Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jiupato, Carlos Eduardo, 1982-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109
Resumo: Orientador: Claudia Amoroso Bortolato
id UNICAMP-30_fd05b7c8a3b35fb905e3a4bf36e2c1e4
oai_identifier_str oai::1129113
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo IIBlended learning practices in science discipline in Elementary School Cycle IIEnsino híbridoBlended learningOrientador: Claudia Amoroso BortolatoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Envolvido com uma realidade escolar pautada no paradigma do modelo tradicional de ensino, onde do aluno se espera uma posição passiva de recebedor de conteúdos e informações e do professor a aplicação de apostilas e transmissão de conteúdos que devem ser reproduzidos nas provas, este trabalho teve como objetivo discutir um modelo de ensino que mantém da escola aquilo que ainda acreditamos e ao mesmo tempo acrescenta algumas práticas inovadoras, geralmente com o uso da tecnologia. Apresentamos algumas experiências de Ensino Híbrido em uma escola pública, na disciplina de Ciências e considerações do professor/pesquisador sobre um ciclo reflexivo de quatro etapas: descrever, informar, confrontar e reconstruir. A reflexão foi feita com base nas atividades desenvolvidas, nos relatos e autoavaliação dos estudantes. Este trabalho buscou, portanto, contribuir para aprofundar os estudos dessa modalidade de ensino, na educação básica, além de colaborar com a construção de conhecimentos na educação e no desenvolvimento profissional dos professores. A partir da análise do relato dos estudantes, em relação aos modelos de Ensino Híbrido desenvolvidos, foi possível perceber uma predileção pelo modelo de Rotação por estações em relação à Sala de aula invertida. Este modelo apresenta mais elementos motivadores de acordo com a Teoria motivacional da autodeterminação: percepção de competência, autonomia e estabelecimento de vínculos sociais. Sugerimos, por fim, estudos futuros de correlação entre a motivação dos estudantes e as tarefas organizadas no modelo de Ensino Híbrido, além de um estudo longitudinal para avaliar a capacidade de manutenção da motivaçãoAbstract: In a typical school environment where the day to day learning process tangibility is ruled by the paradigm of the traditional way of teaching where the student is in the role of a passive receptor of contents and information, and the teacher is merely a pre-established books content transmitter (reproduced on the exam procedures), this work had the objective to discuss a new teaching model keeping the good part of the traditional processes in place but at the same time adding some innovative practices technology wise. We present some experiences taken from a public school based on what we called a Hybrid Teaching system on science related disciplines which takes in consideration the teachers comments according to a four-step reflexive cycle based on description, information, confrontation and reconstitution. The reflexive process was made based on the developed activities, reports and students self evaluations. This work sought to contribute on the studies deepening on basic education and to collaborate with the construction of education knowledge and the professional development of teachers. From the analysis of student¿s reports regarding the developed Blended Learning models, it was possible to observe a predilection for the Station Rotation Model rather than the flipped classroom system as the first presents more innovative elements according to the Motivation Theory of auto determination: competence perception, self-determination and established links between students and teachers. Finally, we suggest future correlation studies between student¿s motivation and organized tasks within the Blended learning model, and a longitudinal study to evaluate the motivation sustainabilityMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Bortolato, Claudia Amoroso, 1962-Gozzi, Mauricio FernandoBarolli, ElisabethUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJiupato, Carlos Eduardo, 1982-20202020-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 124 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109JIUPATO, Carlos Eduardo. Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II . 2020. 1 recurso online ( 124 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129113Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-02T08:35:16Zoai::1129113Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-02T08:35:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II
Blended learning practices in science discipline in Elementary School Cycle II
title Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II
spellingShingle Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II
Jiupato, Carlos Eduardo, 1982-
Ensino híbrido
Blended learning
title_short Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II
title_full Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II
title_fullStr Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II
title_full_unstemmed Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II
title_sort Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II
author Jiupato, Carlos Eduardo, 1982-
author_facet Jiupato, Carlos Eduardo, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortolato, Claudia Amoroso, 1962-
Gozzi, Mauricio Fernando
Barolli, Elisabeth
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jiupato, Carlos Eduardo, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino híbrido
Blended learning
topic Ensino híbrido
Blended learning
description Orientador: Claudia Amoroso Bortolato
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109
JIUPATO, Carlos Eduardo. Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II . 2020. 1 recurso online ( 124 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109
identifier_str_mv JIUPATO, Carlos Eduardo. Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II . 2020. 1 recurso online ( 124 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639109. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129113
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 124 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189161619423232