Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz : uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Yura Yuka Sato dos, 1990-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5450
Resumo: Orientador: Larissa Rafaela Galatti
id UNICAMP-30_f9dd1fb41e16a1b0d555a05806fa7ca0
oai_identifier_str oai::1248292
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz : uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMPCoach education and the learner-centered teaching : an action research in the bachelor of Sports Science course at UNICAMPEducaçãoEnsino superiorFormação profissionalEducação físicaTreinadoresEducationHigher educationOccupational trainingPhysical educationCoachesOrientador: Larissa Rafaela GalattiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Estudos recentes têm sugerido que os programas de formação de treinadores (PFT) em ambiente universitário adotem uma abordagem de ensino centrado no aprendiz (ECA). O ECA é uma perspectiva construtivista de ensino, que tem como objetivos principais equilibrar as dinâmicas de poder e de responsabilidade pela aprendizagem entre professores e estudantes, a fim de promover a autonomia discente e uma aprendizagem mais significativa. Diante da escassez de estudos empíricos, buscamos investigar o processo de desenvolvimento do ensino centrado no aprendiz na formação universitária de treinadores(as), especificamente na disciplina Treinador Desportivo, do curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, nos anos de 2018 em ambiente de ensino presencial, e 2020 em ambiente de ensino remoto emergencial. Para isso, utilizamos a abordagem metodológica da narrativa e da pesquisa-ação. Participaram dessa investigação a autora desta tese, enquanto pesquisadora e auxiliar docente, a professora responsável pela disciplina e sete auxiliares docentes, dos quais dois auxiliaram em 2018 e seis em 2020. A pesquisadora registrou notas ao longo da pesquisa-ação em diário de bordo e manteve conversas crítico-reflexivas com a professora. Os(as) estudantes-treinadores(as) de cada ano responderam a questionários, a fim de conhecermos suas trajetórias esportivas e obtermos suas percepções sobre a disciplina. Determinados estudantes-treinadores(as) também participaram de grupos focais (GF) para exporem suas opiniões acerca do desenvolvimento do ECA. As transcrições dos GF foram analisadas com base na análise temática. Considerando a trajetória da pesquisadora, o desenvolvimento de ECA se mostrou um processo complexo, especialmente pelas dificuldades de apropriação dos princípios e fundamentos, e do desenvolvimento enquanto abordagem. Enfatizamos a importância dos processos crítico-reflexivos e a necessidade de professores se tornarem facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, em constante contato com a literatura científica de formação de treinadores(as). Os(as) estudantes-treinadores(as), tanto de 2018, quanto de 2020, perceberam na disciplina, uma aproximação da formação à realidade da intervenção prática do(a) treinador(a), contribuindo com a motivação e aprendizagem mais significativa, mesmo em ambientes de ensino diferentes. Em 2020, o foco no desenvolvimento de um ambiente propício à aprendizagem e no estímulo à assunção da responsabilidade pela aprendizagem por parte dos(as) estudantes-treinadores(as), parece ter potencializado o desenvolvimento de habilidades reflexivas e de aprendizagem autodirigida. Quanto ao ambiente virtual em período de ensino remoto emergencial, os(as) estudantes-treinadores relataram questões de acessibilidade, usabilidade, distrações e estresse. Além disso, a pandemia provocou insegurança, frustração e adversidades no ambiente doméstico. O suporte docente aos discentes, quanto ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), medidas institucionais, como a disponibilização de TDIC apropriadas, e a colaboração entre docentes e discentes, em senso de comunidade, auxiliaram a amenizar as dificuldades, de forma que os(as) estudantes-treinadores(as) conseguissem seguir os estudos na disciplinaAbstract: Recent studies have suggested that coach education programs (CEP) in a university environment adopt an apprentice-centered approach to teaching (LCT). LCT is a constructivist teaching perspective, whose main objectives are to balance the dynamics of power and responsibility for learning between teachers and students to promote student autonomy and more meaningful learning. In view of the scarcity of empirical studies, we seek to investigate the development process of LCT in university-based coach education, specifically in the Sports Coach course of the Bachelor in Sport Sciences at UNICAMP, in 2018 in face-to-face delivery, and 2020 online learning, considering the emergency remote education. We used the methodological approach of narrative and action research. The author of this thesis was also a participant, as a researcher and teaching assistant. The other participants were the teacher responsible for the discipline and seven teaching assistants, two of whom helped in 2018 and six in 2020. The researcher recorded notes throughout the action research in the logbook diary and held critical-reflexive conversations with the teacher. The student-coaches of each year answered questionnaires, so we could know their sporting trajectories and obtain their perceptions about the discipline. Certain student-coaches