LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5630 |
Resumo: | Nosso projeto objetivou o estudo da literatura fantástica, gênero caracterizado por transfigurar a realidade inserindo fatos sobrenaturais na narrativa, misturando elementos reais e irreais. Realizamos um estudo bibliográfico acerca do gênero. Murilo Rubião, escritor mineiro, é considerado o precursor do gênero fantástico no Brasil, por esse motivo analisamos alguns de seus contos a fim de entender o funcionamento e o emprego do fantástico em sua obra. Além disso, em A cidade, Os comensais e O convidado, contos analisados, estudamos as categorias da narrativa para entender a relação entre narrador, personagem, espaço, tempo, enredo e o elemento fantástico. Os contos rubianos, apesar de conterem fatos sobrenaturais, abordam temas de nosso cotidiano e apresentam o fantástico como um artifício para chamar atenção a questões sociais. A partir da compreensão de que a literatura tem o papel de humanizar e, por isso, atua na formação dos alunos e, ainda, diante dos resultados obtidos por meio da pesquisa, acreditamos que um trabalho em sala de aula com os contos estudados proporciona aos alunos a reflexão sobre a sociedade atual e uma leitura mais profunda das obras literárias. |
id |
UNICESU -1_0b44d848ee509d614808902cf327db9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5630 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNOContos rubianosFormação do alunoLiteratura fantásticaNosso projeto objetivou o estudo da literatura fantástica, gênero caracterizado por transfigurar a realidade inserindo fatos sobrenaturais na narrativa, misturando elementos reais e irreais. Realizamos um estudo bibliográfico acerca do gênero. Murilo Rubião, escritor mineiro, é considerado o precursor do gênero fantástico no Brasil, por esse motivo analisamos alguns de seus contos a fim de entender o funcionamento e o emprego do fantástico em sua obra. Além disso, em A cidade, Os comensais e O convidado, contos analisados, estudamos as categorias da narrativa para entender a relação entre narrador, personagem, espaço, tempo, enredo e o elemento fantástico. Os contos rubianos, apesar de conterem fatos sobrenaturais, abordam temas de nosso cotidiano e apresentam o fantástico como um artifício para chamar atenção a questões sociais. A partir da compreensão de que a literatura tem o papel de humanizar e, por isso, atua na formação dos alunos e, ainda, diante dos resultados obtidos por meio da pesquisa, acreditamos que um trabalho em sala de aula com os contos estudados proporciona aos alunos a reflexão sobre a sociedade atual e uma leitura mais profunda das obras literárias.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-14T20:14:47Z2020-04-14T20:14:47Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5630porLOURENÇO, Daiane da SilvaMOURA, Wilson Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:47:20ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO |
title |
LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO |
spellingShingle |
LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO LOURENÇO, Daiane da Silva Contos rubianos Formação do aluno Literatura fantástica |
title_short |
LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO |
title_full |
LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO |
title_fullStr |
LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO |
title_full_unstemmed |
LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO |
title_sort |
LITERATURA E REFLEXÃO NA ESCOLA: O GÊNERO LITERÁRIO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO ALUNO |
author |
LOURENÇO, Daiane da Silva |
author_facet |
LOURENÇO, Daiane da Silva MOURA, Wilson Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
MOURA, Wilson Rodrigues de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOURENÇO, Daiane da Silva MOURA, Wilson Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contos rubianos Formação do aluno Literatura fantástica |
topic |
Contos rubianos Formação do aluno Literatura fantástica |
description |
Nosso projeto objetivou o estudo da literatura fantástica, gênero caracterizado por transfigurar a realidade inserindo fatos sobrenaturais na narrativa, misturando elementos reais e irreais. Realizamos um estudo bibliográfico acerca do gênero. Murilo Rubião, escritor mineiro, é considerado o precursor do gênero fantástico no Brasil, por esse motivo analisamos alguns de seus contos a fim de entender o funcionamento e o emprego do fantástico em sua obra. Além disso, em A cidade, Os comensais e O convidado, contos analisados, estudamos as categorias da narrativa para entender a relação entre narrador, personagem, espaço, tempo, enredo e o elemento fantástico. Os contos rubianos, apesar de conterem fatos sobrenaturais, abordam temas de nosso cotidiano e apresentam o fantástico como um artifício para chamar atenção a questões sociais. A partir da compreensão de que a literatura tem o papel de humanizar e, por isso, atua na formação dos alunos e, ainda, diante dos resultados obtidos por meio da pesquisa, acreditamos que um trabalho em sala de aula com os contos estudados proporciona aos alunos a reflexão sobre a sociedade atual e uma leitura mais profunda das obras literárias. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-04-14T20:14:47Z 2020-04-14T20:14:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-61091-05-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5630 |
identifier_str_mv |
978-85-61091-05-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771933418586112 |