A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Isabel da
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712
Resumo: Orientador: Newton Cesar Balzan
id UNICAMP-30_fdb6ef185b22643e122228bb89ac3105
oai_identifier_str oai::17913
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação371EnsinoOrientador: Newton Cesar BalzanTese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo se propôs a desvendar, quem é hoje o BOM PROFESSOR numa perspectiva metodológica que elucidasse o contexto histórico-social em que esta percepção é construída. Partindo da manifestação de alunos do 2Q e 3Q Graus foi feita a localização dos sujeitos que, posteriormente, foram estudados por mim, a partir pressupostos da pesquisa etnográfica. Para tanto, como tarefa inicial, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre como e porque o professor tem sido estudado, assim como sobre quais os pontos basilares que tem . orientado a construção do conhecimento sobre o professor, sua formação e desempenho. Numa segunda etapa, através de entrevistas e observações de aulas, tentei captar o cotidiano do BOM PROFESSOR assim como da projeção que ele faz das principais influencias sobre o seu desempenho. A Análise do Discurso foi a técnica utilizada para interpretação dos dados colhidos através da verbalização que os professores fizeram. De acordo com os pressupostos de pesquisa etnográfica, não havia categorias prévias de análise dos dados. Estes foram interpretados a partir do retrato do cotidiano. Eles é que forneceram subsídios e encaminharam a organização de agrupamentos que resultaram em categorias. Para caracterizar o BOM PROFESSOR foi feito um adentramento em sua história de vida, verificando as principais influências sobre o seu desempenho. Também foi feita a tentativa de captar os seus valores, posições sobre a realidade e formas de enfrentamento deste cotidiano. Os resultados do estudo mostraram que a idéia de BOM PROFESSOR, por ser valorativa, é uma construção histórica que é presente na expectativa dos alunos através de valores que institucionalmente são passados em nossa sociedade. Para os nossos alunos o BOM PROFESSOR é uma pessoa especial, principalmente porque demonstra prazer em estar com eles e entusiasmo em ensinar. f ainda sério no trato de sua matéria de ensino e ligado afetivamente ao seu campo de saber. O estudo mostrou ainda que o BOM PROFESSOR é alguém que procura desenvolver em si condições para ensinar e possui boas habilidades de ensino. Compreendi, porém, que a ideação e a prática do professor considerado BOM pelos alunos de hoje,ainda está baseada num paradigma de ensino que coloca o docente como figura principal do ato pedagógico. Para um desempenho que privilegie o aluno como principal interlocutor no processo de aprendizagem, será preciso modificar o paradigma de ensino que _ aceito e desejado na sociedade atual. Este aspecto tem a ver com a concepção filosófica da educação que se 'deseja numa sociedade politicamente projetadaDoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Balzan, Newton César, 1932-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, Maria Isabel da19881988-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf178f. ; 31 cm.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712CUNHA, Maria Isabel da. A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação. 1988. 178f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17913porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T19:53:15Zoai::17913Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T19:53:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação
title A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação
spellingShingle A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação
Cunha, Maria Isabel da
371
Ensino
title_short A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação
title_full A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação
title_fullStr A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação
title_full_unstemmed A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação
title_sort A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação
author Cunha, Maria Isabel da
author_facet Cunha, Maria Isabel da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balzan, Newton César, 1932-2019
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.por.fl_str_mv 371
Ensino
topic 371
Ensino
description Orientador: Newton Cesar Balzan
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988
1988-12-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712
CUNHA, Maria Isabel da. A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação. 1988. 178f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712
identifier_str_mv CUNHA, Maria Isabel da. A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação. 1988. 178f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
178f. ; 31 cm.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188701369008128