also participated in focus groups (FGs) to express their opinions about the development of ECA. The transcripts of the FGs were analyzed based on the thematic analysis. Considering the researcher's trajectory, the development of LCT proved to be a complex process, especially due to the difficulties in appropriating the principles and foundations, and development as an approach. We emphasize the importance of critical-reflective processes and the need for teachers to become facilitators of the teaching-learning process, in constant contact with the scientific literature on the training of coaches. The student-coaches, both in 2018 and 2020, perceived in the course, an approximation of theory to the reality of the coach's practical intervention, contributing to motivation and most significant learning, even in different learning environments. In 2020, the focus on the development of an environment conducive to learning and on encouraging students-coaches to assume responsibility for learning, seems to have potentiated the development of reflective skills and self-directed learning. As for the virtual environment in an emergency remote teaching period, student-coaches reported issues of accessibility, usability, distractions, and stress. In addition, the pandemic caused insecurity, frustration, and adversity in the domestic environment. Teaching support to students, regarding the use of digital information and communication technologies (DICT), institutional measures, such as the availability of appropriate DICT, and collaboration between teachers and students, in a sense of community, helped to alleviate the difficulties, so that the student-coaches were able to follow the studies in the disciplineDoutoradoBiodinâmica do Movimento e EsporteDoutora em Educação FísicaCAPES001[s.n.]Galatti, Larissa Rafaela, 1981-Scaglia, Alcides JoséToledo, Eliana deRodrigues, Heitor de AndradeMilistetd, MichelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Yura Yuka Sato dos, 1990-20212021-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (307 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5450SANTOS, Yura Yuka Sato dos. Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz: uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP. 2021. 1 recurso online (307 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5450. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1248292Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-29T14:22:21Zoai::1248292Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-29T14:22:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz : uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP
Coach education and the learner-centered teaching : an action research in the bachelor of Sports Science course at UNICAMP
title Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz : uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP
spellingShingle Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz : uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP
Santos, Yura Yuka Sato dos, 1990-
Educação
Ensino superior
Formação profissional
Educação física
Treinadores
Education
Higher education
Occupational training
Physical education
Coaches
title_short Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz : uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP
title_full Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz : uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP
title_fullStr Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz : uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP
title_full_unstemmed Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz : uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP
title_sort Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz : uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP
author Santos, Yura Yuka Sato dos, 1990-
author_facet Santos, Yura Yuka Sato dos, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
Scaglia, Alcides José
Toledo, Eliana de
Rodrigues, Heitor de Andrade
Milistetd, Michel
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Yura Yuka Sato dos, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino superior
Formação profissional
Educação física
Treinadores
Education
Higher education
Occupational training
Physical education
Coaches
topic Educação
Ensino superior
Formação profissional
Educação física
Treinadores
Education
Higher education
Occupational training
Physical education
Coaches
description Orientador: Larissa Rafaela Galatti
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-05-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5450
SANTOS, Yura Yuka Sato dos. Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz: uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP. 2021. 1 recurso online (307 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5450. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5450
identifier_str_mv SANTOS, Yura Yuka Sato dos. Formação de treinadores(as) e o ensino centrado no aprendiz: uma pesquisa-ação no curso de bacharelado em Ciências do Esporte da UNICAMP. 2021. 1 recurso online (307 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5450. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1248292
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (307 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189183961432064