Estudo das características dinâmicas de um veículo 4x4.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-100836/ |
Resumo: | Este trabalho é um estudo de caso sobre uma caminhonete com tração 4x4, cujo desenvolvimento apresentou problemas de estabilidade direcional durante uma série de testes de frenagem, realizados com e sem travamento das rodas. São mostrados os conceitos gerais do veículo de maneira detalhada, porém preservando-se o devido sigilo com relação a detalhes de projeto que são confidenciais da montadora. Trata-se de uma análise da dinâmica do veículo, iniciada com o cálculo do centro de gravidade; é verificada a geometria da suspensão e direção, bem como o balanceamento e distribuição do peso nas quatro rodas. São utilizados cálculos matemáticos para mensurar os resultados de transferência de peso, tanto no sentido longitudinal (frenagens) como no lateral (curvas). Na transferência de peso longitudinal é verificada a deflexão da suspensão dianteira e o angulo de atitude do veículo, e demonstrada a implicação destes fatores com a instabilidade direcional apresentada durante os testes. São propostas algumas soluções para o problema e apontadas as vantagens e desvantagens de cada alternativa, onde são abordados também os conceitos de geometria da suspensão de forma a evidenciar a solução recomendada. Na transferência de peso lateral são calculadas a massa suspensa e as massas não suspensas dianteira e traseira do veículo; são realizados cálculos matemáticos para verificar a inclinação lateral do veículo durante as curvas, de forma a se definir parâmetros de projetoúteis para o desenvolvimento de novas versões, ou mesmo para comparação com projetos já existentes. |
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Estudo das características dinâmicas de um veículo 4x4.Untitled in englishDinâmica veicularVehicle dynamicsEste trabalho é um estudo de caso sobre uma caminhonete com tração 4x4, cujo desenvolvimento apresentou problemas de estabilidade direcional durante uma série de testes de frenagem, realizados com e sem travamento das rodas. São mostrados os conceitos gerais do veículo de maneira detalhada, porém preservando-se o devido sigilo com relação a detalhes de projeto que são confidenciais da montadora. Trata-se de uma análise da dinâmica do veículo, iniciada com o cálculo do centro de gravidade; é verificada a geometria da suspensão e direção, bem como o balanceamento e distribuição do peso nas quatro rodas. São utilizados cálculos matemáticos para mensurar os resultados de transferência de peso, tanto no sentido longitudinal (frenagens) como no lateral (curvas). Na transferência de peso longitudinal é verificada a deflexão da suspensão dianteira e o angulo de atitude do veículo, e demonstrada a implicação destes fatores com a instabilidade direcional apresentada durante os testes. São propostas algumas soluções para o problema e apontadas as vantagens e desvantagens de cada alternativa, onde são abordados também os conceitos de geometria da suspensão de forma a evidenciar a solução recomendada. Na transferência de peso lateral são calculadas a massa suspensa e as massas não suspensas dianteira e traseira do veículo; são realizados cálculos matemáticos para verificar a inclinação lateral do veículo durante as curvas, de forma a se definir parâmetros de projetoúteis para o desenvolvimento de novas versões, ou mesmo para comparação com projetos já existentes.This work is related to the case study of a 4WD pick-up truck; which development has shown some directional stability problems during braking tests, whether those have been performed with wheel locking or not. The general vehicle concepts are shown in detail; however, care has been taken in order not to unveil some design characteristics that are confidential items of the O.E.M. This is a vehicle dynamics analysis, starting with the calculation of the center of gravity; suspension and steering geometry are verified, as well as weight balance and distribution in each wheel. The Mathematics involved is used for the measurement of weight transfer results, either longitudinal (braking) or lateral (curve). In the case of longitudinal weight transfer, the front suspension movement and the vehicle attitude (brake dive) angle are checked, and both factors are related to the directional instability verified during the tests. Some solutions for this problem are proposed, by showing the advantages and disadvantages of each alternative; suspension geometry concepts are also shown, in order to better explain the recommended solutions. In the case of lateral weight transfer, the sprung mass and both front and rear unsprung masses are calculated; mathematic calculation is then performed to verify the vehicle lateral inclination (roll angle) in cornering, so that design parameters are set for the development of new versions, or either for comparison with current models.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlves, Marcelo Augusto LealFontana Junior, Romeu2005-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-100836/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-25T11:01:02Zoai:teses.usp.br:tde-19042024-100836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-25T11:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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