Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Greciely Cristina da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rua (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647445
Resumo: Com o objetivo de pôr em discussão os processos de significação na contemporaneidade, que se constituem afetados pela tecnologia e que incidem sobre a formação social, produzindo efeitos de sentido e de sujeito, proponho apresentar uma reflexão sobre a relação entre corpo, imagem e tecnologia, com base nos pressupostos da Análise de Discurso, e em face dos conceitos de imersão, interatividade e imagem de síntese (ROBIN, 2003; PARENTE, 1993). Busco compreender de que maneira o corpo, enquanto materialidade específica do sujeito (ORLANDI, 2012), está investido em um processo discursivo que pressupõe a relação com a tecnologia e o espaço. Tomo como lugar de observação o universo dos jogos eletrônicos, e analiso como determinadas relações sociais se significam e são significadas aí, a partir do modo como memória e imaginário social se confrontam e atuam nas discursividades desse universo.
id UNICAMP-31_65acf41d3ddaf0a53f83b17875d8a05f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647445
network_acronym_str UNICAMP-31
network_name_str Rua (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologiaDiscurso. Corpo. Jogo eletrônico. Espaço. Imersão. InteratividadeCom o objetivo de pôr em discussão os processos de significação na contemporaneidade, que se constituem afetados pela tecnologia e que incidem sobre a formação social, produzindo efeitos de sentido e de sujeito, proponho apresentar uma reflexão sobre a relação entre corpo, imagem e tecnologia, com base nos pressupostos da Análise de Discurso, e em face dos conceitos de imersão, interatividade e imagem de síntese (ROBIN, 2003; PARENTE, 1993). Busco compreender de que maneira o corpo, enquanto materialidade específica do sujeito (ORLANDI, 2012), está investido em um processo discursivo que pressupõe a relação com a tecnologia e o espaço. Tomo como lugar de observação o universo dos jogos eletrônicos, e analiso como determinadas relações sociais se significam e são significadas aí, a partir do modo como memória e imaginário social se confrontam e atuam nas discursividades desse universo.Universidade Estadual de Campinas2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/864744510.20396/rua.v22i2.8647445RUA; Vol. 22 (2016): N. Esp. - Cidade Conectada; 316-331RUA; v. 22 (2016): N. Esp. - Cidade Conectada; 316-3312179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647445/14437Copyright (c) 2016 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Greciely Cristina da2017-06-02T16:10:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647445Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2017-06-02T16:10:30Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false
dc.title.none.fl_str_mv Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia
title Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia
spellingShingle Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia
Costa, Greciely Cristina da
Discurso. Corpo. Jogo eletrônico. Espaço. Imersão. Interatividade
title_short Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia
title_full Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia
title_fullStr Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia
title_full_unstemmed Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia
title_sort Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia
author Costa, Greciely Cristina da
author_facet Costa, Greciely Cristina da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Greciely Cristina da
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso. Corpo. Jogo eletrônico. Espaço. Imersão. Interatividade
topic Discurso. Corpo. Jogo eletrônico. Espaço. Imersão. Interatividade
description Com o objetivo de pôr em discussão os processos de significação na contemporaneidade, que se constituem afetados pela tecnologia e que incidem sobre a formação social, produzindo efeitos de sentido e de sujeito, proponho apresentar uma reflexão sobre a relação entre corpo, imagem e tecnologia, com base nos pressupostos da Análise de Discurso, e em face dos conceitos de imersão, interatividade e imagem de síntese (ROBIN, 2003; PARENTE, 1993). Busco compreender de que maneira o corpo, enquanto materialidade específica do sujeito (ORLANDI, 2012), está investido em um processo discursivo que pressupõe a relação com a tecnologia e o espaço. Tomo como lugar de observação o universo dos jogos eletrônicos, e analiso como determinadas relações sociais se significam e são significadas aí, a partir do modo como memória e imaginário social se confrontam e atuam nas discursividades desse universo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647445
10.20396/rua.v22i2.8647445
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647445
identifier_str_mv 10.20396/rua.v22i2.8647445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647445/14437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 RUA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 RUA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RUA; Vol. 22 (2016): N. Esp. - Cidade Conectada; 316-331
RUA; v. 22 (2016): N. Esp. - Cidade Conectada; 316-331
2179-9911
1413-2109
reponame:Rua (Campinas. Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Rua (Campinas. Online)
collection Rua (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
repository.mail.fl_str_mv publabe@unicamp.br
_version_ 1799308038388056064