Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109 |
Resumo: | Orientador: Claudia Amoroso Bortolato |
id |
UNICAMP-30_fd05b7c8a3b35fb905e3a4bf36e2c1e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1129113 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo IIBlended learning practices in science discipline in Elementary School Cycle IIEnsino híbridoBlended learningOrientador: Claudia Amoroso BortolatoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Envolvido com uma realidade escolar pautada no paradigma do modelo tradicional de ensino, onde do aluno se espera uma posição passiva de recebedor de conteúdos e informações e do professor a aplicação de apostilas e transmissão de conteúdos que devem ser reproduzidos nas provas, este trabalho teve como objetivo discutir um modelo de ensino que mantém da escola aquilo que ainda acreditamos e ao mesmo tempo acrescenta algumas práticas inovadoras, geralmente com o uso da tecnologia. Apresentamos algumas experiências de Ensino Híbrido em uma escola pública, na disciplina de Ciências e considerações do professor/pesquisador sobre um ciclo reflexivo de quatro etapas: descrever, informar, confrontar e reconstruir. A reflexão foi feita com base nas atividades desenvolvidas, nos relatos e autoavaliação dos estudantes. Este trabalho buscou, portanto, contribuir para aprofundar os estudos dessa modalidade de ensino, na educação básica, além de colaborar com a construção de conhecimentos na educação e no desenvolvimento profissional dos professores. A partir da análise do relato dos estudantes, em relação aos modelos de Ensino Híbrido desenvolvidos, foi possível perceber uma predileção pelo modelo de Rotação por estações em relação à Sala de aula invertida. Este modelo apresenta mais elementos motivadores de acordo com a Teoria motivacional da autodeterminação: percepção de competência, autonomia e estabelecimento de vínculos sociais. Sugerimos, por fim, estudos futuros de correlação entre a motivação dos estudantes e as tarefas organizadas no modelo de Ensino Híbrido, além de um estudo longitudinal para avaliar a capacidade de manutenção da motivaçãoAbstract: In a typical school environment where the day to day learning process tangibility is ruled by the paradigm of the traditional way of teaching where the student is in the role of a passive receptor of contents and information, and the teacher is merely a pre-established books content transmitter (reproduced on the exam procedures), this work had the objective to discuss a new teaching model keeping the good part of the traditional processes in place but at the same time adding some innovative practices technology wise. We present some experiences taken from a public school based on what we called a Hybrid Teaching system on science related disciplines which takes in consideration the teachers comments according to a four-step reflexive cycle based on description, information, confrontation and reconstitution. The reflexive process was made based on the developed activities, reports and students self evaluations. This work sought to contribute on the studies deepening on basic education and to collaborate with the construction of education knowledge and the professional development of teachers. From the analysis of student¿s reports regarding the developed Blended Learning models, it was possible to observe a predilection for the Station Rotation Model rather than the flipped classroom system as the first presents more innovative elements according to the Motivation Theory of auto determination: competence perception, self-determination and established links between students and teachers. Finally, we suggest future correlation studies between student¿s motivation and organized tasks within the Blended learning model, and a longitudinal study to evaluate the motivation sustainabilityMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Bortolato, Claudia Amoroso, 1962-Gozzi, Mauricio FernandoBarolli, ElisabethUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJiupato, Carlos Eduardo, 1982-20202020-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 124 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109JIUPATO, Carlos Eduardo. Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II . 2020. 1 recurso online ( 124 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129113Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-02T08:35:16Zoai::1129113Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-02T08:35:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II Blended learning practices in science discipline in Elementary School Cycle II |
title |
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II |
spellingShingle |
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II Jiupato, Carlos Eduardo, 1982- Ensino híbrido Blended learning |
title_short |
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II |
title_full |
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II |
title_fullStr |
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II |
title_sort |
Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II |
author |
Jiupato, Carlos Eduardo, 1982- |
author_facet |
Jiupato, Carlos Eduardo, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortolato, Claudia Amoroso, 1962- Gozzi, Mauricio Fernando Barolli, Elisabeth Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jiupato, Carlos Eduardo, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido Blended learning |
topic |
Ensino híbrido Blended learning |
description |
Orientador: Claudia Amoroso Bortolato |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-02-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109 JIUPATO, Carlos Eduardo. Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II . 2020. 1 recurso online ( 124 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109 |
identifier_str_mv |
JIUPATO, Carlos Eduardo. Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II . 2020. 1 recurso online ( 124 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129113 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 124 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189161619423232 |