Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacievitch, Caroline
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Resgate (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760
Resumo: Esta comunicação trata do uso de fontes orais em pesquisas sobre formação de professores de História no Brasil, com foco nas narrativas de docentes. O objetivo é discutir desafios da relação entre História Oral e pesquisa em formação de professores de História. As fontes documentais em análise são teses de doutorado sobre formação de professores de história, em que se verificou: como se interpretaram referenciais da História Oral; quais pesquisas sobre formação de professores de História foram utilizadas e como os instrumentos metodológicos foram construídos. Os dados foram cruzados entre si e com as considerações teórico-metodológicas. Os resultados mostram a necessidade de construir sínteses críticas dessas investigações, que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de pesquisa e para a compreensão do papel das narrativas docentes entendidas como expressão de experiência e de sabedoria.
id UNICAMP-6_b944627b6696aaab396809947ba24c4e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645760
network_acronym_str UNICAMP-6
network_name_str Resgate (Online)
repository_id_str
spelling Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).Formação de professores.História oral. Didática da história.Esta comunicação trata do uso de fontes orais em pesquisas sobre formação de professores de História no Brasil, com foco nas narrativas de docentes. O objetivo é discutir desafios da relação entre História Oral e pesquisa em formação de professores de História. As fontes documentais em análise são teses de doutorado sobre formação de professores de história, em que se verificou: como se interpretaram referenciais da História Oral; quais pesquisas sobre formação de professores de História foram utilizadas e como os instrumentos metodológicos foram construídos. Os dados foram cruzados entre si e com as considerações teórico-metodológicas. Os resultados mostram a necessidade de construir sínteses críticas dessas investigações, que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de pesquisa e para a compreensão do papel das narrativas docentes entendidas como expressão de experiência e de sabedoria.Universidade Estadual de Campinas2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864576010.20396/resgate.v21i25/26.8645760Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 21 No. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-122Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 21 Núm. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-122Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 21 n. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-1222178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760/13059Copyright (c) 2016 Caroline Pacievitchinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacievitch, Caroline2017-09-21T08:34:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645760Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-21T08:34:07Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).
title Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).
spellingShingle Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).
Pacievitch, Caroline
Formação de professores.História oral. Didática da história.
title_short Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).
title_full Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).
title_fullStr Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).
title_full_unstemmed Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).
title_sort Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).
author Pacievitch, Caroline
author_facet Pacievitch, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacievitch, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores.História oral. Didática da história.
topic Formação de professores.História oral. Didática da história.
description Esta comunicação trata do uso de fontes orais em pesquisas sobre formação de professores de História no Brasil, com foco nas narrativas de docentes. O objetivo é discutir desafios da relação entre História Oral e pesquisa em formação de professores de História. As fontes documentais em análise são teses de doutorado sobre formação de professores de história, em que se verificou: como se interpretaram referenciais da História Oral; quais pesquisas sobre formação de professores de História foram utilizadas e como os instrumentos metodológicos foram construídos. Os dados foram cruzados entre si e com as considerações teórico-metodológicas. Os resultados mostram a necessidade de construir sínteses críticas dessas investigações, que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de pesquisa e para a compreensão do papel das narrativas docentes entendidas como expressão de experiência e de sabedoria.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760
10.20396/resgate.v21i25/26.8645760
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760
identifier_str_mv 10.20396/resgate.v21i25/26.8645760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760/13059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Caroline Pacievitch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Caroline Pacievitch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 21 No. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-122
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 21 Núm. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-122
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 21 n. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-122
2178-3284
reponame:Resgate (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Resgate (Online)
collection Resgate (Online)
repository.name.fl_str_mv Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||resgate@unicamp.br
_version_ 1800216870404489216