PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2711 |
Resumo: | Com a evolução tecnológica atual e a grande difusão de aplicativos (App) tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, passou a existir uma busca com o propósito de ter facilidades ao acesso geral às informações, principalmente, no ambiente acadêmico pelos estudantes como forma de obterem uma proximidade maior com as disciplinas consideradas práticas. Por outro lado, em relação aos educadores, esses passaram a contar com os novos recursos para ajudá - los a superar os desafios enfrentados que é aperfeiçoar formas de transmitir conhecimento e ainda determinar a maneira que melhor se aplica para a apresentação de determinados conteúdos. Tendo em vista esses fatores, este trabalho o desenvolvimento de um aplicativo com foco na área de expressão gráfica para auxiliar no aprendizado dos conteúdos. Objetivando a otimização das ferramentas de ensino e aprendizagem, o aplicativo, contém conteúdos teóricos, exemplos de aplicação e exercícios direcionados que complementam os conteúdos vistos nas aulas presenciais da disciplina de desenho técnico II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil. Assim proporcionando uma melhor interação entre os alunos e os conteúdos. O App foi construído através da utilização da ferramenta Intel XDK, que facilita o desenvolvimento de plataforma cruzada HTML5 e, desta maneira permite a obtenção de um App final que pode ser usado em diversas plataformas como: Web, Android, IOS, entre outros. Ao término do processo de criação do App ser á realizado juntamente com os estudantes que cursam a disciplina de desenho técnico um teste no qual os alunos deveram realizar o uso conjugado do App nas aulas, posteriormente, por meio de formulários os estudantes poderão avaliar, identificar os pontos positivos, bem como, indicarem sugestões de melhoria. |
id |
UNICESU -1_09d61d0360e6a72cf1b663e8c26ed109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2711 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)AplicativoCADDesenho técnicoEducação à distânciaCom a evolução tecnológica atual e a grande difusão de aplicativos (App) tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, passou a existir uma busca com o propósito de ter facilidades ao acesso geral às informações, principalmente, no ambiente acadêmico pelos estudantes como forma de obterem uma proximidade maior com as disciplinas consideradas práticas. Por outro lado, em relação aos educadores, esses passaram a contar com os novos recursos para ajudá - los a superar os desafios enfrentados que é aperfeiçoar formas de transmitir conhecimento e ainda determinar a maneira que melhor se aplica para a apresentação de determinados conteúdos. Tendo em vista esses fatores, este trabalho o desenvolvimento de um aplicativo com foco na área de expressão gráfica para auxiliar no aprendizado dos conteúdos. Objetivando a otimização das ferramentas de ensino e aprendizagem, o aplicativo, contém conteúdos teóricos, exemplos de aplicação e exercícios direcionados que complementam os conteúdos vistos nas aulas presenciais da disciplina de desenho técnico II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil. Assim proporcionando uma melhor interação entre os alunos e os conteúdos. O App foi construído através da utilização da ferramenta Intel XDK, que facilita o desenvolvimento de plataforma cruzada HTML5 e, desta maneira permite a obtenção de um App final que pode ser usado em diversas plataformas como: Web, Android, IOS, entre outros. Ao término do processo de criação do App ser á realizado juntamente com os estudantes que cursam a disciplina de desenho técnico um teste no qual os alunos deveram realizar o uso conjugado do App nas aulas, posteriormente, por meio de formulários os estudantes poderão avaliar, identificar os pontos positivos, bem como, indicarem sugestões de melhoria.UniCesumar2019-11-12T19:53:20Z2019-11-12T19:53:20Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2711otherMENDES, Douglas RamosFERREIRA, Cristiano CorrêaPEREIRA, Leara BarcelosMELO, Ricardo Moehleck dePAZ, Pâmela de Almeidareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:16.755Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) |
title |
PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) |
spellingShingle |
PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) MENDES, Douglas Ramos Aplicativo CAD Desenho técnico Educação à distância |
title_short |
PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) |
title_full |
PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) |
title_fullStr |
PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) |
