O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661687 |
Resumo: | This article presents a study whose object is the catholic school Caraça which has been open since 1820 in the state of Minas Gerais. The author analyses some texts (pedagogic, journalistic and outhers), in which she shows some aspects of the discursive constitution of pedagogic practices, especially in what respects the way these practices produce normativeness. In this relation, she seeks to understand how the utterances said by the school and about it produce an identily of subject to the student. |
id |
UNICAMP-32_575043451ee81f306a062120e72ee399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8661687 |
network_acronym_str |
UNICAMP-32 |
network_name_str |
Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imagináriaO colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imagináriaO colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imagináriaDiscursivePedagogicalDiscursivaPedagógicasDiscursivoPedagógicosThis article presents a study whose object is the catholic school Caraça which has been open since 1820 in the state of Minas Gerais. The author analyses some texts (pedagogic, journalistic and outhers), in which she shows some aspects of the discursive constitution of pedagogic practices, especially in what respects the way these practices produce normativeness. In this relation, she seeks to understand how the utterances said by the school and about it produce an identily of subject to the student.Este artigo apresenta um estudo cujo o objetivo é o Colégio católico Caraça, que funciona desde de 1820 em Minas Gerais. A autora analisa alguns textos (pedagógicos, jornalísticos e outros), a partir dos quais dá visibilidade a aspectos da constituição discursiva das práticas pedagógicas, especialmente no que diz respeito ao modo como essas práticas produzem normatividades. Nessa relação, procura compreender como os dizeres do e sobre o colégio produzem uma identidade de sujeito para o aluno.Este artigo apresenta um estudo cujo o objetivo é o Colégio católico Caraça, que funciona desde de 1820 em Minas Gerais. A autora analisa alguns textos (pedagógicos, jornalísticos e outros), a partir dos quais dá visibilidade a aspectos da constituição discursiva das práticas pedagógicas, especialmente no que diz respeito ao modo como essas práticas produzem normatividades. Nessa relação, procura compreender como os dizeres do e sobre o colégio produzem uma identidade de sujeito para o aluno.Universidade Estadual de Campinas2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresTexto Avaliado pelos paresAvaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/866168710.20396/lil.v6i6.8661687Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 3 No. 6 (2000): jul./dez.; 63-72Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 3 Núm. 6 (2000): jul./dez.; 63-72Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 3 No 6 (2000): jul./dez.; 63-72Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 3 n. 6 (2000): jul./dez.; 63-722674-7375reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661687/29949Brazil; Century XIX-XXBrasil; Siglo XIX-XXBrasil; Século XIX-XXCopyright (c) 2001 Línguas e Instrumentos Línguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariza Vieira da2023-06-30T13:59:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8661687Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lilPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/oaipublabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br2674-73751519-4906opendoar:2023-06-30T13:59:49Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária |
title |
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária |
spellingShingle |
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária Silva, Mariza Vieira da Discursive Pedagogical Discursiva Pedagógicas Discursivo Pedagógicos |
title_short |
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária |
title_full |
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária |
title_fullStr |
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária |
title_full_unstemmed |
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária |
title_sort |
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária |
author |
Silva, Mariza Vieira da |
author_facet |
Silva, Mariza Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariza Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discursive Pedagogical Discursiva Pedagógicas Discursivo Pedagógicos |
topic |
Discursive Pedagogical Discursiva Pedagógicas Discursivo Pedagógicos |
description |
This article presents a study whose object is the catholic school Caraça which has been open since 1820 in the state of Minas Gerais. The author analyses some texts (pedagogic, journalistic and outhers), in which she shows some aspects of the discursive constitution of pedagogic practices, especially in what respects the way these practices produce normativeness. In this relation, she seeks to understand how the utterances said by the school and about it produce an identily of subject to the student. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Avaliado pelos pares Texto Avaliado pelos pares Avaliado pelos pares Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661687 10.20396/lil.v6i6.8661687 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661687 |
identifier_str_mv |
10.20396/lil.v6i6.8661687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661687/29949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2001 Línguas e Instrumentos Línguísticos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2001 Línguas e Instrumentos Línguísticos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Century XIX-XX Brasil; Siglo XIX-XX Brasil; Século XIX-XX |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 3 No. 6 (2000): jul./dez.; 63-72 Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 3 Núm. 6 (2000): jul./dez.; 63-72 Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 3 No 6 (2000): jul./dez.; 63-72 Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 3 n. 6 (2000): jul./dez.; 63-72 2674-7375 reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
collection |
Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
repository.mail.fl_str_mv |
publabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br |
_version_ |
1799942992290643968 |