Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621601 |
Resumo: | Orientadores: Luiz Leduino de Salles Neto, Antonio Carlos Moretti |
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Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiroA mathematical model to optimize the unloading of ships in a grain terminalProblema de alocação de berçosAlocação de máquinas portuáriasControle do tráfego marítimo - Modelos matemáticosBerth allocation problemPort machinery allocationMaritime traffic control - Mathematical modelsOrientadores: Luiz Leduino de Salles Neto, Antonio Carlos MorettiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaResumo: O transporte marítimo é fundamental para grandes empresas de caráter global. Em 2009 80% do comércio mundial foi realizado via transporte marítimo e desde então esse número só tem crescido. Devido a esse alto fluxo nos portos mundiais, surgiu o problema de alocação de navios em berços, que tem por finalidade estabelecer uma sequência de atendimento de navios para cada berço disponível no cais, visando minimizar o tempo total da operação e espera dos navios dentro dos portos. Nesse trabalho o problema de alocação de navios em berços será abordado considerando berços dependentes, e também a divisão das máquinas portuárias em berços consecutivos aplicados a terminais do Porto de Tubarão (ES). Para a representação matemática dos processos desses terminais do porto de tubarão foram desenvolvidos novos modelos matemáticos. Os testes computacionais foram exitososAbstract: The maritime transportation is essential to global companies. In 2009 80% of global trade was made by maritime transportation, and over the year this number has raised. Because of this high flux, the BAP (Berth Allocation Problem) arose. The BAP have intent to discovery the vessel allocation sequence in every berth with the minimum total wait time. In this work, the berths of BAP will be considered dependents, we also considered the division of portuary machines between consecutive berths. The objective of this work is the mathematical representation of the terminals Produtos Diversos and Praia Mole of the Tubarão port. For this reasons we propose here unprecedented mathematical modelsMestradoMatemática AplicadaMestre em Matemática Aplicada[s.n.]Salles Neto, Luiz Leduino deMoretti, Antonio Carlos, 1958-Oliveira, Aurelio Ribeiro Leite deAzevedo, Anibal Tavares deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCereser, Bruno Luís Hönigmann, 1988-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf67 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621601CERESER, Bruno Luís Hönigmann. Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro. 2013. 67 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621601. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917898porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:10:45Zoai::917898Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:10:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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