HÁBITOS DELETÉRIOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL: REFLEXÕES FONOAUDIOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvino, Ana Carolina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Labigalini, Ana Paula Vila
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1886
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais as relações entre hábitos orais deletérios e a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral das crianças. Ao observar a incidência dos malefícios causados por tais hábitos, principalmente em crianças inseridas na educação infantil, onde a linguagem oral está mais evidente, surgiu-se a necessidade de abordar sobre a compreensão e orientação que a comunidade escolar e a família têm sobre o uso de bicos artificiais durante este período. A intervenção será realizada através de questionários disponibilizados para os pais e uma avaliação dos sujeitos inseridos na educação infantil com encontros semanais. O questionário foi elaborado pela pesquisadora com perguntas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral da criança e sobre a presença/ausência dos hábitos deletérios. Participarão da pesquisa 15 sujeitos com idades entre 1 a 2 anos de idade. Por meio da análise quali-quantitativa de dados poderá se compreender o quanto os hábitos orais possam estar interferindo ou não no desenvolvimento da linguagem oral. Espera-se, com este resultado, colaborar com a compreensão dos familiares e da escola sobre tal assunto e a busca por estratégias que propiciem uma aquisição e desenvolvimento da linguagem oral satisfatório.
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