Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefani, Monika Menezes da Costa, 1983-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496
Resumo: Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
id UNICAMP-30_b131116fa09905d4b4d0a2cbc173d286
oai_identifier_str oai::1161272
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetizaçãoAnalysis of a pedagogical intervention with a group of students in the initial phase of literacyAlfabetização discursivaLeituraLinguagemMediaçãoDiscursive literacyReadingLanguageMediationOrientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento OmettoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender o processo de alfabetização de um grupo de crianças em fase inicial de escolarização a partir de minha intervenção pedagógica e com isso responder à seguinte questão de investigação: como crianças em fase inicial de alfabetização elaboram a escrita pela mediação sistemática da pesquisadora? Tendo em conta que a pesquisa considerou o processo de elaboração de escrita dos alunos no contexto de mediação simbólica e a alfabetização como processo discursivo, o trabalho ancora-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano de Vigotski. Os encontros com as crianças que compuseram o grupo de alunos participantes da pesquisa aconteceram semanalmente em escola pública municipal da cidade de Capivari/SP. O grupo foi composto por 7 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Os encontros foram audiogravados e, posteriormente, transcritos; também realizamos registros em diário de campo. As atividades pedagógicas de leitura e escrita foram assumidas como eixo norteador da pesquisa. A proposta que se apresentou na pesquisa foi de compreender o universo simbólico das crianças pesquisadas, para então compreender cada indivíduo. Foi uma parceria de colaboração entre professor e pesquisador, possibilitando interferências dos sujeitos no meio pesquisado, não limitando apenas aos aspectos teóricos ou burocráticos, mas às possibilidades de diálogos teórico-práticos. As análises nos permitem afirmar que as crianças participantes da pesquisa tiveram uma aprendizagem significativa a considerar a idade e série em que estão matriculadas. O processo de significação do conteúdo abordado, bem como as elaborações são próprias do período da aprendizagem escolar em que se encontram, não caracterizando assim nenhuma anormalidade em comparativo às demais crianças, no mesmo período e idadeAbstract: This dissertation aims comprehend literacy process of a group of kids in the beginning of schooling, from my pedagogic intervention. And with that, answer the following question: how do kids in the beginning of literacy prepare their writing through the systematic mediation of the researcher? Whereas that the research considered the writing process of students in the context of symbolic mediation and the literacy through by discursive process, the work is theoretically based in the historical-cultural perspective of Vigotski's human development. The meetings with the children who made up the group of students who participated in the research, were placed weekly at a public school in Capivari/SP. The group were compound by 7 children of 1st year of Elementary School. All meetings were recorded and registered in a field diary which was later transcribed. Pedagogical, reading and writing activities were assumed as the guidelines of the research. The proposal presented in the research was to understand the symbolic universe of the children surveyed, so as to understand each individual. It was a collaborative partnership between teacher and researcher, where all of them have voice and would intervene in the researched environment, including not just theoretical or bureaucratic aspects, but the possibilities of theoretical-practical dialogues. Based on analysis, we¿re allowed to affirm that participants kids had a significant learning, considering their age and grade. The process of significance the approached content, as well as the elaborations, are specific to the period of learning interviewed at school in which they find themselves, thus not characterizing any abnormality in comparison to other children, in the same period and age[s.n.]Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-Padilha, Anna Maria LunardiNascimento, Lilian Cristine RibeiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStefani, Monika Menezes da Costa, 1983-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496STEFANI, Monika Menezes da Costa. Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161272Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T16:47:35Zoai::1161272Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-25T16:47:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização
Analysis of a pedagogical intervention with a group of students in the initial phase of literacy
title Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização
spellingShingle Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização
Stefani, Monika Menezes da Costa, 1983-
Alfabetização discursiva
Leitura
Linguagem
Mediação
Discursive literacy
Reading
Language
Mediation
title_short Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização
title_full Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização
title_fullStr Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização
title_full_unstemmed Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização
title_sort Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização
author Stefani, Monika Menezes da Costa, 1983-
author_facet Stefani, Monika Menezes da Costa, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
Padilha, Anna Maria Lunardi
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefani, Monika Menezes da Costa, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização discursiva
Leitura
Linguagem
Mediação
Discursive literacy
Reading
Language
Mediation
topic Alfabetização discursiva
Leitura
Linguagem
Mediação
Discursive literacy
Reading
Language
Mediation
description Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496
STEFANI, Monika Menezes da Costa. Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496
identifier_str_mv STEFANI, Monika Menezes da Costa. Análise de uma intervenção pedagógica com um grupo de alunos em fase inicial de alfabetização. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640496. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161272
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189169360011264