Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Phaos (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593 |
Resumo: | Considerando os contínuos avanços alcançados pela Linguística Aplicada nas últimas décadas quanto às técnicas de apresentação e fixação de vocabulário em línguas estrangeiras, julgamos pertinente avaliar como e em que medida estratégias similares de ensino poderiam ser incorporadas às aulas de latim, sem negligenciar as peculiaridades de uma língua clássica. Para tanto, consultamos algumas obras de referência para o ensino de inglês (Brown, 2002; Penny, 2009; Scrivener, 2005; Woolard, 2005), as quais estão sendo utilizadas, até o presente momento, em cursos de treinamento e seleção de professores para escolas de idiomas tradicionais no Brasil, como a Cultura Inglesa. Nosso foco, neste levantamento preliminar, foram atividades sugeridas pelos autores para uma abordagem lexical que favoreça a interação entre grupos de aprendizes iniciantes e intermediários, entre elas: mapa semântico (brainstorm), rede lexical (word web), ilustrações situacionais, composição morfológica (word building), leitura familiar (identifying words we know), eliminar a palavra estranha (odd one out), completar as lacunas (fill the gaps with a ‘pool’ of answers), distinções lexicais (word distinctions), palavras-cruzadas, relacionar as colunas (matching entre palavras latinas e definições em língua materna, sinônimos e antônimos, frases e personagens, prefixos e raízes, substantivos e figuras), jogo da memória, caça-palavras, bingo de vocabulário, forca, STOP etc. |
id |
UNICAMP-7_de6e3207abd97ebeece895f4838adf2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.iel.unicamp.br:article/4593 |
network_acronym_str |
UNICAMP-7 |
network_name_str |
Phaos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latimEnsino de latim. Aquisição de vocabulário. Estratégias.Língua clássicaConsiderando os contínuos avanços alcançados pela Linguística Aplicada nas últimas décadas quanto às técnicas de apresentação e fixação de vocabulário em línguas estrangeiras, julgamos pertinente avaliar como e em que medida estratégias similares de ensino poderiam ser incorporadas às aulas de latim, sem negligenciar as peculiaridades de uma língua clássica. Para tanto, consultamos algumas obras de referência para o ensino de inglês (Brown, 2002; Penny, 2009; Scrivener, 2005; Woolard, 2005), as quais estão sendo utilizadas, até o presente momento, em cursos de treinamento e seleção de professores para escolas de idiomas tradicionais no Brasil, como a Cultura Inglesa. Nosso foco, neste levantamento preliminar, foram atividades sugeridas pelos autores para uma abordagem lexical que favoreça a interação entre grupos de aprendizes iniciantes e intermediários, entre elas: mapa semântico (brainstorm), rede lexical (word web), ilustrações situacionais, composição morfológica (word building), leitura familiar (identifying words we know), eliminar a palavra estranha (odd one out), completar as lacunas (fill the gaps with a ‘pool’ of answers), distinções lexicais (word distinctions), palavras-cruzadas, relacionar as colunas (matching entre palavras latinas e definições em língua materna, sinônimos e antônimos, frases e personagens, prefixos e raízes, substantivos e figuras), jogo da memória, caça-palavras, bingo de vocabulário, forca, STOP etc. PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 13 (2013)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 13 (2013)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593/5081Miotti, Charlene Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T14:11:20Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/4593Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2018-07-20T14:11:20Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim |
title |
Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim |
spellingShingle |
Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim Miotti, Charlene Martins Ensino de latim. Aquisição de vocabulário. Estratégias. Língua clássica |
title_short |
Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim |
title_full |
Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim |
title_fullStr |
Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim |
title_full_unstemmed |
Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim |
title_sort |
Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de latim |
author |
Miotti, Charlene Martins |
author_facet |
Miotti, Charlene Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miotti, Charlene Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de latim. Aquisição de vocabulário. Estratégias. Língua clássica |
topic |
Ensino de latim. Aquisição de vocabulário. Estratégias. Língua clássica |
description |
Considerando os contínuos avanços alcançados pela Linguística Aplicada nas últimas décadas quanto às técnicas de apresentação e fixação de vocabulário em línguas estrangeiras, julgamos pertinente avaliar como e em que medida estratégias similares de ensino poderiam ser incorporadas às aulas de latim, sem negligenciar as peculiaridades de uma língua clássica. Para tanto, consultamos algumas obras de referência para o ensino de inglês (Brown, 2002; Penny, 2009; Scrivener, 2005; Woolard, 2005), as quais estão sendo utilizadas, até o presente momento, em cursos de treinamento e seleção de professores para escolas de idiomas tradicionais no Brasil, como a Cultura Inglesa. Nosso foco, neste levantamento preliminar, foram atividades sugeridas pelos autores para uma abordagem lexical que favoreça a interação entre grupos de aprendizes iniciantes e intermediários, entre elas: mapa semântico (brainstorm), rede lexical (word web), ilustrações situacionais, composição morfológica (word building), leitura familiar (identifying words we know), eliminar a palavra estranha (odd one out), completar as lacunas (fill the gaps with a ‘pool’ of answers), distinções lexicais (word distinctions), palavras-cruzadas, relacionar as colunas (matching entre palavras latinas e definições em língua materna, sinônimos e antônimos, frases e personagens, prefixos e raízes, substantivos e figuras), jogo da memória, caça-palavras, bingo de vocabulário, forca, STOP etc. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593 |
url |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4593/5081 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos PhaoS - Revista de Estudos Clássicos |
publisher.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos PhaoS - Revista de Estudos Clássicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 13 (2013) PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 13 (2013) 2526-8058 1676-3076 reponame:Phaos (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Phaos (Online) |
collection |
Phaos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216932478091264 |