LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOURENÇO, Daiane da Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MOURA, Wilson Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5630
Resumo: Nosso projeto objetivou o estudo da literatura fantástica, gênero caracterizado por transfigurar a realidade inserindo fatos sobrenaturais na narrativa, misturando elementos reais e irreais. Realizamos um estudo bibliográfico acerca do gênero. Murilo Rubião, escritor mineiro, é considerado o precursor do gênero fantástico no Brasil, por esse motivo analisamos alguns de seus contos a fim de entender o funcionamento e o emprego do fantástico em sua obra. Além disso, em A cidade, Os comensais e O convidado, contos analisados, estudamos as categorias da narrativa para entender a relação entre narrador, personagem, espaço, tempo, enredo e o elemento fantástico. Os contos rubianos, apesar de conterem fatos sobrenaturais, abordam temas de nosso cotidiano e apresentam o fantástico como um artifício para chamar atenção a questões sociais. A partir da compreensão de que a literatura tem o papel de humanizar e, por isso, atua na formação dos alunos e, ainda, diante dos resultados obtidos por meio da pesquisa, acreditamos que um trabalho em sala de aula com os contos estudados proporciona aos alunos a reflexão sobre a sociedade atual e uma leitura mais profunda das obras literárias.
id UNICESU -1_0b44d848ee509d614808902cf327db9d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5630
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNOContos rubianosFormação do alunoLiteratura fantásticaNosso projeto objetivou o estudo da literatura fantástica, gênero caracterizado por transfigurar a realidade inserindo fatos sobrenaturais na narrativa, misturando elementos reais e irreais. Realizamos um estudo bibliográfico acerca do gênero. Murilo Rubião, escritor mineiro, é considerado o precursor do gênero fantástico no Brasil, por esse motivo analisamos alguns de seus contos a fim de entender o funcionamento e o emprego do fantástico em sua obra. Além disso, em A cidade, Os comensais e O convidado, contos analisados, estudamos as categorias da narrativa para entender a relação entre narrador, personagem, espaço, tempo, enredo e o elemento fantástico. Os contos rubianos, apesar de conterem fatos sobrenaturais, abordam temas de nosso cotidiano e apresentam o fantástico como um artifício para chamar atenção a questões sociais. A partir da compreensão de que a literatura tem o papel de humanizar e, por isso, atua na formação dos alunos e, ainda, diante dos resultados obtidos por meio da pesquisa, acreditamos que um trabalho em sala de aula com os contos estudados proporciona aos alunos a reflexão sobre a sociedade atual e uma leitura mais profunda das obras literárias.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-14T20:14:47Z2020-04-14T20:14:47Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5630porLOURENÇO, Daiane da SilvaMOURA, Wilson Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:47:20ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO
title LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO
spellingShingle LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO
LOURENÇO, Daiane da Silva
Contos rubianos
Formação do aluno
Literatura fantástica
title_short LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO
title_full LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO
title_fullStr LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO
title_full_unstemmed LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO
title_sort LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO
author LOURENÇO, Daiane da Silva
author_facet LOURENÇO, Daiane da Silva
MOURA, Wilson Rodrigues de
author_role author
author2 MOURA, Wilson Rodrigues de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOURENÇO, Daiane da Silva
MOURA, Wilson Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Contos rubianos
Formação do aluno
Literatura fantástica
topic Contos rubianos
Formação do aluno
Literatura fantástica
description Nosso projeto objetivou o estudo da literatura fantástica, gênero caracterizado por transfigurar a realidade inserindo fatos sobrenaturais na narrativa, misturando elementos reais e irreais. Realizamos um estudo bibliográfico acerca do gênero. Murilo Rubião, escritor mineiro, é considerado o precursor do gênero fantástico no Brasil, por esse motivo analisamos alguns de seus contos a fim de entender o funcionamento e o emprego do fantástico em sua obra. Além disso, em A cidade, Os comensais e O convidado, contos analisados, estudamos as categorias da narrativa para entender a relação entre narrador, personagem, espaço, tempo, enredo e o elemento fantástico. Os contos rubianos, apesar de conterem fatos sobrenaturais, abordam temas de nosso cotidiano e apresentam o fantástico como um artifício para chamar atenção a questões sociais. A partir da compreensão de que a literatura tem o papel de humanizar e, por isso, atua na formação dos alunos e, ainda, diante dos resultados obtidos por meio da pesquisa, acreditamos que um trabalho em sala de aula com os contos estudados proporciona aos alunos a reflexão sobre a sociedade atual e uma leitura mais profunda das obras literárias.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-14T20:14:47Z
2020-04-14T20:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5630
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771933418586112