A escola que faz escola : inovações emancipatórias em uma escola pública de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Raul Cabral, 1991-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9992
Resumo: Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
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spelling A escola que faz escola : inovações emancipatórias em uma escola pública de Educação InfantilTrailblazing schools : emancipatory innovations in a public school of Early Childhood EducationEducação infantilEscolas públicasInovaçãoMudança educacionalEarly Childhood EducationPublic SchoolsEducational InnovationEducational ChangeOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta é uma pesquisa sobre mudança educacional, que tem como objeto a inovação na escola pública. Seus referenciais sobre inovação na escola são aqueles adotados pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Movimento de Inovação na Educação (MIE) e pelo programa Escolas2030, que definem cinco dimensões da inovação: gestão, currículo, ambiente, metodologia e intersetorialidade. Apresenta um estudo de caso sobre a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nelson Mandela, da cidade de São Paulo (SP), mapeada pelo MEC como uma das 178 instituições educativas inovadoras do Brasil e conhecida por adotar, como eixo de seu projeto político-pedagógico, a sustentabilidade e as relações étnico-raciais e de gênero. A pesquisa visa responder, a partir da experiência desta escola, como se constitui um projeto educativo inovador e emancipatório em uma escola pública. Para compor o estudo de caso, foram feitas um total de 16 visitas à escola entre 2019 e 2020, para observação, participação em reuniões e entrevistas. Foi reunido/produzido um total de 132 itens para análise, como documentos da escola, relatos escritos, fotos e transcrições de entrevistas e de mensagens pessoais. O tratamento e organização do material empírico utilizou a metodologia de codificação e o suporte do software ATLAS.ti 8. Sua análise pautou-se pela abordagem de pesquisa descrita como Paradigma Indiciário. O estudo de caso é apresentado em três partes: na primeira, uma narrativa de como é o projeto educativo da escola atualmente, destacando e descrevendo em detalhe os aspectos considerados inovadores. Na segunda, a fim de entender como esse projeto educativo se constituiu, uma análise dos principais processos que caracterizaram a sua história. Na terceira, traz quatro lições aprendidas com essa experiência, relacionadas à discussão sobre inovação educacional: materializar concepções avançadas é inovar; reforma e inovação podem ser interdependentes; para tudo mudar, algo precisa ser constante; e institucionalização é uma cultura compartilhada e documentada. Aponta, por fim, limites, contradições e potencialidades das análises sobre a inovação na escola pública apresentadas pela pesquisaAbstract: This is a research on educational change, which has as its object innovation in public schools. Its references about innovation in school are those adopted by the Ministry of Education (MEC), the Movement for Innovation in Education (MIE) and the Escolas2030 program, which define five dimensions of innovation: management, curriculum, environment, methodology and intersectoriality. It presents a case study of the Nelson Mandela Municipal School of Early Childhood Education (EMEI) in the city of São Paulo (SP), mapped by the MEC as one of the 178 innovative educational institutions in Brazil and known for adopting sustainability and ethnic-racial and gender relations as the axis of its political-pedagogical project. The research aims to answer, based on the experience of this school, how an innovative and emancipatory educational project is formed in a public school. To compose the case study, a total of 16 visits were made to the school between 2019 and 2020, for observation, participation in meetings, and interviews. A total of 132 items were gathered/produced for analysis, such as school documents, written stories, photos, and transcripts of interviews and personal messages. The treatment and organization of the empirical material used the coding methodology and the support of the ATLAS.ti 8 software. Its analysis was guided by the research approach described as the Evidential Paradigm. The case study is presented in three parts: in the first, a narrative of how the school's educational project currently is, highlighting and describing in detail the aspects considered innovative. In the second, in order to understand how this educational project was constituted, an analysis of the main processes that characterized its history. In the third, it brings four lessons learned from this experience, related to the discussion about educational innovation: to materialize advanced conceptions is to innovate; reform and innovation can be interdependent; for everything to change, something needs to be constant; and institutionalization is a shared and documented culture. Finally, it points out limits, contradictions, and potentialities of the analyses about innovation in public schools presented by the researchDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES001[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Ghanem Junior, Elie George GuimarãesFerreira, Luciana HaddadSilva, Tathyana Gouvêa daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFrança, Raul Cabral, 1991-20232023-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (235 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9992FRANÇA, Raul Cabral. A escola que faz escola: inovações emancipatórias em uma escola pública de Educação Infantil. 2023. 1 recurso online (235 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9992. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310887porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-31T14:14:42Zoai::1310887Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-31T14:14:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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