A psicopedagogia no contexto escolar : um estudo em Grupos de Apoio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassiani, Simone
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610474
Resumo: Orientador: Rosely Palermo Brenelli
id UNICAMP-30_fe1063b9cab633c6e9d5c350308d0259
oai_identifier_str oai::469647
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A psicopedagogia no contexto escolar : um estudo em Grupos de ApoioThe psycho educational in the school context : a study in Support GoupsDificuldade de aprendizagemPsicopedagogia institucionalGrupos de apoioLearning difficultyInstitutional psycho educationalSupport groupsOrientador: Rosely Palermo BrenelliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Os objetivos centrais da presente investigação foram descrever a atuação psicopedagógica em grupos de apoio para alunos com dificuldade de aprendizagem numa rede municipal de ensino do interior do Estado de São Paulo e verificar se esses alunos encaminhados apresentaram evolução no rendimento escolar. Por ser uma pesquisa documental foram utilizados documentos e registros de 07 (sete) escolas de Ensino Fundamental, referentes a 128 (cento e vinte e oito) alunos de 1ª e 2ª séries que freqüentaram o Grupo de Apoio, em 2006 (dois mil e seis), por no mínimo três bimestres, cujas dificuldades se centravam nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. Os documentos e descrições permitiram realizar uma análise sobre a forma de os professores encaminharem seus alunos com dificuldades de aprendizagem aos Grupos de Apoio, caracterizando as dificuldades como genéricas e específicas. Os registros dos documentos possibilitaram considerar a atuação psicopedagógica de forma geral na rede de ensino, o acompanhamento específico aos professores do Grupo de Apoio e as capacitações oferecidas a eles. Com os documentos relativos às atas finais, o desempenho dos alunos e o resultado de promoção e retenção foram analisados. Os dados demonstraram que houve uma redução significativa nas dificuldades apresentadas pelos alunos nos aspectos referentes à leitura e escrita e ao lógico-matemático, além de outras habilidades subjacentes ao ato de aprender. A atuação psicopedagógica analisada revela as atribuições da psicopedagoga frente às escolas, o enfoquedado à formação continuada dos professores que atuam com os alunos nos Grupos de Apoio e o acompanhamento direcionado junto ao professor destes grupos. O índice de promoção não alcançou a totalidade dos alunos encaminhados ao Grupo de Apoio, sendo 48,1% e 59,2% na 1ª e 2ª série respectivamente. Nesse sentido, não houve resultado estatisticamente significativo na recuperação de todos os alunos, entretanto as dificuldades de aprendizagem foram reduzidas na maioria das categorias quando comparadas entre o diagnóstico inicial e avaliação final do desempenho dos alunos, na perspectiva do professor da sala regular. Esses resultados revelam a importância do psicopedagogo institucional na orientação conjunta das atividades escolares.Abstract: The main objectives of the present work were to describe the psycho educational performance of students with learning difficulties, attending support groups in a chain of municipal schools located in the country side of the state of São Paulo, as well as verifying whether such students showed any improvement in their academic performance. As a documental research, it was used reports and records from seven primary schools concerning one hundred twenty-eight students in first and second grades who had attended the support groups in 2006 for at least one semester and a half, whose difficulties were mainly in Portuguese Language and Mathematics. After analyzing the documents and descriptions, the teachers sent their students with learning difficulties to the support groups, pointing out as generic and specific difficulties. The reports also allowed to consider the psycho educational performance in a general way in the teaching chain, the specific follow up of the teachers working in the support groups as well as the professional qualifications offered to them. With the documents concerning the final minutes, the students' performance and the results of promotion and retention were analyzed. The data showed a significant decrease regarding the students' difficulties in reading and writing as well as in the logic of mathematics, apart from other learning skills. The psycho educational performance analyzed, shows the psycho educationalist' work on the face of schools, the importance given to the constant education of the support group teachers as well as the follow up of the teacher in such groups. The promotion rate did not reach all the students who attended the support groups being 48,1% and 59,2% in first and second grades respectively. This way, one cannot statistically state that all the students overcame their difficulties however, the learning difficulties were significantly reduced in most of the categories when comparing from the initial diagnosis to the final evaluation of the students' performance, from the view of a regular class teacher. The results show the importance of the institutional psycho educationalist working along in the school activities.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Brenelli, Rosely Palermo, 1949-Assis, Orly Zucatto Mantovani deTortella, Jussara Cristina BarbozaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCassiani, Simone2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610474CASSIANI, Simone. A psicopedagogia no contexto escolar: um estudo em Grupos de Apoio. 2009. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610474. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469647porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:40:49Zoai::469647Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:40:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicopedagogia no contexto escolar : um estudo em Grupos de Apoio
The psycho educational in the school context : a study in Support Goups
title A psicopedagogia no contexto escolar : um estudo em Grupos de Apoio
spellingShingle A psicopedagogia no contexto escolar : um estudo em Grupos de Apoio
Cassiani, Simone
Dificuldade de aprendizagem
Psicopedagogia institucional
Grupos de apoio
Learning difficulty
Institutional psycho educational
Support groups
title_short A psicopedagogia no contexto escolar : um estudo em Grupos de Apoio
title_full A psicopedagogia no contexto escolar : um estudo em Grupos de Apoio
title_fullStr A psicopedagogia no contexto escolar : um estudo em Grupos de Apoio
title_full_unstemmed A psicopedagogia no contexto escolar : um estudo em Grupos de Apoio
title_sort A psicopedagogia no contexto escolar : um estudo em Grupos de Apoio
author Cassiani, Simone
author_facet Cassiani, Simone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Assis, Orly Zucatto Mantovani de
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassiani, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de aprendizagem
Psicopedagogia institucional
Grupos de apoio
Learning difficulty
Institutional psycho educational
Support groups
topic Dificuldade de aprendizagem
Psicopedagogia institucional
Grupos de apoio
Learning difficulty
Institutional psycho educational
Support groups
description Orientador: Rosely Palermo Brenelli
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610474
CASSIANI, Simone. A psicopedagogia no contexto escolar: um estudo em Grupos de Apoio. 2009. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610474. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610474
identifier_str_mv CASSIANI, Simone. A psicopedagogia no contexto escolar: um estudo em Grupos de Apoio. 2009. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610474. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469647
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
138 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138460153413632