Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miotti, Charlene Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phaos (Online)
Texto Completo: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593
Resumo: Considerando os contínuos avanços alcançados pela Linguística Aplicada nas últimas décadas quanto às técnicas de apresentação e fixação de vocabulário em línguas estrangeiras, julgamos pertinente avaliar como e em que medida estratégias similares de ensino poderiam ser incorporadas às aulas de latim, sem negligenciar as peculiaridades de uma língua clássica. Para tanto, consultamos algumas obras de referência para o ensino de inglês (Brown, 2002; Penny, 2009; Scrivener, 2005; Woolard, 2005), as quais estão sendo utilizadas, até o presente momento, em cursos de treinamento e seleção de professores para escolas de idiomas tradicionais no Brasil, como a Cultura Inglesa. Nosso foco, neste levantamento preliminar, foram atividades sugeridas pelos autores para uma abordagem lexical que favoreça a interação entre grupos de aprendizes iniciantes e intermediários, entre elas: mapa semântico (brainstorm), rede lexical (word web), ilustrações situacionais, composição morfológica (word building), leitura familiar (identifying words we know), eliminar a palavra estranha (odd one out), completar as lacunas (fill the gaps with a ‘pool’ of answers), distinções lexicais (word distinctions), palavras-cruzadas, relacionar as colunas (matching entre palavras latinas e definições em língua materna, sinônimos e antônimos, frases e personagens, prefixos e raízes, substantivos e figuras), jogo da memória, caça-palavras, bingo de vocabulário, forca, STOP etc. 
id UNICAMP-7_de6e3207abd97ebeece895f4838adf2f
oai_identifier_str oai:revistas.iel.unicamp.br:article/4593
network_acronym_str UNICAMP-7
network_name_str Phaos (Online)
repository_id_str
spelling Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latimEnsino de latim. Aquisição de vocabulário. Estratégias.Língua clássicaConsiderando os contínuos avanços alcançados pela Linguística Aplicada nas últimas décadas quanto às técnicas de apresentação e fixação de vocabulário em línguas estrangeiras, julgamos pertinente avaliar como e em que medida estratégias similares de ensino poderiam ser incorporadas às aulas de latim, sem negligenciar as peculiaridades de uma língua clássica. Para tanto, consultamos algumas obras de referência para o ensino de inglês (Brown, 2002; Penny, 2009; Scrivener, 2005; Woolard, 2005), as quais estão sendo utilizadas, até o presente momento, em cursos de treinamento e seleção de professores para escolas de idiomas tradicionais no Brasil, como a Cultura Inglesa. Nosso foco, neste levantamento preliminar, foram atividades sugeridas pelos autores para uma abordagem lexical que favoreça a interação entre grupos de aprendizes iniciantes e intermediários, entre elas: mapa semântico (brainstorm), rede lexical (word web), ilustrações situacionais, composição morfológica (word building), leitura familiar (identifying words we know), eliminar a palavra estranha (odd one out), completar as lacunas (fill the gaps with a ‘pool’ of answers), distinções lexicais (word distinctions), palavras-cruzadas, relacionar as colunas (matching entre palavras latinas e definições em língua materna, sinônimos e antônimos, frases e personagens, prefixos e raízes, substantivos e figuras), jogo da memória, caça-palavras, bingo de vocabulário, forca, STOP etc. PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 13 (2013)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 13 (2013)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593/5081Miotti, Charlene Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T14:11:20Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/4593Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2018-07-20T14:11:20Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim
title Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim
spellingShingle Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim
Miotti, Charlene Martins
Ensino de latim. Aquisição de vocabulário. Estratégias.
Língua clássica
title_short Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim
title_full Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim
title_fullStr Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim
title_full_unstemmed Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim
title_sort Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim
author Miotti, Charlene Martins
author_facet Miotti, Charlene Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miotti, Charlene Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de latim. Aquisição de vocabulário. Estratégias.
Língua clássica
topic Ensino de latim. Aquisição de vocabulário. Estratégias.
Língua clássica
description Considerando os contínuos avanços alcançados pela Linguística Aplicada nas últimas décadas quanto às técnicas de apresentação e fixação de vocabulário em línguas estrangeiras, julgamos pertinente avaliar como e em que medida estratégias similares de ensino poderiam ser incorporadas às aulas de latim, sem negligenciar as peculiaridades de uma língua clássica. Para tanto, consultamos algumas obras de referência para o ensino de inglês (Brown, 2002; Penny, 2009; Scrivener, 2005; Woolard, 2005), as quais estão sendo utilizadas, até o presente momento, em cursos de treinamento e seleção de professores para escolas de idiomas tradicionais no Brasil, como a Cultura Inglesa. Nosso foco, neste levantamento preliminar, foram atividades sugeridas pelos autores para uma abordagem lexical que favoreça a interação entre grupos de aprendizes iniciantes e intermediários, entre elas: mapa semântico (brainstorm), rede lexical (word web), ilustrações situacionais, composição morfológica (word building), leitura familiar (identifying words we know), eliminar a palavra estranha (odd one out), completar as lacunas (fill the gaps with a ‘pool’ of answers), distinções lexicais (word distinctions), palavras-cruzadas, relacionar as colunas (matching entre palavras latinas e definições em língua materna, sinônimos e antônimos, frases e personagens, prefixos e raízes, substantivos e figuras), jogo da memória, caça-palavras, bingo de vocabulário, forca, STOP etc. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593
url https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593/5081
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
publisher.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
dc.source.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 13 (2013)
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 13 (2013)
2526-8058
1676-3076
reponame:Phaos (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Phaos (Online)
collection Phaos (Online)
repository.name.fl_str_mv Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216932478091264