Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66000 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, tratando, seus conceitos e os seus principais teóricos que embasaram a tese a seguir. Portanto, este estudo tem como proposta de mostrar a partir de pesquisas bibliográfica uma abordagem unificada e resumida que busca contextos essenciais para mostrar como surgiu o processo de ensino em alfabetização e letramento até aos dias atuais, como também, outros temas relacionados e coligados, a esses processos de ensino. Bem como, analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Entende-se por Alfabetização a aquisição do código da escrita e da leitura. Isso se faz pelo domínio de uma técnica: grafar e reconhecer letras, usar o papel, entender a direcionalidade da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, de fonemas e grafemas; a criança perceber unidades menores que compõem o sistema de escrita (palavras, silabas, letras) segundo Magda soares. Letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Não adianta aprender uma técnica e não saber usa-la. Dessa forma, entendemos a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso que é a Alfabetização e o Letramento. Afinal, as crianças já entram na escola com alguns conhecimentos prévios, que devem ser olhados pelo professor como um ponto de partida, para o uso da escrita e da leitura. Por fim, buscando novos caminhos e novas posturas de trabalho para a Alfabetização tem sido uma das metas essenciais do educador alfabetizado |
id |
Krot_3677fcc78baf3ef492e80cc16be093b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66000 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamentalAlfabetizaçãoLetramentoSéries Iniciaiss Ensino FundamentalO presente trabalho apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, tratando, seus conceitos e os seus principais teóricos que embasaram a tese a seguir. Portanto, este estudo tem como proposta de mostrar a partir de pesquisas bibliográfica uma abordagem unificada e resumida que busca contextos essenciais para mostrar como surgiu o processo de ensino em alfabetização e letramento até aos dias atuais, como também, outros temas relacionados e coligados, a esses processos de ensino. Bem como, analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Entende-se por Alfabetização a aquisição do código da escrita e da leitura. Isso se faz pelo domínio de uma técnica: grafar e reconhecer letras, usar o papel, entender a direcionalidade da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, de fonemas e grafemas; a criança perceber unidades menores que compõem o sistema de escrita (palavras, silabas, letras) segundo Magda soares. Letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Não adianta aprender uma técnica e não saber usa-la. Dessa forma, entendemos a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso que é a Alfabetização e o Letramento. Afinal, as crianças já entram na escola com alguns conhecimentos prévios, que devem ser olhados pelo professor como um ponto de partida, para o uso da escrita e da leitura. Por fim, buscando novos caminhos e novas posturas de trabalho para a Alfabetização tem sido uma das metas essenciais do educador alfabetizado2023-11-16T13:44:08Z2023-11-16T13:44:08Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66000SANTOS, Tamires Rondon de Souza eporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T13:44:08Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66000Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-16T13:44:08falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-16T13:44:08Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
title |
Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental SANTOS, Tamires Rondon de Souza e Alfabetização Letramento Séries Iniciais s Ensino Fundamental |
title_short |
Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
author |
SANTOS, Tamires Rondon de Souza e |
author_facet |
SANTOS, Tamires Rondon de Souza e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Tamires Rondon de Souza e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Séries Iniciais s Ensino Fundamental |
topic |
Alfabetização Letramento Séries Iniciais s Ensino Fundamental |
description |
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, tratando, seus conceitos e os seus principais teóricos que embasaram a tese a seguir. Portanto, este estudo tem como proposta de mostrar a partir de pesquisas bibliográfica uma abordagem unificada e resumida que busca contextos essenciais para mostrar como surgiu o processo de ensino em alfabetização e letramento até aos dias atuais, como também, outros temas relacionados e coligados, a esses processos de ensino. Bem como, analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Entende-se por Alfabetização a aquisição do código da escrita e da leitura. Isso se faz pelo domínio de uma técnica: grafar e reconhecer letras, usar o papel, entender a direcionalidade da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, de fonemas e grafemas; a criança perceber unidades menores que compõem o sistema de escrita (palavras, silabas, letras) segundo Magda soares. Letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Não adianta aprender uma técnica e não saber usa-la. Dessa forma, entendemos a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso que é a Alfabetização e o Letramento. Afinal, as crianças já entram na escola com alguns conhecimentos prévios, que devem ser olhados pelo professor como um ponto de partida, para o uso da escrita e da leitura. Por fim, buscando novos caminhos e novas posturas de trabalho para a Alfabetização tem sido uma das metas essenciais do educador alfabetizado |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-11-16T13:44:08Z 2023-11-16T13:44:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66000 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672904963981312 |