Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338
Resumo: Orientador : Fermino Fernandes Sisto
id UNICAMP-30_a6ace4fcb109ce90e52ff395dbb278f3
oai_identifier_str oai::48867
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aprendizagem de possiveis e inclusão de classesDesenvolvimento cognitivoAprendizagemPsicologia educacionalOrientador : Fermino Fernandes SistoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar se ocorre a evolução e a aprendizagem de possiveis em crianças que são submetidas a um processo de intervenção que utiliza o método clinico piagetiano como técnica experimental. Além disso, procurou verificar se a experiência de aprendizagem dos possiveis tem alguma influência sobre a aquisição do conceito de inclusão de classes na criança. Para tanto, esta pesquisa foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro, procedeu-se a uma retomada teórica sobre o desenvolvimento cognitivo da criança, a evolução dos possiveis e o processo de aprendizagem segundo um ponto de vista piagetiano. No segundo momento, de natureza empirica, trabalhou­ se com 55 crianças de 5 a 9 anos de idade, as quais foram pré testadas em duas provas especificas: inclusso de classes e recortes dos quadrados. Dez sujeitos foram designados para fazerem parte do grupo de controle e outros 10 foram para o grupo experimental, o qual foi submetido a um processo de intervennço. Um dia apps o ttrmino deste processo aplicou-se o pps-teste imediato e duas semanas apps o mesmo aplicou-se o ppss teste retardado. Os resultados mostram que todos os sujeitos do grupo experimental passaram a apresentar co-possiveis e que a aprendizagem provocada pelo processo de intervennço influenciou na aquisiiço do conceito de inclusso de classesAbstract: This present work had as it objective investigate if occurs evolution and learning of possibles in children which are submitted to an intervention process which uses the piagetian clinical method as experimental tecnic. Besides, was sought to verify if the learning experience of the possibles had "some influence over the acquisition of the concept of inclusion of the classes in children. Thus, this work was developed in two periods. At the first, proceeded a theorical retake about the cognitive develoPment of the child, the evolution of possibles, and the process of learning from Piaget's point of view. The second period, of empiric nature, was worked with 55 children from 5 to 9 years old, which were pre-tested in two specific tests: inclusion of the classes and cut outs. Ten pupils were designated to be part of the control group and 10 others were sent to the experimental group, which were submitted to an intervention processo One day after the end of this process, was applied a post-test and two weeks later was applied a later post-test. The results showed that alI who were subject of the experimental group started to present co-possibles and that the learning caused by the intervention process influenced in .the acquisition of inclusion of the classes conceptMestradoMestre em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASYaegashi, Solange Franci Raimundo19921992-08-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf156f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes. 1992. 156f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48867porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T23:41:44Zoai::48867Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T23:41:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
title Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
spellingShingle Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
title_short Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
title_full Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
title_fullStr Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
title_full_unstemmed Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
title_sort Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
author Yaegashi, Solange Franci Raimundo
author_facet Yaegashi, Solange Franci Raimundo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sisto, Fermino Fernandes, 1949-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Yaegashi, Solange Franci Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
topic Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
description Orientador : Fermino Fernandes Sisto
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-08-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes. 1992. 156f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes. 1992. 156f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48867
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
156f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188736682950656