Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760 |
Resumo: | Esta comunicação trata do uso de fontes orais em pesquisas sobre formação de professores de História no Brasil, com foco nas narrativas de docentes. O objetivo é discutir desafios da relação entre História Oral e pesquisa em formação de professores de História. As fontes documentais em análise são teses de doutorado sobre formação de professores de história, em que se verificou: como se interpretaram referenciais da História Oral; quais pesquisas sobre formação de professores de História foram utilizadas e como os instrumentos metodológicos foram construídos. Os dados foram cruzados entre si e com as considerações teórico-metodológicas. Os resultados mostram a necessidade de construir sínteses críticas dessas investigações, que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de pesquisa e para a compreensão do papel das narrativas docentes entendidas como expressão de experiência e de sabedoria. |
id |
UNICAMP-6_b944627b6696aaab396809947ba24c4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645760 |
network_acronym_str |
UNICAMP-6 |
network_name_str |
Resgate (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013).Formação de professores.História oral. Didática da história.Esta comunicação trata do uso de fontes orais em pesquisas sobre formação de professores de História no Brasil, com foco nas narrativas de docentes. O objetivo é discutir desafios da relação entre História Oral e pesquisa em formação de professores de História. As fontes documentais em análise são teses de doutorado sobre formação de professores de história, em que se verificou: como se interpretaram referenciais da História Oral; quais pesquisas sobre formação de professores de História foram utilizadas e como os instrumentos metodológicos foram construídos. Os dados foram cruzados entre si e com as considerações teórico-metodológicas. Os resultados mostram a necessidade de construir sínteses críticas dessas investigações, que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de pesquisa e para a compreensão do papel das narrativas docentes entendidas como expressão de experiência e de sabedoria.Universidade Estadual de Campinas2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864576010.20396/resgate.v21i25/26.8645760Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 21 No. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-122Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 21 Núm. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-122Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 21 n. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-1222178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760/13059Copyright (c) 2016 Caroline Pacievitchinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacievitch, Caroline2017-09-21T08:34:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645760Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-21T08:34:07Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013). |
title |
Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013). |
spellingShingle |
Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013). Pacievitch, Caroline Formação de professores.História oral. Didática da história. |
title_short |
Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013). |
title_full |
Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013). |
title_fullStr |
Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013). |
title_full_unstemmed |
Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013). |
title_sort |
Professores narradores: potenciais e desafio da pesquisa sobre formação de professores de História (2000-2013). |
author |
Pacievitch, Caroline |
author_facet |
Pacievitch, Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacievitch, Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores.História oral. Didática da história. |
topic |
Formação de professores.História oral. Didática da história. |
description |
Esta comunicação trata do uso de fontes orais em pesquisas sobre formação de professores de História no Brasil, com foco nas narrativas de docentes. O objetivo é discutir desafios da relação entre História Oral e pesquisa em formação de professores de História. As fontes documentais em análise são teses de doutorado sobre formação de professores de história, em que se verificou: como se interpretaram referenciais da História Oral; quais pesquisas sobre formação de professores de História foram utilizadas e como os instrumentos metodológicos foram construídos. Os dados foram cruzados entre si e com as considerações teórico-metodológicas. Os resultados mostram a necessidade de construir sínteses críticas dessas investigações, que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de pesquisa e para a compreensão do papel das narrativas docentes entendidas como expressão de experiência e de sabedoria. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760 10.20396/resgate.v21i25/26.8645760 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760 |
identifier_str_mv |
10.20396/resgate.v21i25/26.8645760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645760/13059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Caroline Pacievitch info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Caroline Pacievitch |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 21 No. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-122 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 21 Núm. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-122 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 21 n. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 113-122 2178-3284 reponame:Resgate (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Resgate (Online) |
collection |
Resgate (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||resgate@unicamp.br |
_version_ |
1800216870404489216 |