Sobre a natureza da linguagem: Agostinho e Wittgenstein
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora Filosófica |
Texto Completo: | http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/83 |
Resumo: | Wittgenstein sempre considerou as Confissões de Santo Agostinho como “the most serious work ever written” e, todavia, criticou muito agudamente a conceoção de linguagem de Agostinho nas suas Ricerche Filosofiche [Pesquisas Filosóficas], na Grammatica Filosofica [Gramática Filosófica] e no Libro Marrone [Livro Marron]. Mas a crítica da linguagem como “imagem” em Agostinho é de fato também a crítica da lingugem como “figura” do Tractatus Logico-Philosophicus [Tratados Lógico-Filosóficos] do mesmo 1° Wittgenstein. Pelo contrário, nas análises do modo pelo qual os signos tomam vida é evidente uma forte semelhança entre a doutrina do 2° Wittgenstein e aquela que Agostinhoprofessa no De magistro [Sobre o Mestre] e no De Trinitate [Sobre a Trindade]. Con efeito, tendo por base motivações muito diferentes, seja Agostinho como Wittgenstein pensam que os signos linguísticos em si mesmos são mortos e incapazes de significar e que o seu significado emerge por sua vez progressivamente pelo contexto nos quais venham a ser usados. |
id |
UNICAP-2_e8f67f69e3702e006a7150548d225426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/83 |
network_acronym_str |
UNICAP-2 |
network_name_str |
Revista Ágora Filosófica |
spelling |
Sobre a natureza da linguagem: Agostinho e WittgensteinWittgenstein sempre considerou as Confissões de Santo Agostinho como “the most serious work ever written” e, todavia, criticou muito agudamente a conceoção de linguagem de Agostinho nas suas Ricerche Filosofiche [Pesquisas Filosóficas], na Grammatica Filosofica [Gramática Filosófica] e no Libro Marrone [Livro Marron]. Mas a crítica da linguagem como “imagem” em Agostinho é de fato também a crítica da lingugem como “figura” do Tractatus Logico-Philosophicus [Tratados Lógico-Filosóficos] do mesmo 1° Wittgenstein. Pelo contrário, nas análises do modo pelo qual os signos tomam vida é evidente uma forte semelhança entre a doutrina do 2° Wittgenstein e aquela que Agostinhoprofessa no De magistro [Sobre o Mestre] e no De Trinitate [Sobre a Trindade]. Con efeito, tendo por base motivações muito diferentes, seja Agostinho como Wittgenstein pensam que os signos linguísticos em si mesmos são mortos e incapazes de significar e que o seu significado emerge por sua vez progressivamente pelo contexto nos quais venham a ser usados.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Bottin, FrancescoCosta, Marcos Roberto Nunesde Lima, Jorge Cândido2012-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/8310.25247/P1982-999X.2007.v1n1.p%pRevista Ágora Filosófica; v. 1, n. 1 (2007): Tomás de Aquino e a Questão de Deus1982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2007.v1n1reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/83/77info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:19Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/83Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:20.159Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a natureza da linguagem: Agostinho e Wittgenstein |
title |
Sobre a natureza da linguagem: Agostinho e Wittgenstein |
spellingShingle |
Sobre a natureza da linguagem: Agostinho e Wittgenstein Bottin, Francesco |
title_short |
Sobre a natureza da linguagem: Agostinho e Wittgenstein |
title_full |
Sobre a natureza da linguagem: Agostinho e Wittgenstein |
title_fullStr |
Sobre a natureza da linguagem: Agostinho e Wittgenstein |
title_full_unstemmed |
Sobre a natureza da linguagem: Agostinho e Wittgenstein |
title_sort |
Sobre a natureza da linguagem: Agostinho e Wittgenstein |
author |
Bottin, Francesco |
author_facet |
Bottin, Francesco Costa, Marcos Roberto Nunes de Lima, Jorge Cândido |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Marcos Roberto Nunes de Lima, Jorge Cândido |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bottin, Francesco Costa, Marcos Roberto Nunes de Lima, Jorge Cândido |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Wittgenstein sempre considerou as Confissões de Santo Agostinho como “the most serious work ever written” e, todavia, criticou muito agudamente a conceoção de linguagem de Agostinho nas suas Ricerche Filosofiche [Pesquisas Filosóficas], na Grammatica Filosofica [Gramática Filosófica] e no Libro Marrone [Livro Marron]. Mas a crítica da linguagem como “imagem” em Agostinho é de fato também a crítica da lingugem como “figura” do Tractatus Logico-Philosophicus [Tratados Lógico-Filosóficos] do mesmo 1° Wittgenstein. Pelo contrário, nas análises do modo pelo qual os signos tomam vida é evidente uma forte semelhança entre a doutrina do 2° Wittgenstein e aquela que Agostinhoprofessa no De magistro [Sobre o Mestre] e no De Trinitate [Sobre a Trindade]. Con efeito, tendo por base motivações muito diferentes, seja Agostinho como Wittgenstein pensam que os signos linguísticos em si mesmos são mortos e incapazes de significar e que o seu significado emerge por sua vez progressivamente pelo contexto nos quais venham a ser usados. |
description |
Wittgenstein sempre considerou as Confissões de Santo Agostinho como “the most serious work ever written” e, todavia, criticou muito agudamente a conceoção de linguagem de Agostinho nas suas Ricerche Filosofiche [Pesquisas Filosóficas], na Grammatica Filosofica [Gramática Filosófica] e no Libro Marrone [Livro Marron]. Mas a crítica da linguagem como “imagem” em Agostinho é de fato também a crítica da lingugem como “figura” do Tractatus Logico-Philosophicus [Tratados Lógico-Filosóficos] do mesmo 1° Wittgenstein. Pelo contrário, nas análises do modo pelo qual os signos tomam vida é evidente uma forte semelhança entre a doutrina do 2° Wittgenstein e aquela que Agostinhoprofessa no De magistro [Sobre o Mestre] e no De Trinitate [Sobre a Trindade]. Con efeito, tendo por base motivações muito diferentes, seja Agostinho como Wittgenstein pensam que os signos linguísticos em si mesmos são mortos e incapazes de significar e que o seu significado emerge por sua vez progressivamente pelo contexto nos quais venham a ser usados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/83 10.25247/P1982-999X.2007.v1n1.p%p |
url |
http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/83 |
identifier_str_mv |
10.25247/P1982-999X.2007.v1n1.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/83/77 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 1 (2007): Tomás de Aquino e a Questão de Deus 1982-999X 1679-5385 10.25247/P1982-999X.2007.v1n1 reponame:Revista Ágora Filosófica instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) instacron:UNICAP |
reponame_str |
Revista Ágora Filosófica |
collection |
Revista Ágora Filosófica |
instname_str |
Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) |
instacron_str |
UNICAP |
institution |
UNICAP |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674119801455247360 |