Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Flávia Anastácio de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606682
Resumo: Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
id UNICAMP-30_faa5627c1f0e1f72faf88ac9562093b5
oai_identifier_str oai::421170
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aulaCunning of teacher to literacy : studing about read and write and the usage of time in classromEducaçãoAlfabetizaçãoAulaMediação pedagógicaTempoEducationLiteracyTeachPedagogic mediationTimeOrientador: Ana Lucia Guedes-PintoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Trata-se de uma pesquisa de doutorado (FE/UNICAMP) que buscou compreender como uma alfabetizadora experiente, aos 62 anos de idade e 47 e profissão, trabalha as relações de ensino e organiza os usos dos tempos escolares para tal. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa a partir de investigação etnográfica, conforme sugere Ezpeleta e Rockwell (1989) e Silva (2000). O estudo de caso na rede municipal de Cascavel-PR envolveu a produção e coleta de dados com observação do cotidiano escolar e da sala de aula, o registro em caderno de campo durante dois anos (novembro 2003/2005) em setenta encontros semanais. Buscou-se documentar as intervenções capazes de possibilitar mediações para a alfabetização segundo as análises de Vigotski (1994, 2000), de acordo com a teoria histórico-cultural e as reflexões sobre o professor alfabetizador (Fontana, 1996, 2000; Guedes-Pinto, 2002; Kleiman, 2005; Mortatti, 2000; Soares, 2004). Para subsidiar a investigação de um trabalho significativo e singular e a descrição da história de vida profissional da professora, no contexto de migração do oeste do Paraná, utilizou-se os pressupostos da história oral (Amado, 1995; Portelli, 1997), e os aspectos temporais (Elias, 1998; Heller, 1972, 1991), como elementos constitutivos de sua trajetória: o limite; irreversibilidade; e experiência interior temporal, duração interna, isto é a intensidade e o significado que singularizam detalhes do vivido. As discussões sobre os usos dos tempos para propiciar o ensino, as mediações, interações, aprendizados levaram em consideração as contribuições elaboradas por Heller (1991) para estudar o cotidiano e o não-cotidiano, por Thompson (1998) e por Certeau (1994) descrevendo situações a partir do material empírico relatando-os através de aspectos temporais: a) continuidade, divisão, organização, distribuição, priorização, cadência e encadeamento; b) ritmos múltiplos, sincronicidade e simultaneidade; c) momento oportuno, como um instante de eleição e conhecimento sobre o objeto de trabalho e de astúciaAbstract: This study is about a PhD research (FE/UNICAMP) done in order to understand how na experienced teacher, who works with alphabetization, 62 years old and 47 years of practice, deals with the teaching relations and organizes the uses from the school times for doing it. The research is characterizes by a qualitative approach based on a ethnographic investigation, according to what Ezpeleta and Rockwell (1989) and Silva (2000) suggest. The case study, which took place in the municipal network of schools from Cascavel ¿ PR, involved the production and collection of data with the observation of the daily school routine, inside and outside the classroom, the data register in a notebook for two years (November 2003/2005), divided into seventy weekly meetings. The interventions which enabled mediations for the alphabetization according to Vigotski¿s analyses (1994, 2000), in accordance with the historical-cultural theory and the reflections about the teacher who works with alphabetization (Fontana, 1996, 2000; Guedes-Pinto, 2002; Kleiman, 2005; Mortatti, 2000; Soares, 2004) were documented. To subsidize the investigation of a significative and singular work and the description of the teacher's professional life, in the migration context of the West of Parana, the oral history presupposals (Amado, 1995; Portelli, 1997), and the time aspects (Elias, 1998; Heller, 1972, 1991) were used as constitutive elements of her trajectory: the limit, irreversibility; and the time interior experience, internal duration, that is, the intensity and the meaning that made the lived details singular. The discussions about the time uses to propitiate the teaching, the mediations, interactions, learning took into consideration the contributions elaborated by Heller (1991) to study the daily and the non-daily routine, by Thompson (1998) and by Certeau (1994), describing situations from the empirical material, relating them through the time aspects: a) continuity, division, organization, distribution, prioritization, cadency and concatenation; b) multiple rhythms, synchronicity and simultaneity; c) convenient moment, like an instant election and knowledge about the work and astuteness objectDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Lima, Maria Emilia Caixeta CastroTóscano, CarlosBagnato, Maria Helena SalgadoFontana, Roseli Aparecida CaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaula, Flávia Anastácio de20082008-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf288p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606682PAULA, Flávia Anastácio de. Astucias de uma professora alfabetizadora: um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula. 2008. 288p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606682. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421170porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:07:47Zoai::421170Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:07:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
Cunning of teacher to literacy : studing about read and write and the usage of time in classrom
title Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
spellingShingle Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
Paula, Flávia Anastácio de
Educação
Alfabetização
Aula
Mediação pedagógica
Tempo
Education
Literacy
Teach
Pedagogic mediation
Time
title_short Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
title_full Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
title_fullStr Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
title_full_unstemmed Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
title_sort Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
author Paula, Flávia Anastácio de
author_facet Paula, Flávia Anastácio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Lima, Maria Emilia Caixeta Castro
Tóscano, Carlos
Bagnato, Maria Helena Salgado
Fontana, Roseli Aparecida Cação
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Flávia Anastácio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Alfabetização
Aula
Mediação pedagógica
Tempo
Education
Literacy
Teach
Pedagogic mediation
Time
topic Educação
Alfabetização
Aula
Mediação pedagógica
Tempo
Education
Literacy
Teach
Pedagogic mediation
Time
description Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-12-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606682
PAULA, Flávia Anastácio de. Astucias de uma professora alfabetizadora: um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula. 2008. 288p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606682. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PAULA, Flávia Anastácio de. Astucias de uma professora alfabetizadora: um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula. 2008. 288p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606682. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
288p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188981249671168