PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Douglas Ramos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FERREIRA, Cristiano Corrêa, PEREIRA, Leara Barcelos, MELO, Ricardo Moehleck de, PAZ, Pâmela de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2711
Resumo: Com a evolução tecnológica atual e a grande difusão de aplicativos (App) tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, passou a existir uma busca com o propósito de ter facilidades ao acesso geral às informações, principalmente, no ambiente acadêmico pelos estudantes como forma de obterem uma proximidade maior com as disciplinas consideradas práticas. Por outro lado, em relação aos educadores, esses passaram a contar com os novos recursos para ajudá - los a superar os desafios enfrentados que é aperfeiçoar formas de transmitir conhecimento e ainda determinar a maneira que melhor se aplica para a apresentação de determinados conteúdos. Tendo em vista esses fatores, este trabalho o desenvolvimento de um aplicativo com foco na área de expressão gráfica para auxiliar no aprendizado dos conteúdos. Objetivando a otimização das ferramentas de ensino e aprendizagem, o aplicativo, contém conteúdos teóricos, exemplos de aplicação e exercícios direcionados que complementam os conteúdos vistos nas aulas presenciais da disciplina de desenho técnico II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil. Assim proporcionando uma melhor interação entre os alunos e os conteúdos. O App foi construído através da utilização da ferramenta Intel XDK, que facilita o desenvolvimento de plataforma cruzada HTML5 e, desta maneira permite a obtenção de um App final que pode ser usado em diversas plataformas como: Web, Android, IOS, entre outros. Ao término do processo de criação do App ser á realizado juntamente com os estudantes que cursam a disciplina de desenho técnico um teste no qual os alunos deveram realizar o uso conjugado do App nas aulas, posteriormente, por meio de formulários os estudantes poderão avaliar, identificar os pontos positivos, bem como, indicarem sugestões de melhoria.
id UNICESU -1_09d61d0360e6a72cf1b663e8c26ed109
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2711
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)AplicativoCADDesenho técnicoEducação à distânciaCom a evolução tecnológica atual e a grande difusão de aplicativos (App) tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, passou a existir uma busca com o propósito de ter facilidades ao acesso geral às informações, principalmente, no ambiente acadêmico pelos estudantes como forma de obterem uma proximidade maior com as disciplinas consideradas práticas. Por outro lado, em relação aos educadores, esses passaram a contar com os novos recursos para ajudá - los a superar os desafios enfrentados que é aperfeiçoar formas de transmitir conhecimento e ainda determinar a maneira que melhor se aplica para a apresentação de determinados conteúdos. Tendo em vista esses fatores, este trabalho o desenvolvimento de um aplicativo com foco na área de expressão gráfica para auxiliar no aprendizado dos conteúdos. Objetivando a otimização das ferramentas de ensino e aprendizagem, o aplicativo, contém conteúdos teóricos, exemplos de aplicação e exercícios direcionados que complementam os conteúdos vistos nas aulas presenciais da disciplina de desenho técnico II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil. Assim proporcionando uma melhor interação entre os alunos e os conteúdos. O App foi construído através da utilização da ferramenta Intel XDK, que facilita o desenvolvimento de plataforma cruzada HTML5 e, desta maneira permite a obtenção de um App final que pode ser usado em diversas plataformas como: Web, Android, IOS, entre outros. Ao término do processo de criação do App ser á realizado juntamente com os estudantes que cursam a disciplina de desenho técnico um teste no qual os alunos deveram realizar o uso conjugado do App nas aulas, posteriormente, por meio de formulários os estudantes poderão avaliar, identificar os pontos positivos, bem como, indicarem sugestões de melhoria.UniCesumar2019-11-12T19:53:20Z2019-11-12T19:53:20Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2711otherMENDES, Douglas RamosFERREIRA, Cristiano CorrêaPEREIRA, Leara BarcelosMELO, Ricardo Moehleck dePAZ, Pâmela de Almeidareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:16.755Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
title PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
spellingShingle PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
MENDES, Douglas Ramos
Aplicativo
CAD
Desenho técnico
Educação à distância
title_short PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
title_full PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
