Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público : Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Verônica Gomes dos, 1979-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640830
Resumo: Orientador: Eduardo Galembeck
id UNICAMP-30_fcd0c683e5223c8924bf55dcacf3921f
oai_identifier_str oai::1161927
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público : Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public educationContributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public educationCriatividade (Educação)Aprendizagem significativaEnsino por investigaçãoEnsino de ciênciasCreativity (Education)Meaningful learningTeaching by investigationScience teachingOrientador: Eduardo GalembeckTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Há muito o ensino de ciências urge por uma transformação que o tire da passividade e transmissividade, que o coloca na contramão da própria ciência e da curiosidade inerente das crianças em idade escolar. O lançamento da BNCC trouxe, além de uma tensão de lados, a certeza que é essencial extrapolar e diversificar suas propostas e orientações, visando o almejado para todas as áreas. Dessa forma, este estudo parte das contribuições de experiências e estratégias mais ativas, na educação básica, especialmente no ensino fundamental I, para o desenvolvimento de condições propícias à formação científica e integral das crianças. Assim, tem como objetivo central avaliar como a utilização de estratégias diferenciadas e a adoção de abordagens e metodologias ativas, como a aprendizagem criativa, significativa e o ensino por investigação podem contribuir, de modo que instigue o desenvolvimento de uma nova postura perante a sociedade e o conhecimento, de forma observável e identificável, além de propiciar um ensino de ciências alinhado com as necessidades sociais. Para tanto, pautado nas orientações para pesquisa qualitativa, ilustrada pela DBR e a partir das contribuições das abordagens selecionadas, foi organizado um Framework norteador que possibilitou a construção do Design ideal projetado que conduziu o planejamento e execução de uma sequência de aulas a partir das premissas e princípios destacados de cada abordagem. O movimento cíclico de pesquisas baseada em design foi garantido através da estrutura de trabalho, intencionando uma qualificação e aprofundamento crescente. Assim, foi desenvolvido um projeto intitulado "Clube de Programadores", como produto aplicável da Pesquisa Baseada em Design (DBR), que priorizou o trabalho diversificado, envolvendo processos investigativos, estruturação de problemática real, diversidade de materiais, propostas mão na massa, elaboração de produtos reais e funcionais de impacto no cotidiano da comunidade envolvida. O estudo foi desenvolvido a partir da composição de um grupo com 24 alunos, de uma escola pública municipal, entre 8 a 11 anos, com atendimento no contraturno escolar no decorrer de 2 anos de estudos, atividades e observação. Os dados gerados foram analisados a partir da organização de 3 momentos, sendo que o primeiro olhou para o potencial cíclico e qualificador de produtos baseados em DBR, o segundo observou a coexistência das 3 abordagens de forma natural e complementar e o terceiro categorizou a análise a partir dos itens construídos no Framework norteador, sendo elas (1) Conhecimentos prévios; (2) 4 Ps; (3) Problematização; (4) Espiral da Aprendizagem; (5) Interações argumentativas; (6) Aprofundamento conceitual; (7) Liberdade criativa. Ao final, as análises evidenciaram contribuições significativas no desenvolvimento dos alunos, no âmbito interpessoal, intrapessoal e cognitiva, bem como boas contribuições para o ensino de ciências, tal como preconiza as competências gerais da BNCC.Abstract: Science teaching needs to undergo an urgent l transformation from its historic passivity and transmissivity, which puts it at odds with the very science and inherent curiosity of schoolchildren.The launch of BNCC brought, in addition to a tension on the sides, the certainty that it is essential to extrapolate and diversify its proposals and guidelines in order to address goals in all areas.In this way, this study focuses on the contributions of more active experiences and strategies in elementary education, for the development of conditions needed for the child's scientific and holistic education . Thus, its central objective is to evaluate how the use of differentiated strategies and the adoption of active approaches and methodologies, such as creative, meaningful learning and teaching through research, can contribute in a way that encourages the development of a new attitude towards society and knowledge in an observable and identifiable way, in addition to providing science education in line with social needs. Therefore, based on the guidelines for qualitative research as illustrated by the DBR, and based on the contributions of the selected approaches, a guiding framework was organized that enabled the construction of the Projected Ideal Design that led to the planning and execution of a sequence of lessons based on the main premises and principles of each approach. The cyclical movement of design based research was guaranteed through the structure of the work aiming at increasing qualification and depth. Thus, a project was developed called the "Programmers Club" as an applicable product of Design-Based Research (DBR), which prioritized diversified work involving investigative processes, structuring of real problems, diversity of materials, hands-on activities, and the elaboration of real and functional products with an impact on the everyday life of the community involved. The study was developed based on the composition of a group of 24 students, from a municipal public school, between 8 and 11 years old, in an after school program over the course of 2 years of studies, activities, and observation. The data generated were analyzed from the organization of 3 moments: the first looked at the cyclical and qualifying potential of DBR-based products, the second observed the coexistence of the 3 approaches in a natural and complementary way, and the third categorized the analysis from the items constructed in the guiding framework. These included (1) Previous knowledge; (2) 4 Ps; (3) Problematization; (4) Spiral of Learning; (5) Argumentative interactions; (6) Conceptual depth; (7) Creative freedom. In the end, the analyzes showed significant contributions to development of students, within the scope in the interpersonal, intrapersonal and cognitive realms, as well as promising contributions to science teaching, as advocated by the general competences of the BNCC.DoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Galembeck, Eduardo, 1968-Viveiro, Alessandra AparecidaGirotto Júnior, GildoBurd, LeoStudart Filho, NelsonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Verônica Gomes dos, 1979-20202020-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 234 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640830SANTOS, Verônica Gomes dos. Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público: Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education. 2020. 1 recurso online ( 234 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640830. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161927Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-23T09:31:23Zoai::1161927Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-23T09:31:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público : Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education
Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education
title Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público : Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education
spellingShingle Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público : Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education
Santos, Verônica Gomes dos, 1979-
Criatividade (Educação)
Aprendizagem significativa
Ensino por investigação
Ensino de ciências
Creativity (Education)
Meaningful learning
Teaching by investigation
Science teaching
title_short Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público : Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education
title_full Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público : Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education
title_fullStr Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público : Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education
title_full_unstemmed Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público : Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education
title_sort Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público : Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education
author Santos, Verônica Gomes dos, 1979-
author_facet Santos, Verônica Gomes dos, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galembeck, Eduardo, 1968-
Viveiro, Alessandra Aparecida
Girotto Júnior, Gildo
Burd, Leo
Studart Filho, Nelson
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Verônica Gomes dos, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade (Educação)
Aprendizagem significativa
Ensino por investigação
Ensino de ciências
Creativity (Education)
Meaningful learning
Teaching by investigation
Science teaching
topic Criatividade (Educação)
Aprendizagem significativa
Ensino por investigação
Ensino de ciências
Creativity (Education)
Meaningful learning
Teaching by investigation
Science teaching
description Orientador: Eduardo Galembeck
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640830
SANTOS, Verônica Gomes dos. Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público: Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education. 2020. 1 recurso online ( 234 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640830. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640830
identifier_str_mv SANTOS, Verônica Gomes dos. Contribuições da aprendizagem criativa, aprendizagem significativa e do ensino por investigação para a formação integral das crianças no ensino público: Contributions of creative learning, significant learning and research teaching for the integral training of children in public education. 2020. 1 recurso online ( 234 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640830. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161927
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 234 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189170929729536