Análise do perfil e da motivação dos jogadores adultos de eSports

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamanaka, Guilherme Kioshi, 1991-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4109
Resumo: Orientador: Leandro Carlos Mazzei
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Esta pesquisa descritiva-exploratória, aplicou o questionário behavioral regulation in sport questionnaire (BRSQ) com o intuito de compreender a motivação destes jogadores. Embora existam referências pontuais, há uma escassez de estudos acerca do tema proposto por se tratar de um fenômeno recente. Devido a pandemia do COVID-19 a coleta de dados ocorreu através de um questionário online criado na plataforma Survey Monkey. Por meio deste questionário aplicou-se o BRSQ e obteve-se as respostas acerca do perfil dos jogadores. A divulgação do estudo ocorreu através das redes sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram, e-Mail, Twitter, Discord). Neste estudo, obteve-se a participação de 661 jogadores, sendo 339 pertencentes ao grupo competidor e 322 ao grupo casual. Através dos dados obtidos identificou-se que o início nos eSports em mais de 60% da amostra ocorreu entre os antes os 5 e 14 anos, mais de 65% da amostra tinha entre 18 e 24 anos e mais de 70% da amostra tinha ensino superior completo ou em andamento. Os dados obtidos através da aplicação do BRSQ demonstraram que a motivação dos jogadores de eSport está associado a fatores intrínsecos muito fortes, assim jogando por motivos mais autodeterminados. Apesar da falta de consenso científico acerca da legitimidade do eSport como esporte, este fenômeno tem atraído cada vez mais jogadores, adeptos, espectadores, patrocinadores e se inserindo em espaços anteriormente ocupado apenas pelos esportes convencionais, por exemplo, canais esportivos de televisão. Espera-se que os resultados possam contribuir para a compreensão do perfil e motivação do jogador adulto brasileiro de eSportAbstract: Electronic sports (eSports) is increasingly popular in several countries and even in Brazil. It is considered a relevant cultural, social and economic phenomenon with a growing number of players (professional, semi-professional and casual) and consumers (fans). In this context, the main objective of this research was to identify and characterize the motivation and profile of eSport players, considering the difference in the goals of this practice according to the individuals' performance levels. This descriptive-exploratory research applied the behavioral regulation in sport questionnaire (BRSQ) in order to understand the motivation of these players. Although there are bibliographical references in the literature, there is a scarcity of studies on the proposed theme, as it is a recent phenomenon. Due to the COVID-19 pandemic, data collection took place through an online questionnaire created on the Survey Monkey platform. In this questionnaire there were questions about the profile of the players and the BRSQ was applied. The research was disseminated through social networks (LinkedIn, Facebook, Instagram, e-Mail, Twitter, Discord). A total of 661 players participated in the study, 339 belonging to the competitive group and 322 to the casual group. Through the data obtained, it was identified that the beginning in eSports in more than 60% of the sample occurred between 5 and 14 years old, more than 65% of the sample was between 18 and 24 years old and more than 70% of the sample had higher education (complete or in progress). The BRSQ responses showed that the motivation of eSport players is associated with very strong intrinsic factors, thus playing for more self-determined reasons. Despite the lack of scientific consensus about the legitimacy of eSport as a sport, this phenomenon is attracting more and more players, fans, spectators, sponsors. Furthermore, eSports has entered spaces previously occupied only by conventional sports, for example sports television channels. It is expected that the results can contribute to the understanding of the profile and motivation of the Brazilian adult eSport playerMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Mazzei, Leandro Carlos, 1978-Fernandes, Paula TeixeiraSouza, Juliano deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASYamanaka, Guilherme Kioshi, 1991-20222022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4109YAMANAKA, Guilherme Kioshi. Análise do perfil e da motivação dos jogadores adultos de eSports. 2022. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4109. 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