Um olhar político para a educação ambiental do programa nacional de educação ambiental (ProNEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luca, Andréa Quirino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lagazzi, Suzy Maria, Sorrentino, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rua (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8646074
Resumo: Este trabalho, que se localiza no terreno da Educação Ambiental, tem como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso de linha materialista, e procura compreender a historicidade do documento da política pública de educação ambiental do Brasil, nomeado Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA -, assim como dar visibilidade aos pré-construídos e condições de produção que sustentam seu discurso. Apresentamos alguns pressupostos do referencial teórico-metodológico, o contexto da política pública, e a análise realizada. Terminamos o artigo com algumas considerações de ordem teórico-analítica, abrindo as possibilidades de reflexão com novas perguntas. Pretendemos contribuir com um melhor entendimento sobre o discurso da educação ambiental do ProNEA, dando visibilidade ao modo pelo qual o sentido de política pública se produz. 
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