Variedade rítmica do senário iâmbico como meio de expressão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Phaos (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5760 |
Resumo: | Neste artigo, apresento algumas análises de certas passagens compostas em senários iâmbicos, versos designados para momentos sem acompanhamento musical durante a encenação da comédia romana, selecionadas da peça cômica Persa, do comediógrafo Tito M. Plauto (255-184 a.C.), tendo como objetivo demonstrar que a variedade rítmica encontrada na articulação métrica interna desses versos possui expressivo valor poético e dramático. Mais especificamente, pretendo argumentar que esse valor expressivo se deriva do fato de que a organização métrica interna dos senários não encerra apenas uma alegada prosódia prosaica ou cotidiana nem pode ser considerada indistinta ritmicamente a ponto de poder se confundir com a fala do dia a dia, estando, de fato, conectada muitas vezes de forma muito direta com o conteúdo dramático das passagens. |
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Variedade rítmica do senário iâmbico como meio de expressãoComédia latinamétrica latinaPlautosenário iâmbicopoesiaAnálise métrica de senários iâmbicosNeste artigo, apresento algumas análises de certas passagens compostas em senários iâmbicos, versos designados para momentos sem acompanhamento musical durante a encenação da comédia romana, selecionadas da peça cômica Persa, do comediógrafo Tito M. Plauto (255-184 a.C.), tendo como objetivo demonstrar que a variedade rítmica encontrada na articulação métrica interna desses versos possui expressivo valor poético e dramático. Mais especificamente, pretendo argumentar que esse valor expressivo se deriva do fato de que a organização métrica interna dos senários não encerra apenas uma alegada prosódia prosaica ou cotidiana nem pode ser considerada indistinta ritmicamente a ponto de poder se confundir com a fala do dia a dia, estando, de fato, conectada muitas vezes de forma muito direta com o conteúdo dramático das passagens.PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5760PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 18: Ahead of printPhaoS - Revista de Estudos Clássicos; v. 18: Ahead of print2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5760/6001Alvarez, Beethoveninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-24T15:15:59Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/5760Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2018-09-24T15:15:59Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Neste artigo, apresento algumas análises de certas passagens compostas em senários iâmbicos, versos designados para momentos sem acompanhamento musical durante a encenação da comédia romana, selecionadas da peça cômica Persa, do comediógrafo Tito M. Plauto (255-184 a.C.), tendo como objetivo demonstrar que a variedade rítmica encontrada na articulação métrica interna desses versos possui expressivo valor poético e dramático. Mais especificamente, pretendo argumentar que esse valor expressivo se deriva do fato de que a organização métrica interna dos senários não encerra apenas uma alegada prosódia prosaica ou cotidiana nem pode ser considerada indistinta ritmicamente a ponto de poder se confundir com a fala do dia a dia, estando, de fato, conectada muitas vezes de forma muito direta com o conteúdo dramático das passagens. |
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