title_fullStr PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
title_full_unstemmed PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
title_sort PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
author MENDES, Douglas Ramos
author_facet MENDES, Douglas Ramos
FERREIRA, Cristiano Corrêa
PEREIRA, Leara Barcelos
MELO, Ricardo Moehleck de
PAZ, Pâmela de Almeida
author_role author
author2 FERREIRA, Cristiano Corrêa
PEREIRA, Leara Barcelos
MELO, Ricardo Moehleck de
PAZ, Pâmela de Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Douglas Ramos
FERREIRA, Cristiano Corrêa
PEREIRA, Leara Barcelos
MELO, Ricardo Moehleck de
PAZ, Pâmela de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativo
CAD
Desenho técnico
Educação à distância
topic Aplicativo
CAD
Desenho técnico
Educação à distância
dc.description.none.fl_txt_mv Com a evolução tecnológica atual e a grande difusão de aplicativos (App) tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, passou a existir uma busca com o propósito de ter facilidades ao acesso geral às informações, principalmente, no ambiente acadêmico pelos estudantes como forma de obterem uma proximidade maior com as disciplinas consideradas práticas. Por outro lado, em relação aos educadores, esses passaram a contar com os novos recursos para ajudá - los a superar os desafios enfrentados que é aperfeiçoar formas de transmitir conhecimento e ainda determinar a maneira que melhor se aplica para a apresentação de determinados conteúdos. Tendo em vista esses fatores, este trabalho o desenvolvimento de um aplicativo com foco na área de expressão gráfica para auxiliar no aprendizado dos conteúdos. Objetivando a otimização das ferramentas de ensino e aprendizagem, o aplicativo, contém conteúdos teóricos, exemplos de aplicação e exercícios direcionados que complementam os conteúdos vistos nas aulas presenciais da disciplina de desenho técnico II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil. Assim proporcionando uma melhor interação entre os alunos e os conteúdos. O App foi construído através da utilização da ferramenta Intel XDK, que facilita o desenvolvimento de plataforma cruzada HTML5 e, desta maneira permite a obtenção de um App final que pode ser usado em diversas plataformas como: Web, Android, IOS, entre outros. Ao término do processo de criação do App ser á realizado juntamente com os estudantes que cursam a disciplina de desenho técnico um teste no qual os alunos deveram realizar o uso conjugado do App nas aulas, posteriormente, por meio de formulários os estudantes poderão avaliar, identificar os pontos positivos, bem como, indicarem sugestões de melhoria.
description Com a evolução tecnológica atual e a grande difusão de aplicativos (App) tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, passou a existir uma busca com o propósito de ter facilidades ao acesso geral às informações, principalmente, no ambiente acadêmico pelos estudantes como forma de obterem uma proximidade maior com as disciplinas consideradas práticas. Por outro lado, em relação aos educadores, esses passaram a contar com os novos recursos para ajudá - los a superar os desafios enfrentados que é aperfeiçoar formas de transmitir conhecimento e ainda determinar a maneira que melhor se aplica para a apresentação de determinados conteúdos. Tendo em vista esses fatores, este trabalho o desenvolvimento de um aplicativo com foco na área de expressão gráfica para auxiliar no aprendizado dos conteúdos. Objetivando a otimização das ferramentas de ensino e aprendizagem, o aplicativo, contém conteúdos teóricos, exemplos de aplicação e exercícios direcionados que complementam os conteúdos vistos nas aulas presenciais da disciplina de desenho técnico II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil. Assim proporcionando uma melhor interação entre os alunos e os conteúdos. O App foi construído através da utilização da ferramenta Intel XDK, que facilita o desenvolvimento de plataforma cruzada HTML5 e, desta maneira permite a obtenção de um App final que pode ser usado em diversas plataformas como: Web, Android, IOS, entre outros. Ao término do processo de criação do App ser á realizado juntamente com os estudantes que cursam a disciplina de desenho técnico um teste no qual os alunos deveram realizar o uso conjugado do App nas aulas, posteriormente, por meio de formulários os estudantes poderão avaliar, identificar os pontos positivos, bem como, indicarem sugestões de melhoria.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-12T19:53:20Z
2019-11-12T19:53:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2711
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2711
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605248569344