Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chioda, Rodrigo Antonio, 1975
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633648
Resumo: Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
id UNICAMP-30_f91b81627d3c7cfc4e19833bd6143e1a
oai_identifier_str oai::1009962
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circensesAn adventure of happiness and risk : narratives of a physical education teacher on teaching of circus activitiesCircoEducação física escolarFormação continuadaCircusPhysical school educationContinuing educationOrientador: Marco Antonio Coelho BortoletoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A perspectiva deste trabalho é a de um professor de Educação Física que percebe a necessidade do estudo e busca renovar suas práticas. Esse professor vê no circo um grande potencial educativo e, portanto, procura conhecimentos e formas de trabalhar o circo como conteúdo, respeitando sua história e riqueza cultural e procurando trabalhar esse conteúdo de forma contextualizada. Como professor, fui ao encontro do circo com um enorme encantamento por sua alegria e com uma ávida busca de renovação das minhas aulas, e foi exatamente isso que o circo proporcionou para a minha prática pedagógica. Essa experiência foi tão significativa que eu senti a necessidade de compartilhá-la com os colegas de profissão e, assim, planejei e ofereci uma formação voltada para professores e professoras da rede pública de uma cidade do interior de São Paulo que também desejavam trabalhar o circo em suas aulas. Entendendo que a formação permanente só faz sentido se houver uma reflexão contextualizada da prática educativa, busquei construir um espaço para que os docentes pudessem trocar suas experiências e reflexões. Assim, essa formação foi pensada de modo a proporcionar a estes docentes meios para planejar e iniciar, ou pelo menos experimentarem, o trabalho com as atividades circenses em suas respectivas escolas e, posteriormente, poderem compartilhar e refletir sobre essas experiências. Ao longo desta tese, compartilho meus caminhos, minhas conquistas, meus tropeços, minhas dificuldades, aprendizados e reflexões realizadas nesse processo de imersão nas atividades circenses tanto como professor quanto como mediador de uma formação para outros professores. Trata-se de uma pesquisa sobre minha própria prática na qual busquei analisar os conhecimentos que me permitiram desenvolver o circo como conhecimento curricular no âmbito da Educação Física escolar, mesmo que dentro de certos limites, já que não sou um especialista no assunto. Trago aqui narrativas sobre minha trajetória no trabalho com o circo nas aulas de Educação Física não porque considero minha trajetória especial, mas justamente pela consciência de que ela se assemelha a outras tantas trajetórias docentes. E, por ser semelhante à trajetória de tantos outros docentes, talvez a minha experiência possa contribuir com outros colegas em formação. Não se trata, portanto, de apenas um exercício de autorreflexão, mas de um esforço para analisar a minha prática docente, buscando trazer para o debate as principais dificuldades, aprendizados e conquistas nesse processo de ensino do circo na escolaAbstract: The perspective of this work is of an Physical Education teacher who realize the necessity for study and seeks to renew his pedagogical practice. This teacher sees in circus a great educational potential, so he looks for training and ways of work circus as a educational content, respecting its history and cultural heritage, seeking to work this content in a contextualized way. As a teacher, I pursue the circus with a great enchantment for its joy and with an avid search for renewal of my classes, and that is exactly what the circus provided for my pedagogical practice. This experience was so significant that I felt the need to share it with my professional colleagues, so I planned and offered a training to teachers of the public schools of a city in the interior of São Paulo, which also wanted to work the circus in their classes. Understanding that the permanent formation only makes sense if there is a contextualized reflection in the educational practice, I tried to turn this training in a place where teachers could share their experiences and reflections. Thus, this training was designed in such a way as to provide these teachers with the means to plan and to start, or at least to experience, the work with circus activities in their schools. Throughout this thesis, I share my paths, my achievements, my difficulties, my learning process and my reflections in this process of immersion in circus activities both as teacher and mediator of a training to other teachers. This is a research about my own practice. I sought to analyze the knowledge that allowed me to develop the circus as a curricular content in the scope of Physical Education school. I¿m not bringing narratives about my trajectory in the work with the circus in Physical Education classes because I think that my trajectory is special, but precisely because I¿m aware that it is just like other educational trajectories. And because its awareness about my trajectory is so like the many others, my experience may contribute to other teachers. This research is not only just a self-reflection exercise, more than that, it is an effort to analyze my teaching practice to bring to the pedagogical debate the main difficulties, learnings and achievements in this process of teaching the circus at schoolDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutor em Educação Física[s.n.]Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-Ferreira, Lilian AparecidaRamos, Glauco Nunes SoutoPrado, Guilherme do Val ToledoProdócimo, ElaineUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChioda, Rodrigo Antonio, 197520182018-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (94 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633648CHIODA, Rodrigo Antonio. Uma aventura da alegria e do risco: narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses. 2018. 1 recurso online (94 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633648. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1009962Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-14T10:58:17Zoai::1009962Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-14T10:58:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses
An adventure of happiness and risk : narratives of a physical education teacher on teaching of circus activities
title Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses
spellingShingle Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses
Chioda, Rodrigo Antonio, 1975
Circo
Educação física escolar
Formação continuada
Circus
Physical school education
Continuing education
title_short Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses
title_full Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses
title_fullStr Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses
title_full_unstemmed Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses
title_sort Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses
author Chioda, Rodrigo Antonio, 1975
author_facet Chioda, Rodrigo Antonio, 1975
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Ferreira, Lilian Aparecida
Ramos, Glauco Nunes Souto
Prado, Guilherme do Val Toledo
Prodócimo, Elaine
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Chioda, Rodrigo Antonio, 1975
dc.subject.por.fl_str_mv Circo
Educação física escolar
Formação continuada
Circus
Physical school education
Continuing education
topic Circo
Educação física escolar
Formação continuada
Circus
Physical school education
Continuing education
description Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633648
CHIODA, Rodrigo Antonio. Uma aventura da alegria e do risco: narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses. 2018. 1 recurso online (94 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633648. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633648
identifier_str_mv CHIODA, Rodrigo Antonio. Uma aventura da alegria e do risco: narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses. 2018. 1 recurso online (94 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633648. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1009962
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (94 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189123939893248