Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338 |
Resumo: | Orientador : Fermino Fernandes Sisto |
id |
UNICAMP-30_a6ace4fcb109ce90e52ff395dbb278f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::48867 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classesDesenvolvimento cognitivoAprendizagemPsicologia educacionalOrientador : Fermino Fernandes SistoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar se ocorre a evolução e a aprendizagem de possiveis em crianças que são submetidas a um processo de intervenção que utiliza o método clinico piagetiano como técnica experimental. Além disso, procurou verificar se a experiência de aprendizagem dos possiveis tem alguma influência sobre a aquisição do conceito de inclusão de classes na criança. Para tanto, esta pesquisa foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro, procedeu-se a uma retomada teórica sobre o desenvolvimento cognitivo da criança, a evolução dos possiveis e o processo de aprendizagem segundo um ponto de vista piagetiano. No segundo momento, de natureza empirica, trabalhou se com 55 crianças de 5 a 9 anos de idade, as quais foram pré testadas em duas provas especificas: inclusso de classes e recortes dos quadrados. Dez sujeitos foram designados para fazerem parte do grupo de controle e outros 10 foram para o grupo experimental, o qual foi submetido a um processo de intervennço. Um dia apps o ttrmino deste processo aplicou-se o pps-teste imediato e duas semanas apps o mesmo aplicou-se o ppss teste retardado. Os resultados mostram que todos os sujeitos do grupo experimental passaram a apresentar co-possiveis e que a aprendizagem provocada pelo processo de intervennço influenciou na aquisiiço do conceito de inclusso de classesAbstract: This present work had as it objective investigate if occurs evolution and learning of possibles in children which are submitted to an intervention process which uses the piagetian clinical method as experimental tecnic. Besides, was sought to verify if the learning experience of the possibles had "some influence over the acquisition of the concept of inclusion of the classes in children. Thus, this work was developed in two periods. At the first, proceeded a theorical retake about the cognitive develoPment of the child, the evolution of possibles, and the process of learning from Piaget's point of view. The second period, of empiric nature, was worked with 55 children from 5 to 9 years old, which were pre-tested in two specific tests: inclusion of the classes and cut outs. Ten pupils were designated to be part of the control group and 10 others were sent to the experimental group, which were submitted to an intervention processo One day after the end of this process, was applied a post-test and two weeks later was applied a later post-test. The results showed that alI who were subject of the experimental group started to present co-possibles and that the learning caused by the intervention process influenced in .the acquisition of inclusion of the classes conceptMestradoMestre em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASYaegashi, Solange Franci Raimundo19921992-08-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf156f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes. 1992. 156f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48867porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T23:41:44Zoai::48867Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T23:41:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes |
title |
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes |
spellingShingle |
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes Yaegashi, Solange Franci Raimundo Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Psicologia educacional |
title_short |
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes |
title_full |
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes |
title_fullStr |
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes |
title_sort |
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes |
author |
Yaegashi, Solange Franci Raimundo |
author_facet |
Yaegashi, Solange Franci Raimundo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sisto, Fermino Fernandes, 1949- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yaegashi, Solange Franci Raimundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Psicologia educacional |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Psicologia educacional |
description |
Orientador : Fermino Fernandes Sisto |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-08-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338 YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes. 1992. 156f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes. 1992. 156f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 156f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188736682950656 |