarding both processes, and also how these four students performed their de(re)territorialization processes within the narratives created by themselves. Therefore, it was analyzed a corpus composed of (i) interactions occurred during given classes which were audio-recorded in 2008, while students were preparing themselves for Celpe-Bras; (ii) informal conversations with the four students which happened right after the exam, in 2008, and between 2010 and 2012, while they were taking second, third and fourth years at college as undergraduate students; (iii) informal conversations with those who were responsible for PEC-G Agreement both within the University and within the Ministry of Foreign Affairs; (iv) researcher's retrospective diary; (v) texts produced by the four students; (vi) e-mails exchanged with them between 2009 and 2013. In order to perform analysis, a few theoretical concepts were taken into consideration, such as positioning (LANGENHOVE & HARRÉ, 1999), performativity (BUTLER, 2010/1990), de(re)territorialization (DELEUZE & GUATTARI, 2007/1980a, 2007/1980b, 2007/1980c; HAESBAERT, 2004), and the indexical cues chart proposed by Wortham (2001), which was expanded with other categories that came about supported by data analysis. The results of the analysis pointed out that the four students understand Celpe-Bras Exam as an important instrument that can help student inclusion into social and academic relations, and that it can significantly lead to appropriation of space (LEFEBVRE, 1986/1974) and to the construction of multiterritorialization. Concerning PEC-G, it is narrated as an instrument that mainly controls and inhibits appropriation of space, producing very often either the perception of precarious territorialization (HAESBAERT, 2004) or the experience of situations measured by prejudice, not belongingness and exclusion. The analysis of students' narratives also pointed out that it seems necessary to reconsider how PEC-G Program is run, how it works regarding its complex connection with both Brazilian embassies abroad and Brazilian host universitiesDoutoradoMulticulturalismo, Plurilinguismo e Educação BilingueDoutora em Lingüística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Maher, Terezinha de Jesus MachadoAmarante, Maria de Fátima SilvaDiniz, Leandro Rodrigues AlvesMota, Katia Maria SantosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBizon, Ana Cecília Cossi, 1966-20132013-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf414 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620912BIZON, Ana Cecília Cossi. Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização. 2013. 414 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620912. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911713porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:04:31Zoai::911713Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:04:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G : a construção de territorialidades em tempos de internacionalização
Narratives on the Celpe-Bras Exam and the PEC-G Agreement : the construction of territorialities in times of internationalization
title Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G : a construção de territorialidades em tempos de internacionalização
spellingShingle Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G : a construção de territorialidades em tempos de internacionalização
Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Avaliação de proficiência
Globalização
Territorialidade
Portuguese language - Study and teaching - Foreign speaker
Program for undergraduate student - Agreement
Proficiency assessment
Globalization
Territoriality
title_short Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G : a construção de territorialidades em tempos de internacionalização
title_full Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G : a construção de territorialidades em tempos de internacionalização
title_fullStr Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G : a construção de territorialidades em tempos de internacionalização
title_full_unstemmed Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G : a construção de territorialidades em tempos de internacionalização
title_sort Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G : a construção de territorialidades em tempos de internacionalização
author Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-
author_facet Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Amarante, Maria de Fátima Silva
Diniz, Leandro Rodrigues Alves
Mota, Katia Maria Santos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Avaliação de proficiência
Globalização
Territorialidade
Portuguese language - Study and teaching - Foreign speaker
Program for undergraduate student - Agreement
Proficiency assessment
Globalization
Territoriality
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Avaliação de proficiência
Globalização
Territorialidade
Portuguese language - Study and teaching - Foreign speaker
Program for undergraduate student - Agreement
Proficiency assessment
Globalization
Territoriality
description Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-11-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620912
BIZON, Ana Cecília Cossi. Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização. 2013. 414 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620912. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620912
identifier_str_mv BIZON, Ana Cecília Cossi. Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização. 2013. 414 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620912. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
414 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189102865612800