O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariza Vieira da
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661687
Resumo: This article presents a study whose object is the catholic school Caraça which has been open since 1820 in the state of Minas Gerais. The author analyses some texts (pedagogic, journalistic and outhers), in which she shows some aspects of the discursive constitution of pedagogic practices, especially in what respects the way these practices produce normativeness. In this relation, she seeks to understand how the utterances said by the school and about it produce an identily of subject to the student.
id UNICAMP-32_575043451ee81f306a062120e72ee399
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8661687
network_acronym_str UNICAMP-32
network_name_str Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imagináriaO colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imagináriaO colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imagináriaDiscursivePedagogicalDiscursivaPedagógicasDiscursivoPedagógicosThis article presents a study whose object is the catholic school Caraça which has been open since 1820 in the state of Minas Gerais. The author analyses some texts (pedagogic, journalistic and outhers), in which she shows some aspects of the discursive constitution of pedagogic practices, especially in what respects the way these practices produce normativeness. In this relation, she seeks to understand how the utterances said by the school and about it produce an identily of subject to the student.Este artigo apresenta um estudo cujo o objetivo é o Colégio católico Caraça, que funciona desde de 1820 em Minas Gerais. A autora analisa alguns textos (pedagógicos, jornalísticos e outros), a partir dos quais dá visibilidade a aspectos da constituição discursiva das práticas pedagógicas, especialmente no que diz respeito ao modo como essas práticas produzem normatividades. Nessa relação, procura compreender como os dizeres do e sobre o colégio produzem uma identidade de sujeito para o aluno.Este artigo apresenta um estudo cujo o objetivo é o Colégio católico Caraça, que funciona desde de 1820 em Minas Gerais. A autora analisa alguns textos (pedagógicos, jornalísticos e outros), a partir dos quais dá visibilidade a aspectos da constituição discursiva das práticas pedagógicas, especialmente no que diz respeito ao modo como essas práticas produzem normatividades. Nessa relação, procura compreender como os dizeres do e sobre o colégio produzem uma identidade de sujeito para o aluno.Universidade Estadual de Campinas2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresTexto Avaliado pelos paresAvaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/866168710.20396/lil.v6i6.8661687Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 3 No. 6 (2000): jul./dez.; 63-72Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 3 Núm. 6 (2000): jul./dez.; 63-72Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 3 No 6 (2000): jul./dez.; 63-72Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 3 n. 6 (2000): jul./dez.; 63-722674-7375reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661687/29949Brazil; Century XIX-XXBrasil; Siglo XIX-XXBrasil; Século XIX-XXCopyright (c) 2001 Línguas e Instrumentos Línguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariza Vieira da2023-06-30T13:59:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8661687Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lilPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/oaipublabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br2674-73751519-4906opendoar:2023-06-30T13:59:49Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false
dc.title.none.fl_str_mv O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
title O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
spellingShingle O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
Silva, Mariza Vieira da
Discursive
Pedagogical
Discursiva
Pedagógicas
Discursivo
Pedagógicos
title_short O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
title_full O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
title_fullStr O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
title_full_unstemmed O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
title_sort O colégio caraça: a constituição do sujeito e a língua imaginária
author Silva, Mariza Vieira da
author_facet Silva, Mariza Vieira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariza Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Discursive
Pedagogical
Discursiva
Pedagógicas
Discursivo
Pedagógicos
topic Discursive
Pedagogical
Discursiva
Pedagógicas
Discursivo
Pedagógicos
description This article presents a study whose object is the catholic school Caraça which has been open since 1820 in the state of Minas Gerais. The author analyses some texts (pedagogic, journalistic and outhers), in which she shows some aspects of the discursive constitution of pedagogic practices, especially in what respects the way these practices produce normativeness. In this relation, she seeks to understand how the utterances said by the school and about it produce an identily of subject to the student.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
Texto
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661687
10.20396/lil.v6i6.8661687
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661687
identifier_str_mv 10.20396/lil.v6i6.8661687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661687/29949
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2001 Línguas e Instrumentos Línguísticos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2001 Línguas e Instrumentos Línguísticos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Century XIX-XX
Brasil; Siglo XIX-XX
Brasil; Século XIX-XX
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 3 No. 6 (2000): jul./dez.; 63-72
Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 3 Núm. 6 (2000): jul./dez.; 63-72
Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 3 No 6 (2000): jul./dez.; 63-72
Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 3 n. 6 (2000): jul./dez.; 63-72
2674-7375
reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
collection Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
repository.mail.fl_str_mv publabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br
_version_ 1799942992290643968