Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496 |
Resumo: | Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto |
id |
UNICAMP-30_b131116fa09905d4b4d0a2cbc173d286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1161272 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetizaçãoAnalysis of a pedagogical intervention with a group of students in the initial phase of literacyAlfabetização discursivaLeituraLinguagemMediaçãoDiscursive literacyReadingLanguageMediationOrientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento OmettoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender o processo de alfabetização de um grupo de crianças em fase inicial de escolarização a partir de minha intervenção pedagógica e com isso responder à seguinte questão de investigação: como crianças em fase inicial de alfabetização elaboram a escrita pela mediação sistemática da pesquisadora? Tendo em conta que a pesquisa considerou o processo de elaboração de escrita dos alunos no contexto de mediação simbólica e a alfabetização como processo discursivo, o trabalho ancora-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano de Vigotski. Os encontros com as crianças que compuseram o grupo de alunos participantes da pesquisa aconteceram semanalmente em escola pública municipal da cidade de Capivari/SP. O grupo foi composto por 7 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Os encontros foram audiogravados e, posteriormente, transcritos; também realizamos registros em diário de campo. As atividades pedagógicas de leitura e escrita foram assumidas como eixo norteador da pesquisa. A proposta que se apresentou na pesquisa foi de compreender o universo simbólico das crianças pesquisadas, para então compreender cada indivíduo. Foi uma parceria de colaboração entre professor e pesquisador, possibilitando interferências dos sujeitos no meio pesquisado, não limitando apenas aos aspectos teóricos ou burocráticos, mas às possibilidades de diálogos teórico-práticos. As análises nos permitem afirmar que as crianças participantes da pesquisa tiveram uma aprendizagem significativa a considerar a idade e série em que estão matriculadas. O processo de significação do conteúdo abordado, bem como as elaborações são próprias do período da aprendizagem escolar em que se encontram, não caracterizando assim nenhuma anormalidade em comparativo às demais crianças, no mesmo período e idadeAbstract: This dissertation aims comprehend literacy process of a group of kids in the beginning of schooling, from my pedagogic intervention. And with that, answer the following question: how do kids in the beginning of literacy prepare their writing through the systematic mediation of the researcher? Whereas that the research considered the writing process of students in the context of symbolic mediation and the literacy through by discursive process, the work is theoretically based in the historical-cultural perspective of Vigotski's human development. The meetings with the children who made up the group of students who participated in the research, were placed weekly at a public school in Capivari/SP. The group were compound by 7 children of 1st year of Elementary School. All meetings were recorded and registered in a field diary which was later transcribed. Pedagogical, reading and writing activities were assumed as the guidelines of the research. The proposal presented in the research was to understand the symbolic universe of the children surveyed, so as to understand each individual. It was a collaborative partnership between teacher and researcher, where all of them have voice and would intervene in the researched environment, including not just theoretical or bureaucratic aspects, but the possibilities of theoretical-practical dialogues. Based on analysis, we¿re allowed to affirm that participants kids had a significant learning, considering their age and grade. The process of significance the approached content, as well as the elaborations, are specific to the period of learning interviewed at school in which they find themselves, thus not characterizing any abnormality in comparison to other children, in the same period and age[s.n.]Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-Padilha, Anna Maria LunardiNascimento, Lilian Cristine RibeiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStefani, Monika Menezes da Costa, 1983-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496STEFANI, Monika Menezes da Costa. Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161272Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T16:47:35Zoai::1161272Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-25T16:47:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização Analysis of a pedagogical intervention with a group of students in the initial phase of literacy |
title |
Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização |
spellingShingle |
Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização Stefani, Monika Menezes da Costa, 1983- Alfabetização discursiva Leitura Linguagem Mediação Discursive literacy Reading Language Mediation |
title_short |
Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização |
title_full |
Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização |
title_fullStr |
Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização |
title_sort |
Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização |
author |
Stefani, Monika Menezes da Costa, 1983- |
author_facet |
Stefani, Monika Menezes da Costa, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965- Padilha, Anna Maria Lunardi Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stefani, Monika Menezes da Costa, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização discursiva Leitura Linguagem Mediação Discursive literacy Reading Language Mediation |
topic |
Alfabetização discursiva Leitura Linguagem Mediação Discursive literacy Reading Language Mediation |
description |
Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496 STEFANI, Monika Menezes da Costa. Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496 |
identifier_str_mv |
STEFANI, Monika Menezes da Costa. Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161272 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189169360011264 |