O perfil argumentativo da Tarefa IV no exame Celpe-Bras
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/247680 |
Resumo: | O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), aplicado desde 1998, é usado para diferentes fins, sendo con-siderado um exame de alta relevância (SCHLATTER et al., 2009). A Parte Escrita do exame é composta por quatro tarefas que simulam situações de uso do português, uma vez que a noção de proficiência subjacente ao exame apresenta uma visão de uso da língua “com propósitos sociais, construída social e localmente por seus participantes” (BRASIL, 2020, p. 28). Schoffen et al. (2018), ao descreverem e categorizarem os enunciados das tarefas do exame, concluíram que a Tarefa IV apresenta características diferentes em relação às outras três tarefas da Parte Escrita. Com base nesses resultados, este artigo tem por objetivo analisar de modo mais aprofundado a Tarefa IV do exame, apresentando suas especificidades em relação às demais tarefas. A partir da análise das 43 tarefas IV aplicadas no exame entre 1998 e 2019, verificamos que o Celpe-Bras vem apresentando, nesta tarefa, contextos de uso da língua em que os examinandos devem explicitamente posicionar-se a respeito de um determinado assunto. Identificamos, com essa análise, dois perfis recorrentes de esferas, gêne-ros do discurso e propósitos comunicativos na Tarefa IV do Celpe-Bras. A descrição apresentada contribui para um maior conhecimento sobre o próprio exame, bem como pode auxiliar professores e examinandos que buscam conhecer mais sobre o Celpe-Bras, para, assim, se prepararem melhor para a prova. |
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Schoffen, Juliana RoqueleSirianni, Gabrielle RodriguesKunrath, Simone Paula2022-08-21T04:39:35Z20200102-7158http://hdl.handle.net/10183/247680001147990O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), aplicado desde 1998, é usado para diferentes fins, sendo con-siderado um exame de alta relevância (SCHLATTER et al., 2009). A Parte Escrita do exame é composta por quatro tarefas que simulam situações de uso do português, uma vez que a noção de proficiência subjacente ao exame apresenta uma visão de uso da língua “com propósitos sociais, construída social e localmente por seus participantes” (BRASIL, 2020, p. 28). Schoffen et al. (2018), ao descreverem e categorizarem os enunciados das tarefas do exame, concluíram que a Tarefa IV apresenta características diferentes em relação às outras três tarefas da Parte Escrita. Com base nesses resultados, este artigo tem por objetivo analisar de modo mais aprofundado a Tarefa IV do exame, apresentando suas especificidades em relação às demais tarefas. A partir da análise das 43 tarefas IV aplicadas no exame entre 1998 e 2019, verificamos que o Celpe-Bras vem apresentando, nesta tarefa, contextos de uso da língua em que os examinandos devem explicitamente posicionar-se a respeito de um determinado assunto. Identificamos, com essa análise, dois perfis recorrentes de esferas, gêne-ros do discurso e propósitos comunicativos na Tarefa IV do Celpe-Bras. A descrição apresentada contribui para um maior conhecimento sobre o próprio exame, bem como pode auxiliar professores e examinandos que buscam conhecer mais sobre o Celpe-Bras, para, assim, se prepararem melhor para a prova.The Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras), applied since 1998, is used for different purposes, being considered a high-stakes exam (SCHLATTER et al., 2009). The Written Part of the exam consists of four tasks that simulate uses of Portuguese, since the exam considers proficiency as using the language “for social purposes, socially and locally constructed by its participants” (BRASIL, 2020, p. 28). Schoffen et al.(2018), when describing and categorizing the exam tasks, concluded that Task IV presents different characteristics in relation to the other three tasks of the Written Part. Based on these results, this article aims to further analyze Task IV of the exam, presenting its specificities in relation to other tasks. From theanalysis of the 43 tasks IV applied in the exam be-tween 1998 and 2019, we concluded that Celpe-Bras has been presenting, in this task, contexts of language use in which the examinees must explic-itly position themselves on a certain theme. With this analysis, we identi-fied two recurrent profiles of spheres, speech genres and communicative purposes in Task IV of Celpe-Bras. The description presented contributes to a greater knowledge about the exam itself, as well as it can assist teach-ers and test takers who seek to know more about Celpe-Bras, in order to prepare themselves better for the exam.application/pdfporRevista da ABRALIN. [São Cristóvão, SE]. Vol. 19, n. 3 (2020), p. 909-935Exame Celpe-BrasLíngua portuguesaLíngua adicionalProficiênciaProficiency assessmentCelpe-Bras examArgumentationPortuguese as an additional languageO perfil argumentativo da Tarefa IV no exame Celpe-Brasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147990.pdf.txt001147990.pdf.txtExtracted Texttext/plain65059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247680/2/001147990.pdf.txt1e0ddfb77c87f7b1891ffbf9d3d381afMD52ORIGINAL001147990.pdfTexto completoapplication/pdf1025752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247680/1/001147990.pdf54d27339a4e2378e7bbec35fb8fb4dc5MD5110183/2476802022-08-22 04:35:16.530576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247680Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-22T07:35:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), aplicado desde 1998, é usado para diferentes fins, sendo con-siderado um exame de alta relevância (SCHLATTER et al., 2009). A Parte Escrita do exame é composta por quatro tarefas que simulam situações de uso do português, uma vez que a noção de proficiência subjacente ao exame apresenta uma visão de uso da língua “com propósitos sociais, construída social e localmente por seus participantes” (BRASIL, 2020, p. 28). Schoffen et al. (2018), ao descreverem e categorizarem os enunciados das tarefas do exame, concluíram que a Tarefa IV apresenta características diferentes em relação às outras três tarefas da Parte Escrita. Com base nesses resultados, este artigo tem por objetivo analisar de modo mais aprofundado a Tarefa IV do exame, apresentando suas especificidades em relação às demais tarefas. A partir da análise das 43 tarefas IV aplicadas no exame entre 1998 e 2019, verificamos que o Celpe-Bras vem apresentando, nesta tarefa, contextos de uso da língua em que os examinandos devem explicitamente posicionar-se a respeito de um determinado assunto. Identificamos, com essa análise, dois perfis recorrentes de esferas, gêne-ros do discurso e propósitos comunicativos na Tarefa IV do Celpe-Bras. A descrição apresentada contribui para um maior conhecimento sobre o próprio exame, bem como pode auxiliar professores e examinandos que buscam conhecer mais sobre o Celpe-Bras, para, assim, se prepararem melhor para a prova. |
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