title_full_unstemmed |
PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) |
title_sort |
PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) |
author |
MENDES, Douglas Ramos |
author_facet |
MENDES, Douglas Ramos FERREIRA, Cristiano Corrêa PEREIRA, Leara Barcelos MELO, Ricardo Moehleck de PAZ, Pâmela de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, Cristiano Corrêa PEREIRA, Leara Barcelos MELO, Ricardo Moehleck de PAZ, Pâmela de Almeida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, Douglas Ramos FERREIRA, Cristiano Corrêa PEREIRA, Leara Barcelos MELO, Ricardo Moehleck de PAZ, Pâmela de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aplicativo CAD Desenho técnico Educação à distância |
topic |
Aplicativo CAD Desenho técnico Educação à distância |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Com a evolução tecnológica atual e a grande difusão de aplicativos (App) tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, passou a existir uma busca com o propósito de ter facilidades ao acesso geral às informações, principalmente, no ambiente acadêmico pelos estudantes como forma de obterem uma proximidade maior com as disciplinas consideradas práticas. Por outro lado, em relação aos educadores, esses passaram a contar com os novos recursos para ajudá - los a superar os desafios enfrentados que é aperfeiçoar formas de transmitir conhecimento e ainda determinar a maneira que melhor se aplica para a apresentação de determinados conteúdos. Tendo em vista esses fatores, este trabalho o desenvolvimento de um aplicativo com foco na área de expressão gráfica para auxiliar no aprendizado dos conteúdos. Objetivando a otimização das ferramentas de ensino e aprendizagem, o aplicativo, contém conteúdos teóricos, exemplos de aplicação e exercícios direcionados que complementam os conteúdos vistos nas aulas presenciais da disciplina de desenho técnico II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil. Assim proporcionando uma melhor interação entre os alunos e os conteúdos. O App foi construído através da utilização da ferramenta Intel XDK, que facilita o desenvolvimento de plataforma cruzada HTML5 e, desta maneira permite a obtenção de um App final que pode ser usado em diversas plataformas como: Web, Android, IOS, entre outros. Ao término do processo de criação do App ser á realizado juntamente com os estudantes que cursam a disciplina de desenho técnico um teste no qual os alunos deveram realizar o uso conjugado do App nas aulas, posteriormente, por meio de formulários os estudantes poderão avaliar, identificar os pontos positivos, bem como, indicarem sugestões de melhoria. |
description |
Com a evolução tecnológica atual e a grande difusão de aplicativos (App) tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, passou a existir uma busca com o propósito de ter facilidades ao acesso geral às informações, principalmente, no ambiente acadêmico pelos estudantes como forma de obterem uma proximidade maior com as disciplinas consideradas práticas. Por outro lado, em relação aos educadores, esses passaram a contar com os novos recursos para ajudá - los a superar os desafios enfrentados que é aperfeiçoar formas de transmitir conhecimento e ainda determinar a maneira que melhor se aplica para a apresentação de determinados conteúdos. Tendo em vista esses fatores, este trabalho o desenvolvimento de um aplicativo com foco na área de expressão gráfica para auxiliar no aprendizado dos conteúdos. Objetivando a otimização das ferramentas de ensino e aprendizagem, o aplicativo, contém conteúdos teóricos, exemplos de aplicação e exercícios direcionados que complementam os conteúdos vistos nas aulas presenciais da disciplina de desenho técnico II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil. Assim proporcionando uma melhor interação entre os alunos e os conteúdos. O App foi construído através da utilização da ferramenta Intel XDK, que facilita o desenvolvimento de plataforma cruzada HTML5 e, desta maneira permite a obtenção de um App final que pode ser usado em diversas plataformas como: Web, Android, IOS, entre outros. Ao término do processo de criação do App ser á realizado juntamente com os estudantes que cursam a disciplina de desenho técnico um teste no qual os alunos deveram realizar o uso conjugado do App nas aulas, posteriormente, por meio de formulários os estudantes poderão avaliar, identificar os pontos positivos, bem como, indicarem sugestões de melhoria. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-12T19:53:20Z 2019-11-12T19:53:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2711 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948605248569344 |