Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Tamires Rondon de Souza e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66000
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, tratando, seus conceitos e os seus principais teóricos que embasaram a tese a seguir. Portanto, este estudo tem como proposta de mostrar a partir de pesquisas bibliográfica uma abordagem unificada e resumida que busca contextos essenciais para mostrar como surgiu o processo de ensino em alfabetização e letramento até aos dias atuais, como também, outros temas relacionados e coligados, a esses processos de ensino. Bem como, analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Entende-se por Alfabetização a aquisição do código da escrita e da leitura. Isso se faz pelo domínio de uma técnica: grafar e reconhecer letras, usar o papel, entender a direcionalidade da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, de fonemas e grafemas; a criança perceber unidades menores que compõem o sistema de escrita (palavras, silabas, letras) segundo Magda soares. Letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Não adianta aprender uma técnica e não saber usa-la. Dessa forma, entendemos a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso que é a Alfabetização e o Letramento. Afinal, as crianças já entram na escola com alguns conhecimentos prévios, que devem ser olhados pelo professor como um ponto de partida, para o uso da escrita e da leitura. Por fim, buscando novos caminhos e novas posturas de trabalho para a Alfabetização tem sido uma das metas essenciais do educador alfabetizado
id Krot_3677fcc78baf3ef492e80cc16be093b0
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66000
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamentalAlfabetizaçãoLetramentoSéries Iniciaiss Ensino FundamentalO presente trabalho apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, tratando, seus conceitos e os seus principais teóricos que embasaram a tese a seguir. Portanto, este estudo tem como proposta de mostrar a partir de pesquisas bibliográfica uma abordagem unificada e resumida que busca contextos essenciais para mostrar como surgiu o processo de ensino em alfabetização e letramento até aos dias atuais, como também, outros temas relacionados e coligados, a esses processos de ensino. Bem como, analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Entende-se por Alfabetização a aquisição do código da escrita e da leitura. Isso se faz pelo domínio de uma técnica: grafar e reconhecer letras, usar o papel, entender a direcionalidade da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, de fonemas e grafemas; a criança perceber unidades menores que compõem o sistema de escrita (palavras, silabas, letras) segundo Magda soares. Letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Não adianta aprender uma técnica e não saber usa-la. Dessa forma, entendemos a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso que é a Alfabetização e o Letramento. Afinal, as crianças já entram na escola com alguns conhecimentos prévios, que devem ser olhados pelo professor como um ponto de partida, para o uso da escrita e da leitura. Por fim, buscando novos caminhos e novas posturas de trabalho para a Alfabetização tem sido uma das metas essenciais do educador alfabetizado2023-11-16T13:44:08Z2023-11-16T13:44:08Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66000SANTOS, Tamires Rondon de Souza eporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T13:44:08Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66000Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-16T13:44:08falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-16T13:44:08Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
title Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
SANTOS, Tamires Rondon de Souza e
Alfabetização
Letramento
Séries Iniciais
s Ensino Fundamental
title_short Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
author SANTOS, Tamires Rondon de Souza e
author_facet SANTOS, Tamires Rondon de Souza e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Tamires Rondon de Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Séries Iniciais
s Ensino Fundamental
topic Alfabetização
Letramento
Séries Iniciais
s Ensino Fundamental
description O presente trabalho apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, tratando, seus conceitos e os seus principais teóricos que embasaram a tese a seguir. Portanto, este estudo tem como proposta de mostrar a partir de pesquisas bibliográfica uma abordagem unificada e resumida que busca contextos essenciais para mostrar como surgiu o processo de ensino em alfabetização e letramento até aos dias atuais, como também, outros temas relacionados e coligados, a esses processos de ensino. Bem como, analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Entende-se por Alfabetização a aquisição do código da escrita e da leitura. Isso se faz pelo domínio de uma técnica: grafar e reconhecer letras, usar o papel, entender a direcionalidade da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, de fonemas e grafemas; a criança perceber unidades menores que compõem o sistema de escrita (palavras, silabas, letras) segundo Magda soares. Letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Não adianta aprender uma técnica e não saber usa-la. Dessa forma, entendemos a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso que é a Alfabetização e o Letramento. Afinal, as crianças já entram na escola com alguns conhecimentos prévios, que devem ser olhados pelo professor como um ponto de partida, para o uso da escrita e da leitura. Por fim, buscando novos caminhos e novas posturas de trabalho para a Alfabetização tem sido uma das metas essenciais do educador alfabetizado
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-16T13:44:08Z
2023-11-16T13:44:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66000
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672904963981312