A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712 |
Resumo: | Orientador: Newton Cesar Balzan |
id |
UNICAMP-30_fdb6ef185b22643e122228bb89ac3105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::17913 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação371EnsinoOrientador: Newton Cesar BalzanTese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo se propôs a desvendar, quem é hoje o BOM PROFESSOR numa perspectiva metodológica que elucidasse o contexto histórico-social em que esta percepção é construída. Partindo da manifestação de alunos do 2Q e 3Q Graus foi feita a localização dos sujeitos que, posteriormente, foram estudados por mim, a partir pressupostos da pesquisa etnográfica. Para tanto, como tarefa inicial, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre como e porque o professor tem sido estudado, assim como sobre quais os pontos basilares que tem . orientado a construção do conhecimento sobre o professor, sua formação e desempenho. Numa segunda etapa, através de entrevistas e observações de aulas, tentei captar o cotidiano do BOM PROFESSOR assim como da projeção que ele faz das principais influencias sobre o seu desempenho. A Análise do Discurso foi a técnica utilizada para interpretação dos dados colhidos através da verbalização que os professores fizeram. De acordo com os pressupostos de pesquisa etnográfica, não havia categorias prévias de análise dos dados. Estes foram interpretados a partir do retrato do cotidiano. Eles é que forneceram subsídios e encaminharam a organização de agrupamentos que resultaram em categorias. Para caracterizar o BOM PROFESSOR foi feito um adentramento em sua história de vida, verificando as principais influências sobre o seu desempenho. Também foi feita a tentativa de captar os seus valores, posições sobre a realidade e formas de enfrentamento deste cotidiano. Os resultados do estudo mostraram que a idéia de BOM PROFESSOR, por ser valorativa, é uma construção histórica que é presente na expectativa dos alunos através de valores que institucionalmente são passados em nossa sociedade. Para os nossos alunos o BOM PROFESSOR é uma pessoa especial, principalmente porque demonstra prazer em estar com eles e entusiasmo em ensinar. f ainda sério no trato de sua matéria de ensino e ligado afetivamente ao seu campo de saber. O estudo mostrou ainda que o BOM PROFESSOR é alguém que procura desenvolver em si condições para ensinar e possui boas habilidades de ensino. Compreendi, porém, que a ideação e a prática do professor considerado BOM pelos alunos de hoje,ainda está baseada num paradigma de ensino que coloca o docente como figura principal do ato pedagógico. Para um desempenho que privilegie o aluno como principal interlocutor no processo de aprendizagem, será preciso modificar o paradigma de ensino que _ aceito e desejado na sociedade atual. Este aspecto tem a ver com a concepção filosófica da educação que se 'deseja numa sociedade politicamente projetadaDoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Balzan, Newton César, 1932-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, Maria Isabel da19881988-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf178f. ; 31 cm.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712CUNHA, Maria Isabel da. A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação. 1988. 178f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17913porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T19:53:15Zoai::17913Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T19:53:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação |
title |
A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação |
spellingShingle |
A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação Cunha, Maria Isabel da 371 Ensino |
title_short |
A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação |
title_full |
A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação |
title_fullStr |
A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação |
title_full_unstemmed |
A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação |
title_sort |
A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação |
author |
Cunha, Maria Isabel da |
author_facet |
Cunha, Maria Isabel da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balzan, Newton César, 1932-2019 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371 Ensino |
topic |
371 Ensino |
description |
Orientador: Newton Cesar Balzan |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988 1988-12-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712 CUNHA, Maria Isabel da. A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação. 1988. 178f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Maria Isabel da. A pratica pedagogica do "bom professor" : influencias na sua educação. 1988. 178f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574712. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 178f. ; 31 cm. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188701369008128 |