Um olhar político para a educação ambiental do programa nacional de educação ambiental (ProNEA)
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Rua (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8646074 |
Resumo: | Este trabalho, que se localiza no terreno da Educação Ambiental, tem como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso de linha materialista, e procura compreender a historicidade do documento da política pública de educação ambiental do Brasil, nomeado Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA -, assim como dar visibilidade aos pré-construídos e condições de produção que sustentam seu discurso. Apresentamos alguns pressupostos do referencial teórico-metodológico, o contexto da política pública, e a análise realizada. Terminamos o artigo com algumas considerações de ordem teórico-analítica, abrindo as possibilidades de reflexão com novas perguntas. Pretendemos contribuir com um melhor entendimento sobre o discurso da educação ambiental do ProNEA, dando visibilidade ao modo pelo qual o sentido de política pública se produz. |
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Um olhar político para a educação ambiental do programa nacional de educação ambiental (ProNEA)Educação ambiental. Política pública de educação ambiental. Análise de discursoEste trabalho, que se localiza no terreno da Educação Ambiental, tem como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso de linha materialista, e procura compreender a historicidade do documento da política pública de educação ambiental do Brasil, nomeado Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA -, assim como dar visibilidade aos pré-construídos e condições de produção que sustentam seu discurso. Apresentamos alguns pressupostos do referencial teórico-metodológico, o contexto da política pública, e a análise realizada. Terminamos o artigo com algumas considerações de ordem teórico-analítica, abrindo as possibilidades de reflexão com novas perguntas. Pretendemos contribuir com um melhor entendimento sobre o discurso da educação ambiental do ProNEA, dando visibilidade ao modo pelo qual o sentido de política pública se produz. Universidade Estadual de Campinas2016-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/864607410.20396/rua.v22i1.8646074RUA; Vol. 22 No. 1 (2016): jun.; 151-176RUA; v. 22 n. 1 (2016): jun.; 151-1762179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8646074/13214Copyright (c) 2016 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuca, Andréa QuirinoLagazzi, Suzy MariaSorrentino, Marcos2017-02-20T09:54:00Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646074Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2017-02-20T09:54Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
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