Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cereser, Bruno Luís Hönigmann, 1988-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621601
Resumo: Orientadores: Luiz Leduino de Salles Neto, Antonio Carlos Moretti
id UNICAMP-30_f7ce274c714a244aaa9228932c084413
oai_identifier_str oai::917898
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiroA mathematical model to optimize the unloading of ships in a grain terminalProblema de alocação de berçosAlocação de máquinas portuáriasControle do tráfego marítimo - Modelos matemáticosBerth allocation problemPort machinery allocationMaritime traffic control - Mathematical modelsOrientadores: Luiz Leduino de Salles Neto, Antonio Carlos MorettiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaResumo: O transporte marítimo é fundamental para grandes empresas de caráter global. Em 2009 80% do comércio mundial foi realizado via transporte marítimo e desde então esse número só tem crescido. Devido a esse alto fluxo nos portos mundiais, surgiu o problema de alocação de navios em berços, que tem por finalidade estabelecer uma sequência de atendimento de navios para cada berço disponível no cais, visando minimizar o tempo total da operação e espera dos navios dentro dos portos. Nesse trabalho o problema de alocação de navios em berços será abordado considerando berços dependentes, e também a divisão das máquinas portuárias em berços consecutivos aplicados a terminais do Porto de Tubarão (ES). Para a representação matemática dos processos desses terminais do porto de tubarão foram desenvolvidos novos modelos matemáticos. Os testes computacionais foram exitososAbstract: The maritime transportation is essential to global companies. In 2009 80% of global trade was made by maritime transportation, and over the year this number has raised. Because of this high flux, the BAP (Berth Allocation Problem) arose. The BAP have intent to discovery the vessel allocation sequence in every berth with the minimum total wait time. In this work, the berths of BAP will be considered dependents, we also considered the division of portuary machines between consecutive berths. The objective of this work is the mathematical representation of the terminals Produtos Diversos and Praia Mole of the Tubarão port. For this reasons we propose here unprecedented mathematical modelsMestradoMatemática AplicadaMestre em Matemática Aplicada[s.n.]Salles Neto, Luiz Leduino deMoretti, Antonio Carlos, 1958-Oliveira, Aurelio Ribeiro Leite deAzevedo, Anibal Tavares deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCereser, Bruno Luís Hönigmann, 1988-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf67 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621601CERESER, Bruno Luís Hönigmann. Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro. 2013. 67 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621601. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917898porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:10:45Zoai::917898Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:10:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro
A mathematical model to optimize the unloading of ships in a grain terminal
title Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro
spellingShingle Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro
Cereser, Bruno Luís Hönigmann, 1988-
Problema de alocação de berços
Alocação de máquinas portuárias
Controle do tráfego marítimo - Modelos matemáticos
Berth allocation problem
Port machinery allocation
Maritime traffic control - Mathematical models
title_short Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro
title_full Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro
title_fullStr Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro
title_full_unstemmed Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro
title_sort Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro
author Cereser, Bruno Luís Hönigmann, 1988-
author_facet Cereser, Bruno Luís Hönigmann, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salles Neto, Luiz Leduino de
Moretti, Antonio Carlos, 1958-
Oliveira, Aurelio Ribeiro Leite de
Azevedo, Anibal Tavares de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cereser, Bruno Luís Hönigmann, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Problema de alocação de berços
Alocação de máquinas portuárias
Controle do tráfego marítimo - Modelos matemáticos
Berth allocation problem
Port machinery allocation
Maritime traffic control - Mathematical models
topic Problema de alocação de berços
Alocação de máquinas portuárias
Controle do tráfego marítimo - Modelos matemáticos
Berth allocation problem
Port machinery allocation
Maritime traffic control - Mathematical models
description Orientadores: Luiz Leduino de Salles Neto, Antonio Carlos Moretti
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621601
CERESER, Bruno Luís Hönigmann. Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro. 2013. 67 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621601. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621601
identifier_str_mv CERESER, Bruno Luís Hönigmann. Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro. 2013. 67 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621601. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917898
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
67 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138516663271424